domingo, 13 de novembro de 2016

Louvor e Adoração

O Presente do Homem para Deus
 João 4. 23 “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.
O título acima está presumindo que o homem pode dar presentes para Deus. Mas será que isto é possível? Podemos nos perguntar: O que poderíamos dar para Deus? O que O agradaria? O que Ele gostaria de ganhar de presente?
O Senhor é o dono de todo o universo. Ele criou todas as coisas e tudo subsiste pelo Seu poder.
Louvor
- Louvor significa falar bem de exaltar, ou magnificar as virtudes de alguém.
- Louvor vem de um relacionamento intimo com Deus.
- Louvor deve sempre ser vocal. Não é em silêncio.
- Louvor acontece quando nós falamos para alguém mais sobre a      bondade de Deus.
A verdadeira adoração está associada ao amor que devotamos ao Senhor. Até as nossas atividades materiais têm de mostrar ao mundo que somos uma comunidade de adoradores.
Palavras de louvor
A melhor forma de entender o que significa louvor é examinar as palavras usadas para o louvor está no livro de Salmos.
A espiritualidade verdadeira
Mt 15.8 Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
Mt 15.9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.
A nossa adoração de fachada não move o coração de Deus! Precisamos estar alicerçado na Palavra, nos princípios e nas leis espirituais e não em doutrinas que são preceitos de homens É preciso tirar a máscara da mentira, da falta de união, da murmuração; não adianta adorar a Deus não tendo comunhão com os irmãos, mostrando espiritualidade só nos cultos diante do pastor, em casa ser um inferno e na sociedade não ter testemunho de crente.
O cristão não pode ter do que se envergonhar.
Por que deveríamos adora-lo?
Ap 4.11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.
Mas por que O adoraremos? Qual é a motivação para a adoração?
O dever de adorar a Deus se baseia no fato de que Ele é o Criador, e que a Ele todos os outros seres devem a existência. E, onde quer que se apresente, na Bíblia, Seu direito à reverência e adoração, acima dos deuses dos pagãos, enumeram-se as provas de Seu poder criador. E os seres santos que adoram a Deus nos Céus, declaram porque lhe é devida sua homenagem.
Vejamos alguns textos:
Salmos 99:9 Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo.
Sl 95:1 Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação.
Sl 95:2 Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.
Sl 95:6 Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.
Sl 100:1 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra.
Sl 100:2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.
Isaías 49:13 Cantai, ó céus, e exulta, ó terra, e vós, montes, estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e se compadeceu dos seus aflitos.
Sl 96:9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.
Temos motivos mais do que suficientes para adorarmos a um Deus tão maravilhoso!
O que significa adoração?
Sl 99:9 Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo.
É um verbo transitivo direto, pois quem adora, adora alguém ou alguma coisa. Segundo o dicionário Aurélio adoração significa “Culto a uma divindade; Culto, reverência, veneração.”
Talvez uma forma de entendermos o que é adoração seria começarmos tentando compreender o que ela não é.
Vamos analisar alguns pontos:
Adoração não é sinônimo de louvor!
O louvor é o superlativo do elogio, é o maior elogio que se pode fazer a alguém ou a alguma coisa. Podemos louvar várias coisas:
 os sabores delicados da culinária típica de algum país  os feitos heróicos dos grandes homens da nossa pátria a beleza de uma paisagem, as qualidades e virtudes da mulher amada, os méritos de uma conquista esportiva.
A Bíblia fala que Deus é “digno de ser louvado”.
O louvor a Deus é importante, é bíblico, mas é somente um dos aspectos da adoração. O nome de Deus deve ser exaltado, glorificado e proclamado. Mas não vamos ficar apenas no louvor, porque a Bíblia também nos ordena a adorarmos e, como vimos o verdadeiro louvor a Deus deve fazer parte da adoração.
Adoração não é cantar ou tocar!
Para se adorar a Deus não é necessário haver música. A música não é um item essencial para o ato da adoração. A adoração não é produzida pela música, mas a música é apenas um dos veículos da adoração, assim como do louvor. Como um dos muitos veículos disponíveis, ela pode ser usada ou não. Dependerá muito do adorador, do ambiente, do contexto da adoração. Podemos adorar a Deus cantando ou tocando, mas também podemos adorar perfeitamente a Deus, sem tocar ou cantar, ou seja, sem utilizar música. Podemos adorar a Deus através de nossas orações, nossas ofertas, nossas atitudes, nosso testemunho, etc., e nada disso envolve, necessáriamente, a música.
A COMPREENSÃO DO LOUVOR
A própria criação é convocada a louvar a Deus “Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes!
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus!
Louvem eles o nome do Senhor; pois “ele deu ordem, e logo foram criados. Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu.” (Sl 148:2-5,13)
Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” (Sl
150:6).
Não adianta ser afinado no louvor e esconder uma vida desafinada diante de Deus. A nossa grande adoração é fazer o que se fala, viver o que se prega.
A FORMA DO LOUVOR
Todo o verdadeiro crente tem em vista o louvor a Deus pelo que faz, diz e pensa. Proferindo palavras que bendizem e exaltam o Senhor .Tanto pode ser numa língua normal com o entendimento, como pode ser duma forma sobrenatural em espírito, falando noutras línguas. Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
Quando o crente está cheio do Espírito Santo, por veze não encontra palavras na sua língua para traduzir os sentimentos de louvor a Deus, então começa a louvar ao Senhor em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhe concede.
O LOUVOR QUE NÃO AGRADA A DEUS
Mt 15.7 Hipócritas! bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Mt 15.8 Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
Mt 15.9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.
Há um tipo de louvor que não agrada a Deus
Não se pode dizer que seja um autêntico louvor. Tem a aparência de louvor mas na realidade não é. É o louvor dos lábios mas não do coração “Lembravam-se de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu seu “Redentor. Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Pois o coração deles não era constante para com ele, nem foram eles fiéis ao seu pacto.” (Sl 78:35-37) d. É o louvor daqueles que sustentam falsos ensinos.
O louvor que agrada a Deus
Cl 3.16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
Brota dum coração unido ao Senhor, nasce duma vida “correta baseada na sã doutrina – estar na vontade de Deus Brota duma vida cheia da Palavra de Deus. O  nosso louvor é correto quando aprendemos a Palavra. Para  louvarmos o Senhor correctamente precisamos aprender mais do que música. Precisamos aprender a Palavra ¨ Quando estamos cheios da Palavra “melhor podemos louvar ao Senhor ¨ A Palavra deve provocar em nós ou inspirar-nos ao louvor. Brota dum coração sincero.
O LOUVOR À LUZ PENTECOSTAL
SL 98:4 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra; dai brados de alegria, regozijai-vos, e cantai louvores.
Em alta voz e em tom festivo;
“Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de
 Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.” (Sl 42:4)
 O culto não é um velório, mas é uma festa, o culto não é uma formalidade, mas é uma celebração.

Com expressão corporal
Sl141:2Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde!”.
Sl 143:6 “A ti estendo as minhas mãos; a minha alma, qual terra sedenta, tem sede de ti”.
Sl 47:1 “Batendo palmas aplaudi com as mãos todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo.”
Sl 47:5  “Deus subiu entre aplausos, o Senhor subiu ao som de trombeta.”
Note-se que não se trata de bater palmas para acompanhar o ritmo da música, mas em forma de aplauso.
Sl 149:3 “Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa.”
Sl 150:4  “Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta!”.
Este é um assunto, embora não sendo fundamental, é, contudo, polémico e controverso entre nós.
Danças e Movimentos
Salmo 149:3 – Louvai ao Senhor com danças
A dança tem uma importância muito grande nas regiões celestes. Os movimentos do corpo geram movimento de luz, que produzidos por corpos santos exaltam ao Senhor Jesus.
A dança estabelece ritmo corporal que altera a mente e todos os sentimentos. Embalam a alma para o domínio do espírito. Se no espírito do homem habita o Espírito Santo, coisas santas serão produzidas. Se habita o espírito das trevas, o corpo será intensamente usado para o pecado. Por este motivo as pistas de danças em todo o mundo estão repletas de pessoas fluindo em sensualidade, carnalidade, e todo tipo de frutos da carne.
Por outro lado, os santo dançando ao Senhor, estabelecem uma onda de louvor produzida por movimentos da luz, e interferem diretamente nas emoções, sujeitando-as ao Espírito de Deus.
 Há uma ação direta da dança na vida do que dança.
Afinal, o que é adoração?
A adoração não é passiva, mas sim participativa. Adoração não é simplesmente um clima; é uma reação. Adoração não é apenas uma sensação; é uma declaração.
 Cristo espera frutos, princípios de bondade, simpatia e amor.
Estes são os princípios do Céu, e quando se revelam na vida de seres humanos.
Verdadeiros palcos são montados dentro das igrejas
1Jo 5.21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
Para receber mais público, com o fim de realizar shows, montam estruturas gigantescas dentro dos templos descaracterizando o lugar de adoração. O altar fica em constante mudança para se adaptar a tais apresentações, uma verdadeira falta de respeito ao lugar que biblicamente deveria ser chamado casa de oração.
Hoje muitos vão à igreja, porque o cantor ou o pregador são ídolos do seguimento cristão; cobram fortunas das igrejas que para atender as expectativas dos idolatras não medem esforços para trazê-los.
Adorar é render-se
Reconhecer a nossa inferioridade e a superioridade de Deus, colocando-nos à Sua inteira disposição. A idéia básica é a de submissão. Freqüentemente o termo é traduzido por “prostrar-se”. Denota o gesto de curvar-se diante de uma pessoa a quem honramos e ir até o ponto de beijar os seus pés.
Além deste termo principal, existem outros termos relacionados, que merecem a nossa atenção:
Adorar é reverenciar a Deus, com temor
O verdadeiro adorador, tem uma reverente preocupação de fazer o que agrada a Deus, e fugir do que agrada ao diabo. João relata : “Sabemos que Deus não atende a pecadores, mas pelo contrário se alguém teme a Deus  e pratica sua vontade, a este atende” (João 9:31). Temer a Deus, dar-lhe glória e adorar são ações que se intercalam na vida daqueles que estão vivendo no tempo do fim. 
Adorar é servir
Ofertar a Ele toda a nossa potencialidade, capacidade, inteligência, energia, experiência e dedicação. Servir, como reconhecimento da transformação que Ele operou em minha vida. Ele merece o melhor do meu serviço, como forma de gratidão.
A verdadeira adoração envolve essa percepção da transcendência de Deus. Sua glória e seus atributos são exaltados. É o aspecto contemplativo do culto, em que nossa mente e coração são conduzidos pela leitura da Palavra, cânticos e orações a uma visualização espiritual da pessoa de nosso Criador.
Quem cultua de verdade, está disposto a ouvir o chamado divino, dispondo-se para obedecê-lo com amor e alegria.
Como Devemos Adorar?
Para o servirmos devidamente, é mister nascermos do divino Espírito. Isso purificará o coração e renovará a mente, dando-nos nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Comunicar-nos-á voluntária obediência a todos os Seus reclamos. Esse é o verdadeiro culto. É o fruto da operação do Espírito Santo. É pelo Espírito que toda prece sincera é ditada, e tal prece é aceitável a Deus. Onde quer que a alma se dilate em busca de Deus, aí é manifesta a obra do Espírito, e Deus Se revelará a essa alma. A tais adoradores Ele busca. Espera recebê-los, e torná-los Seus filhos e filhas.”
Gritos de Júbilo
Por muitos anos o inimigo prendeu a Igreja em uma cultura que não permitia gritos de júbilo.
Falar “aleluia” em um culto era sinônimo de renovado, ou pentecostal, portanto herético.
Até hoje em muitos lugares o povo está preso e não se manifesta espontaneamente com gritos de júbilo. Declarar em alto e bom som ” glória a Deus ” enche-nos de alegria, inunda o ambiente e o culto do mover do Espírito Santo, contagia a todos.
Com gritos de louvor o Senhor venceu os inimigos de Israel.
O Senhor nosso Deus é rico em poder, criativo, alegre, e deseja que Seu povo se manifeste assim em um culto verdadeiro.
Um Sério Problema à Adoração
Você já parou para se perguntar: “O que é que eu vou fazer na igreja?” Por que colocamos nossas melhores roupas sociais e nos reunimos todos, assentados durante horas? Por que não ficamos dormindo até mais tarde? Será o costume? Será a vergonha de pensarem que astamos apostatando? Não temos nada melhor para fazer?
Que grande distorção na visão da verdadeira adoração!
O que você vai fazer na igreja? Vai assistir a um culto ou vai prestar um culto? 
Ofereça o que você tem hoje
Mt 22.37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Mt 22.38 Este é o grande e primeiro mandamento.
Mt 22.39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Que esta promessa possa ser verdadeira para você, a partir de hoje
A Melhor Forma de louvor e adoração é seguir os ensinamentos de Jesus.
Conclusão
Adorar a Deus, além de exigir uma vida santa de fé, fidelidade e submissão a Ele, é também oferecer algo capaz de mexer com o coração do Todo-Poderoso, sem mistura, contaminação nem para aparecer e receber glória e aplausos dos homens (Jo 7.18).
A adoração deve ter exclusividade, ser total e nunca dividida.
Fonte: Bíblia Digital e ejesus.com.br