terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O orgulho de ser Topógrafo

Topógrafo é um Profissional bem remunerado, principalmente nas grandes obras, vale apena ser topógrafo porquê não existe grandes obras que não tenham equipes de topógrafos e são os primeiros a chegar para marcar acessos, estradas, acampamento e toda infraestrutura para o bom andamento da obra: Marcação para desmatamento e decape, marcação para corte ou aterro e medições periódicas. Atende Geólogos, Arqueólogos, Instrumentação e Meio Ambiente cada vez mais é crescente a presença deste Profissional. É bom lembrar que nesta área são poucas Escolas que dão estes cursos e as tem são de Agrimensura que é totalmente diferente de locação de obra.
Para CREA e CONFEA não existe a profissão denominada Topógrafo. Este Profissional é o prático (Gamela) que exerce atividades de forma ilegal. As profissões são: Tec. Agrimensor, Eng. Agrimensor, Eng. Cartografo e Eng. Geodésico com Curso de duração de 5 anos. Para quem conhece verdadeiramente de obras sabe que não adianta contratar Engenheiro para marcar obra, porquê eles não sabem marcar e se o Gamela for ensinar o engenheiro a obra vai atrasar. Topógrafo pode até ser exercício ilegal da profissão, mas porque alguns o querem assim, mas para aquele trabalhou  com a dedicação e  empenho sempre dando o seu melhor mesmo sem diploma defendeu esta maravilhosa Profissão, esse tem orgulho de ser Topógrafo.
Orgulhosamente sou Topógrafo prático, tirei um certificado após 30 anos de profissão, simplesmente para satisfazer o meu ego, pois na minha carreira profissional, não fez diferença pois nunca tinha passado mais que 20 dias desempregado. Isso não quer dizer que temos que cruzar os braços e parar de buscar conhecimentos, para se manter no topo da profissão é fundamental está atualizado e sempre buscando novos métodos de trabalho e novas tecnologias. Seja um (Gamela) atualizado e antenado, e com certeza terá sucesso.

Fui Auxiliar de Topografia, Nivelador, Operador de Instrumentos, Topógrafo Auxiliar, Topógrafo, Encarregado de Topografia, Coordenador de Topografia e Supervisor de Topografia nas maiores obras deste País, hoje faço questão de ser chamado de Topógrafo!
Gaspar Moura dos Santos