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caption Caminhões contam com sistema articulado conhecido como pantógrafo que
permite que se conectem à rede elétrica
A Suécia tem uma missão: conseguir fazer que, até
2030, o setor de transporte não utilize mais combustíveis fósseis.
No mercado já existem soluções para diminuir as
emissões de automóveis privados, como os carros elétricos e híbridos.
Mas uma dos desafios é reduzir a contaminação
produzida por caminhões de carga que, no país nórdico, representam 15% das
emissões de dióxido de carbono.
Por isso, o país está testando uma solução
inovadora: autoestradas elétricas - as primeiras dos mundo. Nelas, os veículos
pesados podem ser alimentados por uma rede elétrica graças a um sistema de
distribuição de energia parecido com o utilizado nas linhas de trem da Europa.
O projeto, conhecido como eHighway, acaba de
ser inaugurado em um trajeto de dois quilômetros da autoestrada E16, ao norte
de Estocolmo.
Utiliza veículos híbridos que contam com um
mecanismo instalado no topo da boleia do caminhão, chamado de "pantógrafo
inteligente", que é acionado automaticamente quando entra neste trecho da
via, se conectando às linhas de eletricidade instaladas sobre a pista.
Emissões
zero
Raio-x
Suécia
inaugura estrada elétrica
90 km/h
Velocidade máxima dos caminhões conectados à rede
elétrica
- 0 é a contaminação local do ar
- 2x é o aumento da eficiência comparado ao motor tradicional
Siemens
Diferentemente dos ônibus elétricos tipo tróleibus,
os caminhões podem se desconectar da rede quando precisam trocar de pista -
para ultrapassar outro veículo, por exemplo.
Nesse caso, o caminhão volta a usar diesel.
A velocidade máxima que o veículo faz quando
conectado à rede elétrica é de 90 km/h.
"O eHighway é duas vezes mais eficiente
que os motores convencionais de combustão interna", explica Roland Edel,
engenheiro chefe do departamento de mobilidade da Siemens, a empresa alemã
responsável pelo projeto. "(Nossa) inovação consiste em alimentar os
caminhões com a energia que vem das linhas (elétricas)."
Durante o tempo em que estes veículos estão se
movendo com eletricidade, eles não emitem dióxido de carbono e tem uma
eficiência de 80%.
Com a tecnologia, "o consumo de energia se
reduz à metade, e a contaminação ambiental local diminui", acrescenta
Edel.
E a cada vez que o condutor freia, alimenta a rede
elétrica com a energia cinética que é liberada.
Complemento excelente
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caption Por ora, sistema funciona em um trecho de dois quilômetros
"Grande parte dos produtos que são
transportados na Suécia passam por estradas. As autoestradas elétricas oferecem
a possibilidade de libertar os caminhões da dependência do combustível
fóssil", destacou Anders Berndtsson, chefe de estratégia da Administração
Sueca de Transporte.
Quando os caminhões saem da rede, ativam o motor
diesel para seguir o trajeto.
Este ano, a empresa alemã fará um piloto parecido
na Califórnia, nos Estados Unidos, em um trecho de três quilômetros da estrada
que conecta o porto de Los Angeles a Long Beach.