segunda-feira, 23 de março de 2020

Após repercussões negativas, Bolsonaro recua e revoga possibilidade de suspender salários




 Imagem Poder 360
O presidente Jair Bolsonaro anunciou no Twitter a revogação do artigo da Medida Provisória 927/2020 que permitia a suspensão de contratos de trabalho por até quatro meses.

A medida era alvo de críticas por abrir a possibilidade de deixar trabalhadores sem salário em plena pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). "Determinei a revogação do art.18 da MP 927, que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses sem salário", escreveu Bolsonaro no Twitter.  

Apenas quatro horas antes, o presidente havia usado a mesma rede social para defender a medida. "Esclarecemos que a referida MP, ao contrário do que espalham, resguarda ajuda possível para os empregados. Ao invés de serem demitidos, o governo entra com ajuda nos próximos quatro meses, até a volta normal das atividades do estabelecimento, sem que exista a demissão do empregado", afirmara Bolsonaro, sem explicar como seria esse auxílio.  

No texto original da MP 927, o governo autorizava a suspensão do contrato de trabalho desde que a empresa oferecesse curso de qualificação ao profissional e mantivesse benefícios. O objetivo, segundo Bolsonaro, era garantir que trabalhadores não fossem demitidos na crise econômica provocada pela pandemia.

Fonte: Uol São Paulo