terça-feira, 21 de junho de 2016

O que as pessoas procuram na internet?



O que as pessoas procuram na internet?
Em recente pesquisa denominada Antropomedia, o IBOPE Media revelou como os brasileiros utilizam os principais meios de comunicação. A maioria de nós, por exemplo, considera a televisão como a principal fonte de diversão. Já o jornal é considerado a principal fonte de informação, mas, e a internet? É como um relacionamento íntimo para a maioria dos brasileiros!

Para quem possui um negócio online e deseja investir em uma estratégia de conteúdo, esta é a pesquisa para tomar como base. O que as pessoas procuram na internet? O que as move? O que elas querem? Saiba como atrair e reter clientes aproveitando os resultados da Antropomedia brasileira.


PARA QUÊ AS PESSOAS UTILIZAM CADA MÍDIA?


O que leva as pessoas a utilizarem cada uma das mídias é a melhor novidade dessa pesquisa. A maioria de nós utiliza os quatro principais meios de comunicação (televisão, jornal, revista e internet) para apenas quatro objetivos principais: entretenimento, informação, distração e para acompanhar um programa específico.

Com relação à internet, a pesquisa revelou um público que visa interação, priorizando seu tempo entre a busca de informações, entretenimento e distração das atividades diárias. Sabendo o que as pessoas procuram na internet, fica bem mais fácil traçar um plano de ação para as mídias digitais, com estratégia e eficiência. Que tal planejar como atrair mais visitantes para a sua página e torná-las fiéis consumidoras da sua marca?


74% QUEREM SE INFORMAR


everything possible/shutterstock.com
Com a internet, buscar e encontrar informações passou a ser instantâneo. Parece que qualquer informação pode ser encontrada online, desde o horário do filme no cinema de hoje ao conteúdo da carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500. O usuário de internet faz buscas sobre todo tipo de tema e para resolver qualquer tipo de problema. O que seu site está oferecendo? E o que poderia oferecer? Pense que diversos tipos de informação são válidos, extrapolando seu produto ou serviço e oferecendo soluções para muito além dele.


56% ACESSAM A INTERNET PARA SE ENTRETER


Goodluz/shutterstock.com

A porcentagem parece até pequena, comparada ao burburinho causado pelo conteúdo de entretenimento que consumimos. Como entretenimento temos: os jogos, músicas, clipes de bandas, séries, blogs de culinária, memes e até fofocas. Mais da metade de seu público deve estar buscando por entretenimento na internet – será que seu negócio não poderia ter um algum projeto nessa área? Imagine algo com a única pretensão de entreter, divertir, descansar seu público. Vendas podem até ser bem-vindas aqui, mas com muita atenção para não ficarem deslocadas da proposta.


48% GOSTAM DE UM SITE ESPECÍFICO


Artem Loskutnikov/shutterstock.com

Alguns especialistas apontam o comportamento dos usuários da internet como “imprevisível”, mas, segundo esta pesquisa, quase metade dos brasileiros se considera fiel a um site específico. Os sites que aproveitam essa audiência para construir autoridade e lista se destacam pela influência e formação de parcerias.

Para produzir conteúdo relevante e de qualidade, é preciso investir em editoria e levantamento de dados. O que faz seu público se interessar e querer sempre mais? Esse conhecimento é o verdadeiro tesouro de quem investe em conteúdo na web.


44% QUEREM SE DISTRAIR DAS TAREFAS HABITUAIS


Maridav/shutterstock.com

Com os smatphones, ficou mais fácil dar uma olhadinha rápida em nossas redes sociais. Às vezes é num intervalo do trabalho, no caminho de volta para casa, às vezes é até enquanto realizamos outras atividades. 44% dos brasileiros navega na internet em busca de distração para suas tarefas do dia a dia, o que inclui aqueles vídeos de gatinhos, bebês engraçados, quadrinhos, piadas de whatsapp e outras distrações.

Nem sempre seu público está com cabeça para assunto sério. Se a sua marca pretende ter sucesso online, uma boa chance é se aproveitar dessa condição. Como sua marca pode estar com o público nos momentos de distração?


O que as pessoas mais buscam no Google?

O que as pessoas mais buscam no Google? Já se fez essa pergunta alguma vez? É engraçado as vezes pararmos e analisarmos as sugestões de complemento que ele nos oferece. Ser surpreendido com coisas bizarras é comum mas, pasmem, realmente as pessoas buscam essas informações no programa.
A empresa australiana SearchFactory, especializada em SEO, resolveu transformar essa dúvida em uma pesquisa e os resultados foram, assim como algumas sugestões, estranhos. Digitando palavras-chave, eles levantaram algumas estatísticas sobre pesquisas nada convencionais.
O que leva as pessoas a buscarem isso não se sabe, mas que elas procuram, isso procuram. Quando o Google fala que sua missão é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis, dá para se entender com esses exemplos. Todas as informações você encontra no site!
Confira algumas delas:



10 coisas de “como fazer” que os brasileiros mais procuram no google
Os termos mais pesquisados no site. A lista é bem completa e é separada em diversas categorias. Uma bem curiosa, é o Top 10 de termos de "como fazer" que as pessoas mais buscam. Confira os dez mais do Brasil:
1. Fazer Facebook
2. Excluir Facebook
3. Tirar Passaporte
4. Recuperar fotos no Orkut
5. Atualizar Gps
6. Apagar Histórico
7. Calcular Porcentagem
8.  Excluir Twitter
9.   Fazer Panqueca
10.       Passar Delineador
Fonte:
edialog.com.br, Google Zeitgeist,
       digai.com.br
Gaspar Moura dos Santos