Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
O
Cristianismo não é uma religião baseada somente em ritos
(normas
religiosas de culto).
O
Espírito Santo nos dá liberdade para o adorarmos.
Sacramento
é a participação direta da graça ao que participa da ordenança. Há duas
cerimônias essenciais e divinamente ordenadas: O Batismo e a Ceia.
O BATISMO NAS AGUAS:
Mc 1.4 assim apareceu João, o Batista, no deserto,
pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.
Mc 1.5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia,
e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão,
confessando os seus pecados.
O batismo de Jesus marcou o início
de seu ministério.
Poucos estudiosos discutem hoje o
fato de que João Batista batizou Jesus, mas o exato propósito e importância do
seu batismo ainda são matéria controversa.
Os relatos dos Evangelhos concordam
que quando João batizava outras pessoas esse ato era um sinal do arrependimento
delas Ele proclamava que o reino dos céus estava próximo e que o povo de Deus
deveria se prepara para a vinda do Senhor pela renovação da fé em Deus.
O BATISMO NO
EVANGELHO DE MARCOS
Mc 1.9 E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de
Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
Mc 1.10 E logo, quando saía da água, viu os céus se
abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;
Mc 1.11 e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho
amado; em ti me comprazo.
Marcos apresenta
o batismo de Jesus como uma preparação necessária para seu período de tentação
e ministério. Em seu batismo Jesus recebeu a aprovação do Pai e a unção do
Espírito Santo
A messianidade de Jesus é apresentada de uma maneira
totalmente nova, na qual o Messias reinante é também o Servo Sofredor do Senhor
Is 42.1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu
escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. ele
trará justiça às nações.
A
crença popular judaica esperava um Messias reinante que estabeleceria o reino
de Deus, não um Messias que sofreria pelo povo. No pensamento dos judeus a
chegada do reino dos céus estava também associada com ouvir a voz de Deus e com
a dádiva do Espírito de Deus.
O BATISMO NO
EVANGELHO DE MATEUS
Mt 3.14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso
ser batizado por ti, e tu vens a mim?
Mt 3.15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém
cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.
O relato
de Mateus começa destacando a relutância de João Batista em batizar Jesus, que
foi persuadido somente depois de Jesus lhe ter explicado: "Deixa por
enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.". O batismo de
Jesus era necessário para cumprir a vontade de Deus, ou seja, Jesus deu o
exemplo, para todos seguirem, ele mostrou o que deveríamos fazer. Jesus disse a
João Batista que seu batismo era necessário para fazer a vontade de Deus em
trazer a salvação sobre seu povo. Assim a declaração do Pai no batismo de Jesus
é apresentada na forma de uma declaração pública.
Enfatizava
que Jesus era o servo ungido de Deus pronto para iniciar seu ministério,
trazendo a salvação do Senhor.
O BATISMO NO
EVANGELHO DE LUCAS
Lc 3.21 Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus
também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu;
Lc 3.22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma
corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado;
em ti me comprazo.
Lucas
menciona rapidamente o batismo de Jesus, colocando-o em paralelo ao batismo de
outros que se referiram a João Batista.
Em seu
batismo, na descida do Espírito Santo sobre si, Jesus estava apto a desempenhar
a missão para a qual Deus O havia chamado. Em seguida a sua tentação, Jesus
entrou na sinagoga e declarou que havia sido ungido pelo Espírito para proclamar
as boas novas.
Assim,
Lucas via o batismo como o primeiro passo de Jesus para se identificar com
aqueles que Ele veio salvar.
Jesus se
identificou conosco a fim de mostrar seu amor por nós.
Evidentemente
Lucas, bem como Marcos e Mateus, estava tentando mostrar que Jesus, como representante
divino do povo, tinha se identificado com ele no batismo.
O BATISMO NO
EVANGELHO DE JOÃO
Jo 1.32 E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito
descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
Jo 1.33 Eu não o conhecia; mas o que me enviou a
batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e
sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.
Jo 1.34 Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que
este é o Filho de Deus.
O quarto
Evangelho não diz que Jesus foi batizado, mas que João Batista viu o Espírito
descendo sobre Jesus.
O relato
enfatiza que Jesus foi a João Batista durante seu ministério de pregação e
batismo; João Batista reconheceu que Jesus era o Cristo, que o Espírito de Deus
estava sobre Ele e que era o Filho de
Deus. João
Batista também reconheceu que Jesus, batizava com o Espírito Santo, ao
contrário de si mesmo. João Batista descreveu Jesus como o "Cordeiro de
Deus que tira o pecado do mundo"
A idéia
de Jesus como aquele que tira os pecados das pessoas é obviamente o foco do
quarto Evangelho.
O BATISMO CRISTÃO
Mt 28.19 Portanto ide,
fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e
do Espírito Santo;
Rito de
Ingresso na Igreja Cristã, e simboliza o começo da vida espiritual. Batismo é o
anúncio público de uma experiência pessoal.
É um ato
cristão de obediência e um testemunho público do desejo do crente de se
identificar com Cristo e segui-lo. Jesus nos deu seu exemplo e ordenou o ensino
sobre o batismo.
João
Batista batizou Jesus no Rio Jordão, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo
como uma afirmação pública da nossa fé.
Da mesma
forma, Jesus mandou que seus discípulos batizassem outros crentes.
O
batismo é um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. É uma
visão externa da mudança interna de uma pessoa.
O crente
deixa para trás a velha maneira de viver em troca de uma nova vida em Cristo. É
símbolo de salvação, não um requisito para a vida eterna. Entretanto, como um
ato de obediência, também não é opcional para os cristãos. O batismo indica
nosso desejo de dizer à nossa igreja e ao mundo que estamos comprometidos com a
pessoa de Jesus e seus ensinamentos.
O BATISMO DE JOÃO
Lc 3.3 E ele percorreu toda a circunvizinhança do
Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados;
Um grupo
de palavras diversas pode ser usado para significar um rito religioso para um
ritual de limpeza. No Novo Testamento, se tornou o rito de iniciação na
comunidade cristã e era interpretado como morte e nascimento em Cristo.
João
pregava o "batismo de arrependimento para o perdão dos pecados". Reconhecemos
o batismo como símbolo do nosso redirecionamento na vida. Nós nos arrependemos
de nossa velha maneira de viver em pecado e desobediência. Mudamos a rota e
damos uma nova partida. As origens do batismo de João são difíceis de traçar. Possui
semelhanças e diferenças em relação a obrigações e exigências feitas pelos
judeus aos pagãos novos convertidos, tais como o estudo da Torá, circuncisão e
o ritual do banho para expiar todas as impurezas do passado gentio. Simbolizava
purificação moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus.
AS CONCLUSÕES DOS
EVANGELHOS
At 2.38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e
cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos
pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Nos
quatro Evangelhos está claro que o Espírito Santo veio sobre Jesus no seu
batismo para capacitá-lo a fazer a obra de Deus.
Os
quatro escritores reconheceram que Jesus foi ungido por Deus para cumprir sua
missão de trazer salvação ao mundo.
Essas
idéias são a chave para o entendimento do batismo de Jesus.
Naquela
ocasião no início de seu ministério, Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo para
ser o mediador entre Deus e o seu povo.
No seu
batismo Jesus foi identificado como aquele que carregaria os pecados das
pessoas; Jesus foi batizado para se identificar com o povo pecador. Da mesma
forma, nós somos batizados para nos identificarmos com o ato de obediência de
Jesus.
O
batismo é sinal de arrependimento e perdão e união com Cristo
tanto em
sua morte como em sua ressurreição.
CARACTERISTICAS DO
BATISMO
Rm 6.3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos
fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
Batizar significa
mergulhar ou imergir.
Rito de
purificação pelo qual as pessoas, mediante a confissão dos seus pecados,
comprometiam se a uma transformação espiritual, obtinham perdão de seus pecados
passados e qualificavam-se para receber os beneficios do reino do Messias que
em breve seria estabelecido. Este era um batismo cristão válido e foi o único
batismo que os apóstolos receberam. Rito de imersão na água, como ordenada por
Cristo, pelo qual alguém, depois de confessar seus pecados e professar a sua fé
em Cristo, tendo nascido de novo pelo Santo Espírito para uma nova vida, identifica-se
publicamente com a comunhão de Cristo e a igreja. significando que estamos não
apenas mortos para os nossos antigos caminhos, mas que eles foram sepultados.
Submersão x
Aspersão (Derramar Agua)
Rm 6.4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo
na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória
do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
lnfluenciada
pelas idéias pagãs não-bíblicas, a aspersão é
administrada
somente aos enfermos e moribundos que não podem ser imersos em água. O método
prático se generalizou. Contudo, o método correto e bíblico é a imersão o qual
corresponde ao significado simbólico do batismo, a saber, morte, sepultura e ressurreição
de Jesus.
PEDOBATISMO
(BATISMO DE CRIANÇAS)
1Pe 3.21 que também agora, por uma verdadeira figura-o
batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a
indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus
Cristo,
Lc 2.21 Quando se completaram os oito dias para ser
circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora
posto antes de ser concebido.
Lc 2.22 Terminados os dias da purificação, segundo a
lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor
O
batismo não é a mesma coisa que circuncisão (tirar o prepúcio dos meninos) e
não era o mesmo sentido de santificação moral como em. Não é possível porque
restringe sua prática aos que podem exercer a fé conscientemente, podendo ter
sido batizadas as maiores que já entendessem o seu significado. Não podem
exercer a fé; mas podem ir a Cristo e serem apresentados (consagrados).
Ser
batizado em nome de Jesus significa encomendar-se inteira e eternamente a Ele
como Salvador enviado do Céu, e a aceitação de sua direção como guia e enviado.
Recebemos: A graça de Jesus, o Amor de Deus e a Comunhão com o Espírito Santo.
QUEM NÃO DEVE SER
BATIZADO
Rm 14.12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si
mesmo a Deus.
Não deve
ser batizada a pessoa ainda perdida. Também não devem ser batizadas crianças
recém-nascidas, e as que ainda não atingiram a idade da razão e consciência de
pecado. O batismo de criança não tem valor nenhum e cria uma doutrina errada na
mente dos adultos. Não existe batismo de criança na Bíblia. A criança ainda não
pode crer e crer é um ato de fé.
Ninguém
pode exercer fé no lugar da criança, nem por qualquer outra pessoa. Cada um
responde por si diante de Deus.
APTOS AO BATISMO
At 22.16 Agora por que te demoras? Levanta-te,
batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.
Todos
os que sinceramente se arrependem dos seus pecados e exercitam uma fé viva em
Jesus, agindo em confissão de fé, Oração e Voto de Consagração.
É
importante o discipulado para que possam crescer na fé cristã, antes e depois
do batismo.
A RESPONSABILIDADE
DO BATIZANDO
At 8.36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar
onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja
batizado?
At 8.37 E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o
coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
At 8.38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água,
tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.
O
batismo é um ato de seriedade e de responsabilidade. O batizando deve ter
certeza de que já está salvo (Atos 8:36-38).
Se o
salvo morrer sem ter oportunidade de ser batizado irá para o Céu. Foi o caso do
ladrão da cruz (Luc. 23:33-43). Quando você creu em Cristo e foi salvo, passou
a fazer parte da Igreja ou o corpo de Cristo mundial, e passou à posição de
filho de Deus. Quando você é batizado (não havendo nenhum impedimento), passa
também a ser membro da Igreja local. Isto lhe concede direitos e deveres
DIREITOS
Como
membro, você tem direito de votar e ser votado para cargos ou funções nas
assembléias da Igreja, participar das discussões e dar opiniões, participar da
Ceia do Senhor, etc...
DEVERES
Você
tem o dever de manter comunhão com seus irmãos em Cristo, manter os cultos com
sua presença, ser fiel em tudo na sua vida em geral, diante de Deus e dos
homens. Ser fiel nos dízimos e ofertas, participar da vida ativa da Igreja,
servindo a Deus de coração. Dar testemunho compatível com o Evangelho em todos
os ângulos da sua vida, etc..
EFICÁCIA DO BATISMO
O
batismo nas águas não tem poder para salvar, pois se batizam os salvos que
aceitaram a Jesus, mas é essencial para a integral obediência a Cristo.
A
eleição do Convertido se completa por sua pública admissão como membro da
igreja de Cristo
Como o
presidente eleito pelo povo e depois, toma posse do cargo ou como a noiva que
casa e agora vai à lua-de-mel. É uma etapa progressiva como: namorar, enoivar,
casar e ter filhos.
SIGNIFICADO DO
BATISMO
Tt 3.5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos
feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da
regeneração e renovação pelo Espírito Santo,:
Sugere Quatro Idéias:
1)SALVAÇÃO:
A
descida do convertido às águas retrata a morte de Jesus efetuada. A submersão do
convertido fala da morte (sepultamento) e o levantamento do convertido
significa a conquista sobre a morte (ressurreição).
2)EXPERIÊNCIA:
O fato
desses atos serem efetuados pelo convertido, demonstra sua identificação espiritual
com Jesus.Cristo morreu pelo pecado para morrermos para o pecado; Cristo
ressuscitou dentre os mortos a fim de vivermos uma nova vida de justiça.
3)REGENERAÇÃO:
A
experiência do novo nascimento é descrita como lavagem ou
banho renovador
e restaurador porque pelo meio dela, a lavagem, os pecados (contaminações da
vida de outrora) foram lavados. Deus, em união com a morte de Cristo e pelo
Espírito Santo, purifica a alma. O batismo nas águas significa esta purificação.
4)TESTEMUNHO:
Batismo
nas águas significa que o convertido, pela fé, ”vestiu-se” de Cristo (Seu
caráter) de modo que as pessoas possam ver Cristo nele; é como “vestir o
uniforme do Reino de Deus. Como soldado alistado e em treinamento para o
combate contra o mal, o diabo e o pecado.”
CONCLUSÃO
O
batismo cristão começou com Jesus. Não é um sacramento mas a primeira
ordenança. Deve ser feito por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo. O batismo assim como as boas obras não salvam nem ajudam a salvar. O
batismo é para os salvos. Todo o salvo deve batizar-se, obedecendo à ordenança
de Jesus. Dando o testemunho público de sua fé e salvação em Jesus Cristo. Deve
integrar-se à vida ativa da Igreja, sempre exercendo seus direitos e deveres,
sendo abençoado e sendo uma bênção. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento.
Amém.
Fontes: Auto Ajuda Através da Bíblia
jesusvoltara.com.br
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