domingo, 13 de novembro de 2016

Missão


Mc 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
O Missionário dedica-se, principalmente, a tarefa evangelizadora. É o estudo da obra missionária ordenada por Jesus Cristo aos seus discípulos, no sentido nacional e transcultural.

A Missão é de fundamental importância, por se tratar da tarefa suprema da igreja, que é a evangelização dos povos. Durante muitos anos, ouvimos falar essa conhecida frase: “Missão esta no coração de Deus”. Nós sabemos que o interesse de Deus sempre foi, e sempre será, alcançar a todos os povos, raças, nações e tribos de todas as línguas. Entretanto, nesses últimos dias, Deus está interessado em saber se missões estão também em nossos corações. O ponto fundamental da missão é definir as estratégias e os parâmetros da grande comissão dada por Jesus, tais como: Quem envia e quem é enviado; quais são os obstáculos das missões contemporâneas; como será o alcance dos povos não alcançados e a evangelização de todos os povos, de uma maneira geral.

Deus o Primeiro Missionário
Gn 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Gn 1.27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gn 1.28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Toda criação de Deus é importante. Porém, Deus escolheu o homem de um modo especial, formando-o à sua imagem e semelhança.
Deus estabeleceu um relacionamento de companheirismo, e comunhão com Adão e Eva, no Jardim do Éden, mediante o amor. Para que eles continuassem esse relacionamento com Deus, teriam apenas que passar na prova de obediência total à vontade divina, mas eles falharam. Com a queda, o amor de Deus escreveu e história da redenção. Pois Ele já havia previsto a possibilidade do homem pecar e idealizou um meio para resgatá-lo. E foi assim que Deus desceu ao Jardim do Éden, naquela tarde sombria, e proclamou, como autêntico missionário, a primeira mensagem evangelística, registrada em Gênesis 3.15, "...porei inimizade  entre ti e a mulher, entre a  sua  descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirá o calcanhar”. Esta é a primeira referência a Cristo na Bíblia, relacionando a derrota de satanás, a sua sentença e as boas novas da vitória sobre o fracasso.
Naquele momento, Deus estava anunciando Cristo a todos os descendentes de Adão, que iriam nascer no decorrer dos séculos.


Jesus, o Missionário enviado por Deus
Jo 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2Pe 3.9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
O plano de Deus, ao enviar o seu único Filho ao mundo, para construir a história da redenção, numa inexplicável  expressão de amor, a ponto, do apóstolo João, que soube tão bem descrever a cena do amor de Deus, ter usado a expressão “de tal maneira”, como uma forma de tentar explicar a profundidade do amor de Deus ao mundo. Amor este que ultrapassa as fronteiras culturais, racionais e lingüísticas, não se restringindo a uma raça, nação ou grupo cultural especifico.
Ele ama a todos os povos e deseja que todos os homens se arrependam e sejam salvos, mediante a obra realizada por Jesus Cristo.

A Grande Comissão feita por Jesus Cristo
Jo 4.35 Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa.
Após a ressurreição, o Senhor Jesus Cristo priorizou três ordens aos discípulos, a saber: "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16. 15). "Ide, portanto fazei discípulos de todas as nações"  (Mt. 28. 19). "E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém..., até aos confins da terra". (At. 1. 8). Estas três passagens bíblicas são suficientes para descrever as prioridades do Senhor Jesus, que é a evangelização do mundo. Antes mesmo da ressurreição, o Senhor Jesus Cristo já havia dito que primeiro, o evangelho seria pregado a todas as nações e depois viria o fim (Mt. 24. 14). Já naqueles dias, o Senhor Jesus sentia tanto a necessidade da obra missionária que certa vez, ao olhar para seara, e ainda faltando quatro meses para a colheita! Já via os campos brancos para a ceifa.


Espírito Santo, o Propagador das Missões
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Após terem sido cheios do Espírito Santo, o mundo foi alcançado pela pregação do  evangelho, e isso se deve ao grande propagador de missões,
o Espírito Santo. É ele o maior incentivador da obra missionária, pois impulsiona, encoraja e chama os missionários. A missão do Espírito Santo é chamar os missionários, como também é convencer o mundo do pecado da justiça e do juízo (Jo. 16. 8).
Os missionários são enviados para pregar ao pecador, mas é o Espírito Santo quem os convence a aceitar a mensagem pregada pelos missionários.

Bíblia, o Livro Missionário
Sem a Bíblia, a evangelização do mundo seria impossível. Ela nos dá o mandato, o modelo e o poder para evangelização do mundo. A Bíblia não apenas contém o evangelho, como ela é o próprio evangelho (boas novas). Através dela, Deus está evangelizando, isto é, comunicando as boas novas ao mundo. Jesus mesmo ordenou aos seus discípulos, dizendo: “Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16. 15).
        A Bíblia é o manual do missionário, sem ela não há salvação: “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus"  (Rm. 10. 17). ”E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo. 8. 32), portanto a Bíblia é a ferramenta inseparável do Missionário como o fuzil é inseparável do bom soldado.

O chamado missionário de Israel
Gn 12.1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Gn 12.2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
Gn 12.3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
        Muitos acham que a visão missionária não soa tanto no Antigo Testamento. Isso se dá pelo fato de muitos não compreenderem que Deus estava preparando a nação de Israel como luz do mundo em meio aquele mundo pagão.
        No Antigo Testamento, a visão Missionária era extremamente nacionalista, pelo fato de Deus tratar de forma peculiar a nação de Israel.
        Se observarmos a Bíblia, descobriremos que em seu primeiro capítulo, antes mesmo do homem pecar, a palavra dada a Adão e Eva foi esta: "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundo, multiplicai-vos". Após o pecado essa benção foi quebrada pela maldição.  Com a chamada Abraão, Deus promete abençoar novamente todas as famílias da terra, através da descendência de Abraão (Israel): "Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”.
        Este ponto mostra o plano de Deus de usar Israel como intercessor das demais nações diante de Deus.


Missões no Novo Testamento
Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mt 28.20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
O Deus que no Antigo Testamento se identifica como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e que revela a Moisés o seu nome pessoal Eu Sou, é o Deus de todo o mundo. No Novo Testamento, nos é apresentado Jesus, o Salvador do mundo. Do ínicio ao fim, o Novo Testamento é um livro de Missões.
        Os Evangelhos anunciam a chegada definitiva do reino dos céus, o livro de Atos dos Apóstolos anuncia a propagação deste reino e as Epistolas são instrumentos reais e autênticos do trabalho missionário dos apóstolos às Igrejas recém-inauguradas. Com base na própria pregação de Jesus pode-se afirmar que a obra missionária da Igreja, por todo o mundo, é a exata razão do intervalo entre a ascensão de Jesus e seu retorno como o Filho do Homem.

Uma Promessa
Mt 28.20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Ele nos consolou, dizendo que estaria conosco na execução de sua grande comissão. Não estamos sozinhos nesta missão, por isso devemos realizar o mais rápido possível o que o Senhor nos confiou, pois Ele está conosco em qualquer hora, em  qualquer lugar e em qualquer dia que sairmos para fazer a sua obra, cumprindo a suprema tarefa da Igreja, que é a  evangelização do mundo.

A Igreja Primitiva Cumpriu a Grande Comissão
At 10.20 Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei.
Sabemos que os judeus sempre foram exclusivistas e este foi o grande obstáculo para a realização da grande comissão. Quando Cornélio mandou mensageiros buscarem a Pedro. Se não fosse a advertência que o Senhor havia feito a Pedro, através da visão do lençol (At. 10. 9 - 16), ele não teria aceitado ir anunciar o evangelho, pela primeira vez, aos gentios.
Quando chegou ao conhecimento dos apóstolos, em Jerusalém, e dos crentes, na Judéia, que Pedro havia pregado aos gentios, começaram a criticá-lo por sua atitude. Agora pergunto: será que eles já haviam esquecido que Jesus disse: "Ide até os confins da terra"? Na verdade queriam que o evangelho ficasse restrito somente aos judeus.

Paulo - o maior missionário do Cristianismo.
At 9.15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;
O chamado de Paulo foi completo. Ele seria missionário perante autoridades religiosas, civis e militares, perante ricos e pobres, perante ignorantes e intelectuais, gentios e israelitas. No livro de Atos dos Apóstolos, encontramos Paulo evangelizando todos esses tipos de pessoas; desde o ignorante Demétrio até os sábios e filósofos, de pessoas pobres da Judéia até as de alta posição em Beréia, desde o falso profeta Elimas até o proconsul Sérgio Paulo; da plebe do Império até o comandante de tropas Cláudio Lísia, desde o fariseu até o presidente do Sinédrio.
        Deus percebeu que os doze apóstolos não estavam cumprindo corretamente a grande comissão, pois só queriam ficar em Jerusalém. Foi neste momento que Jesus apareceu a Paulo, no caminho de Damasco, e o chamou para ser o grande apóstolo missionário entre os judeus dispersos e gentios do vasto Império Romano, naquela época.

Perspectiva Cultural
Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mt 28.20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
O que é cultura? O primeiro passo num estudo de cultura, é dominar a sua própria cultura. Todo o mundo tem uma cultura. Ninguém consegue se elevar acima de sua própria cultura ou de outras culturas de modo a ter uma perspectiva verdadeiramente supracultural. Por esta razão o estudo da cultura é uma tarefa difícil.        
        A primeira coisa que um visitante recém chegado irá perceber é o "comportamento do povo", suas crenças, valores e educação. Deus deu ao homem um mandamento cultural, que impôs certo domínio, sobre o seu ambiente. Quando criou o homem e o seu ambiente, Deus declarou que tudo era "muito bom" (Gêneses 1. 26 -31). O mandamento evangélico requer dos missionários que ensinem aos outros homens a observarem tudo o que Cristo ordenou.
        Ao ensinarem sobre Cristo, os missionários afetam a cultura, pois todas as culturas necessitam de transformação. Os crentes devem trabalhar para tornar cristã a cultura (isto é, colocá-la debaixo de Cristo).
        O apóstolo Paulo nos deu o maior exemplo transcultural, quando disse: "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" (ICo. 9.22). Paulo se fazia romano, para ganhar os romanos, se fazia grego, para ganhar os gregos, e assim sucessivamente.
        

O respeito pelas outras culturas
Ap 5.9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;
O cristianismo não tem o objetivo de padronizar o mundo e nem destruir as culturas, sua mensagem, porém, é universal.
        Não é preciso destruir a cultura de um povo, para levá-los a fé cristã, por que o cristianismo é transcultural.
        Os missionários devem respeitar as culturas de um povo. Barnabé sabia que a tradição judaica era mais uma forma de manter a identidade nacional, e que isto em nada implicaria na salvação dos novos crentes, portanto, não seria necessário observar o ritual da Lei de Moisés. "Pelo que jugo, que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrevo-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado, e do sangue"  (Atos 15. 19-20).
        Mas graças a Deus, que pelo seu Espírito está mobilizando todo o mundo cristão, para abraçar todos os povos não alcançados ainda pelo evangelho.

O Desafio da Obra Missionária Atual
Jo 9.4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
        A evangelização mundial é uma tarefa urgente. Trata-se de um trabalho de prazo limitado, que requer ação rápida, iminente e preciosa, temos que encher o mundo com a Palavra da Fé, antes da "meia noite". Este é um trabalho que não pode ser adiado, sob qualquer pretexto. Evangelização é o mais importante e requer urgência, mais que qualquer outra missão da Igreja. Cada servo de Deus deve compenetrar-se de sua própria responsabilidade. Hoje, pense no que você pode fazer, no que você pode realizar para contribuir com a obra missionária.

        O desafio da obra missionária é urgente, por que as portas estão se fechando. Cada dia mais os obstáculos estão surgindo, tentando impedir a divulgação do evangelho, vejamos o que disse Jesus: "E por aumentar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará" (Mt. 24. 12). Enquanto o pecado aumenta, o amor de muitos vai esfriando, o desinteresse em fazer a obra de Deus tem ganhado espaço no meio do povo de Deus, a exemplo disso, estão os "cultos ao ar livre" que estão desaparecendo, cultos que outrora foram instrumentos de Deus, para que muitas almas se convertessem ao Senhor Jesus Cristo, vejamos ainda a freqüência dos cristãos nas congregações, nos cultos de ensino, de oração, etc.

        Um dos desafios da Igreja Atual para não parar de evangelizar, é não deixar o amor de Deus esfriar. Glorificamos a Deus, porque Jesus disse que o amor de muitos esfriaria, mas Ele não disse de todos, isso é sinal que haverá um grupo de cristãos que permanecerá com a chama do amor de Deus acesa em seus corações.

Pessoas dispostas a contribuir para obra Missionária
At 2.45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.
        Foi o próprio Deus, quem estabeleceu que o crente contribuísse, para que o seu povo tenha os recursos suficientes para a expansão do evangelho e manutenção da obra do Senhor.
        O Pastor de cada igreja deve incentivar contribuição missionária e  apresentar à Igreja as conquistas do campo missionário, tais como: terrenos, prédios e o próprio envio de obreiros para missão, sempre fazer a seguinte pergunta: "Os irmão sabem como foi que conseguimos isso?" E em alto e bom som, toda Igreja responder: "Com os nossos dízimos e ofertas".
        Entretanto, se você não pode ir, pode contribuir para que o Reino do Mestre Jesus cresça e se fortaleça na face da terra, e para que outros possam ir em seu lugar.

O Chamado do Missionário e seu Preparo
Rm 1.1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?"
        Uma coisa primordial na vida do missionário, deve ser a convicção de sua chamada, para realizar a obra de Deus, caso contrário, na hora da adversidade, irá recuar, pois as batalhas no campo missionário são grandes, e quase sempre não há amigos com quem contar.
        Se o missionário tem a certeza que é servo, chamado e separado, certamente alcançará seu objetivo evangelístico e o nome do Senhor será glorificado.

        O missionário pensa que no campo onde cumpre sua missão, pode orar tanto quanto orava onde antes de ser missionário. Em sua Igreja, ele contava com o companheirismo dos colegas de ministério, sob a orientação de seu presidente. Era uma equipe unida e vitoriosa! Mas agora o obreiro está sozinho, e as lutas são constantes e bem maiores. É preciso muito mais oração e muito mais poder de Deus, se assim não for, o missionário não conseguirá êxito em sua missão.

Nunca diga não para missão
Gn 12.1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
        Quando Deus nos chama, ele nos capacita para sua obra, entretanto Ele jamais aceitará um não como resposta. A palavra nos ensina que Jonas foi designado para uma missão, Entretanto, disse não para Deus, não disse verbalmente, mas sua atitude falou por ele.
Vejamos que Tarso ficava no sentido oposto de Nínive, assim Jonas toma rumo contrário a sua missão. A pergunta que paira ao ar é: "Porque Jonas disse não?" Faltaram a Jonas três qualidades fundamentais que o missionário precisa ter. Obediência, Coragem e Amor.
·        Obediência - se Jonas tivesse obedecido, não questionaria a Deus, simplesmente obedeceria. Vejamos o caso de outro missionário, Abraão sem se quer saber para onde iria, obedeceu a voz de Deus, o chamado missionári
·         Coragem - Segundo a tradição, os Ninivitas, tempos atrás, teriam invadido as terras dos judeus, saqueado seus bens e matado seus homens e nesta lista de perdas estavam os irmãos de Jonas. Não foi apenas um sentimento egocêntrico, mas sim o medo, e a falta de coragem o fizeram dizer não.
·        Amor - Este é sem dúvida, o sentimento que deve palpitar no coração do missionário. Se Jonas tivesse amor por aquelas vidas, sem sombra de dúvida, ele teria rompido todas e quaisquer barreiras, á sua frente, e teria dito sim para sua missão.
Missionários da última hora, precisamos nos encher do amor de Deus, para amarmos também nossos semelhantes, sem esquecer de que estamos diante de um Deus que nos chamou para sua obra, nos capacitou com seu Espírito Santo e já nos designou o campo de trabalho, portanto, jamais aceitará um não como resposta.

Cronologia Histórica das Igrejas Evangélicas no Brasil
        Veremos agora, um panorama histórico simples das principais Igrejas no Brasil, somente para percebermos o que é o fruto de missões estrangeiras e a dívida que temos com as nações que outrora investiram em missões, em nossa pátria.
1855 - Roberto Kalley - médico escocês, chega ao Brasil e funda no Rio de Janeiro a Igreja Evangélica Fluminense, segundo a ordem Congregacional. Roberto Kalley é o exemplo do missionário "fabricante de tendas".
1859 - A. G. Simonton - chega ao Rio de Janeiro e inicia a Igreja Presbiteriana no Brasil.
1881 - W. B. Bagby - chega em terra brasileira e inicia o trabalho Batista.
1876 - J. S. Newmam e Jonh J. Ranson - conseguiram estabelecer a Igreja Metodista em nossa nação depois de muitas tentativas frustradas.
1911 - Funda-se a maior Igreja Pentecostal de todos os tempos, Assembléia de Deus, pelos missionários Daniel Berg e Gunnan Vigren. Hoje a referida Igreja, já passa de 16 milhões de membros, isso só no Brasil.
1946 - Harold Edwin - chega ao Brasil, funda a Igreja do Evangelho Quadrangular.
        O nosso objetivo é conscientizar todos os cristãos brasileiros da dívida que temos com missão transcultural. Por exemplo, se A. G. Simonton, não fosse enviado para o Brasil, existiriam os presbiterianos em terras brasileiras? E se Daniel Berg e seu companheiro Gunnan Vigren não fossem enviados a nossa nação, existiria, hoje, este movimento pentecostal no Brasil. E assim vale também aos demais missionários enviados de lá para cá, e fincaram aqui no Brasil, a bandeira do evangelho de Cristo e representaram suas respectivas Igrejas.

O que Eles Disseram Sobre Missões
Adoniran Judson - "Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com os joelhos".  
Dick Hills - "Cada coração com Cristo é um missionário, e cada coração sem Cristo, é um campo missionário".
Willam Carey - "Na mente Divina não há distinção entre missões estrangeiras ou missões nacionais. Onde houver uma alma perdida, ai está um campo missionário".
Johannes Blaun - "Enquanto houver neste mundo homens em trevas, sem Deus e sem misericórdia, há de prevalecer a tarefa missionária da Igreja Cristã".
Adams Brown - O único, entre os doze apóstolos que não se tornou missionário, veio a ser o traidor.
Walter Knkght - "Quando Jesus disse: "Vinde", Ele vem nos encontrar. Quando Ele diz: "Ide", Ele vai conosco".
Here - "O melhor remédio para uma Igreja enferma, é colocá-la em uma dieta missionária".
Hudson Taylor - "Se Deus o deseja trabalhando nos campos missionários, nem seu dinheiro, nem suas orações, jamais poderão ser substitutos aceitáveis".

Fontes:
Reflexões e Desafios Para o Novo Milênio (Betel) - Bispo Dr. Manuel Ferreira.
Missões - Janelas para o Oriente (Betel) - Pr. Samuel Cássio Ferreira.
A Igreja e a Obra Missionária  (CPAD) - Pr. Túlio de Barros Ferreira.
Evangelismo e Missões (CPAD) - Pr. Antonio Gilberto.
Manual de evangelismo (CPAD) - Pr. Valdir Biscego