domingo, 6 de outubro de 2019

Trans Bananal, uma via necessária para o desenvolvimento


A travessia da Ilha do Bananal é uma estrada importante, porque liga duas regiões produtivas de diferentes estados, e Gurupi será o grande pólo. Atualmente o trajeto é de aproximadamente 1000 km, encarecendo o transporte da matéria prima e dos produtos. Depois de terminada a obra, pelo novo trajeto, serão menos de 100 km.


Por Jonas Barros

A abertura dessa estrada aumentará a logística de Gurupi que atualmente atende 17 cidades. A TO 500 vai aproximar o Tocantins do Mato Grosso, beneficiando Gurupi estrategicamente devido à ferrovia Norte Sul, à Br 153, à TO 242, que liga ao estado da Bahia, e em breve a ferrovia Leste Oeste com pátio em Figueirópolis.

A senadora Kátia Abreu foi muito feliz ao requerer ao plenário do Senado a realização dessa audiência pública, para que na presença do Ministro da Infraestrutura, os governadores dos dois estados, órgãos ambientais (Funai e IBAMA), prefeitos, vereadores, lideranças indígenas, representantes dos segmentos organizados, manifestem-se pela aprovação da construção da estrada, que com certeza será construída numa parceria público-privada envolvendo o governo do Tocantins.

A audiência será um marco para a consolidação e implantação da TO, e a senadora Kátia Abreu foi bastante diligente ao articular o encontro dos interessados e os órgãos ambientais responsáveis pela área do trajeto da estrada.

Com a construção da Trans Bananal os estados poderão circular suas riquezas com um custo bem inferior ao atual. Ganharão o Tocantins e o Mato Grosso, além de Gurupi, que será o grande trevo desse progresso.


Histórico de Jonas Barros

O novo presidente do GurupiPrev, Antônio Jonas Pinheiro Barros, é natural de Dueré e morador de Gurupi desde os seus cinco anos de idade. Sua família foi pioneira de Gurupi chegando no município em 1954. Filho de Neuton Coutinho Barros e Maria Pinheiro Barros, Jonas Barros tem sete irmãos e é pai de três filhos, são eles: Enzo da Silva Barros, Maria Antônia da Silva Barros e Emmanuel da Silva Barros.

Formado em direito pela PUC de Goiânia (GO), Jonas Barros foi chefe de gabinete na Prefeitura de Gurupi, nas gestões dos ex-prefeitos João Cruz e Raimundo Aimar. Também foi chefe de gabinete do ex-deputado João Cruz na Assembleia Legislativa do Goiás e chefe de gabinete do ex-deputado Igue do Vale na Assembleia Legislativa do Tocantins. Foi diretor administrativo na Companhia de Obras de Pavimentação de Gurupi (COMOP).

Jonas Barros foi ainda assessor político na Secretaria do interior do Governo do Tocantins. Foi também assessor do ex-deputado federal Eduardo Gomes. Já foi diretor de meio ambiente de Gurupi e vereador em Gurupi por dois mandatos, sendo presidente da Câmara Municipal por três mandatos consecutivos. Atuou também como diretor de políticas públicas de Gurupi.