segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como Estudar a Bíblia Sozinho

A  MAIOR  BIBLIOTECA  DO  MUNDO
2Tm 3.16 ,17  Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente
A Bíblia é o mais singular de todos os livros, par três razões.
Primeira – foi escrita por um Deus terno e amoroso, que a dirigiu ao homem pecador, a fim de instruí-lo em questões que dizem respeito tanto a Deus quanto ao homem.
 Segundo – não se trata apenas de um livro, e, sim, de uma coletânea de 66. Terceira – é a única obra do mundo que conta ao homem a verdade acerca de seu passado, presente e futuro.
QUALQUER  UM  PODE  ENTENDER  A  BÍBLIA 
Nosso sucesso ou fracasso na vida cristã depende da quantidade de conhecimento bíblico que armazenamos em nossa mente, com regularidade, e de nossa obediência às suas verdades. Se desejarmos ser crentes felizes e vitoriosos, teremos que nos alimentar regularmente da Palavra de Deus, e isso requer aplicação de nossa parte.
A felicidade, resulta de se conhecer a vontade de Deus revelada na Bíblia, e obedecê-la. 

A BÍBLIA FOI ESCRITA PARA PESSOAS COMUNS
Depois que nos convencemos de que podemos estudar a Palavra de Deus por nós mesmos, a nossa vida espiritual toma uma nova dimensão. Esse  estudo requer o tipo de esforço mais árduo que há,  pensar; mais é o único meio de se aprender as lições bíblicas.
Podemos aprender bem qualquer coisa, com 15 minutos de estudo par dia, se persistirmos nisso pelo tempo que for necessário. Pelo nosso programa, o aluno precisará de 15 minutos de leitura e mais 15 minutos de estudo, por dia, e depois, mais alguns momentos esparsos de folga, para o aprendizado. Mas, após três anos deste estudo, o aluno terá conseguido atingir us seguintes objetivos:
1.     Ler a Bíblia toda.
2.     Ler os livros principais várias vezes.
3.     Gravar os princípios básicos mais importantes, as promessas de Deus e suas ordenanças.
4.     Estudar os principais capítulos.
5. Aprender us versículos-chave.
5.     Adquirir um conhecimento prático da Bíblia.
6.     Formar o hábito permanente de estudar a Bíblia, o que enriquecerá toda a sua vida.
Agora, sugerimos que acrescente a isto aos quatro métodos de estudo bíblico: ler, estudar, decorar e meditar

Ela nos tornará crentes mais fortes
As centenas de pessoas que fracassam espiritualmente e que me procuram para aconselhamento tinham todas um denominador comum, a negligência da leitura diária da Palavra de Deus. Todos esses fracassos (e conseqüente infelicidade) poderiam ter sido evitados, se houvessem aprendido a estudar a Palavra de Deus 
Ela nos dará certeza de salvação
1Co 1.21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
A salvação é tão maravilhosa,  um dom gratuito de um Deus terno,  que parece boa demais para ser verdade. A única fonte de certeza é a Bíblia. Mas de que vale ela, se ele não a lê? As promessas e garantias que nos são feitas por Deus serão de pouco valor, se permanecerem encerradas entre as páginas da Bíblia. E foi para isto que a Bíblia for escrita. Notemos outra vez 1 João 5:13: "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."
O crente que têm uma certeza sólida de que é filho de Deus, que ele é o seu Pai celestial, possui as bases para viver uma vida emocional sadia. 
A purificação dos pecados
Jo 17.17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
A Palavra de Deus tem um efeito purificador sobre o crente. Jesus orou assim: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (Jo 17:17.) A Bíblia têm o poder de purificar o crente que a estuda.
A Bíblia diz: "Se confessarmos us nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (I Jo 1:9). Que grande incentive nossa alma recebe, quando sabemos que ele é fiel na obra da purificação!
Se você é um crente novo, precisa saber o que é e o que não é pecado. Deus não nos abandona à mercê de nossos pensamentos. Ele diz: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? observando-o segundo a tua palavra" (Sl. 119:9). O estudo bíblico nos purifica e nos adverte contra o pecado.

Ela nos dará alegria
Jo 15.11 Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
Se lermos as obras escritas par homens ou nos concentrarmos nos problemas que nos cercam, essa alegria se transformará em medo, temor, e, às vezes, até em depressão.
É a Palavra de Deus que põe alegria no coração, não importam as circunstâncias.
Ela nos orientará nas decisões da vida
Sl 119.105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.
Há decisões grandes e decisões pequenas, e muitas de importância média. Quando o crente conhece bem os princípios divinos, isto simplifica para ele o processo de tomar decisões. É isto que as Escrituras ensinam no texto que diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Sl. 119:105). Os princípios de Deus nos servem de guia, quando temos de tomar decisões.
É como disse o Senhor: "Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" (Lc. 11:28.) Ninguém pode guardar o que nunca ouviu. Mas, quando saturamos a mente todos os dias com a Palavra de Deus, Ela iluminará os caminhos escuros do futuro com a orientação divina.
Será uma garantia de sucesso
Salmo 1.1-3 "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e todo quanto ele faz será bem sucedido."
Todo mundo quer ter sucesso na vida. Nem todos desejam riquezas e fama; é possível ter-se ambas, sem obter sucesso. Mas todos desejamos ardentemente obter sucesso no campo de trabalho a que nos dedicamos. É por isso que os livros que ensinam como vencer na vida ou como obter sucesso são tão populares hoje em dia. A meditação diária na Palavra de Deus produz o sucesso que todos almejam. Muitos crentes, homens de negócio, têm-se apropriado das promessas de Deus, e testificam da fidelidade de Deus em cumpri-la.
Este tipo de produtividade diária provém de alimentarmos a mente todos os dias com a Palavra de Deus. Isto enriquece o restante do dia.
Experimente isto; você irá gostar.

COMO  LER  A  BÍBLIA
2Tm 2.15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Alguém já disse: "Quem sabe ler, pode aprender qualquer coisa." Se queremos estudar a Bíblia, temos que formar o hábito de ler longas passagens das Escrituras. Para se ser "aprovado, como obreiro" diante de Deus, o estudo bíblico é essencial. Mas a base desse estudo deve ser a leitura. Precisamos fazer distinção entre leitura devocional e leitura para estudo. Examinaremos a segunda extensivamente em outros capítulos. Mas já aprendi que a pessoa que não adquiriu o hábito de ler regularmente a Bíblia, nunca cultivará o de estudá-la. Na verdade, geralmente, a prática constante da leitura das Escrituras é que leva a pessoa a se tornar um estudioso desse livro. Nunca encontrei uma pessoa que apreciasse o estudo bíblico, que não houvesse antes aprendido a cultivar o hábito de ler as Escrituras com regularidade.
Marcar a duração do tempo
Quanto tempo devemos dedicar à leitura da Bíblia diariamente?
A resposta depende muito da avaliação que faço da seriedade e da autodisciplina do individuo. Se penso que a pessoa é dessas que têm muito entusiasmo para começar mas depois fracassam, eu digo: "Pelo menos cinco minutos." Prefiro que sejam constantes numa leitura de cinco minutos, do que não leiam nada. Mas, sinceramente, se o leitor deseja realmente fazer o esforço perante Deus, e quer mesmo obter um conhecimento prático da Palavra, é melhor marcar quinze minutos diários, no mínima.
Ler com um lápis ou caneta  na mão
O melhor modo de sintonizar o pensamento e colocá-lo numa atitude de atenção é pegar um lápis e preparar-se para receber uma mensagem de Deus. Isto nos torna mais alertas, e cria em nós um senso de expectativa de que Deus vai nos comunicar alguma coisa que precisamos saber.
Ler a Bíblia devocionalmente
2Co 5.17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
A Bíblia é um livro viva, escrito par um Deus de amor, dirigido a seus filhos e é "proveitosa" (prática). Nele aprendemos princípios básicos, orientação e inspiração para a vida. Ela foi escrita para os homens, e como a natureza humana não se modificou nestes anos todos, desde que foi escrita, Ela ainda contém uma mensagem, contudo, a Bíblia é um verdadeiro alimento para a alma.
A leitura devocional proporciona a cada crente a inspiração espiritual de que precisa para o viver diário, a qual deverá estar sempre baseada na verdade revelada na Bíblia.
MÉTODOS  DE  LEITURA  BÍBLICA
Existem quatro métodos recomendados para a leitura da Bíblia.
Ler livro por livro
Os livros da Bíblia foram escritos ou para indivíduos ou para grupos de pessoas, e por esta razão devem ser lidos por inteiros.
 Deste modo, conservamos em mira a mensagem total do livro, e temos menos possibilidade de cometer o erro de retirar um versículo de seu contexto.

Ler várias vezes
Um dos melhores meios de se chegar a conhecer bem um livro é tê-lo todo, diariamente, durante trinta dias; isto, naturalmente, aplica-se somente aos livros que contêm de quatro a seis capítulos. A maioria das epístolas podem ser lidas assim com grande proveito. No fim dos trinta dias, conheceremos aquele livro muito bem. Mas este método só deverá ser aplicado depois que tivermos lido o Novo Testamento todo, pelo menos uma vez.
Ler de acordo com a necessidade
Nossas carências espirituais muitas vezes irão determinar que passagens deveremos ler, e, principalmente, o número de vezes que as leremos. Se uma pessoa não tem certeza de sua salvação, sempre recomendo que leia 1 João, todos os dias, durante trinta dias. Até agora, ainda não encontrei ninguém que continuasse sendo importunado pela insegurança de seu destino eterno, depois de ler a epístola de 1 João durante trinta dias. O livro todo pode ser lido em aproximadamente quinze minutos.
Ler toda a Bíblia
Todos os crentes deveriam ler a Bíblia toda, do começo ao fim, começando sempre pelo Novo Testamento.
A CONSTÂNCIA NA LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
Lc 9.23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
 A autodisciplina não parece ser o forte dessa época de prosperidade em que vivemos. Mas é a chave do segredo para se obter o sucesso.
O segredo do sucesso chama-se disciplina. Devemos reconhecer que por mais que se tenha  talento, é preciso acrescentar ao talento a disciplina da leitrura diária da Bíblia.

Fazer um voto sagrado diante de Deus
É muito importante manter esta leitura diária da Palavra, já foi  provado que consegue produzir a constância que, a maioria dos crentes
É muito simples. O voto é o seguinte: sem Bíblia, não há café. E aqueles que precisam de um verso bíblico para apoiar tudo que fazem, vejam Jó 23:12 "Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da tua boca prezei mais do que o meu alimento." Evidentemente, Jó tinha feito um voto com Deus, que era muito semelhante a este:
sem Bíblia, não há café. Não abrir exceções
As pessoas que fazem dieta ou as que fazem exercícios físicos, ou que têm que exercer qualquer tipo de autodisciplina, em sua vida, conhecem este regulamento básico.
Faça um voto,  sem Bíblia, não há café; não se permita abrir exceções e se tornará num crente mais constante e melhor nos 365 dias do ano. Cumprir este voto, transformará toda a sua vida.
O  QUE  LER  NA  BÍBLIA
O Velho Testamento é muito importante para o crente; ele é, principalmente alguns de seus livros; mas é melhor que o crente entenda primeiro os vinte e sete livros do Novo Testamento, pois foram escritos para a Igreja (e para os cristãos da Igreja), para sua edificação.
Tudo que precisamos saber a respeito de Deus está na Bíblia. Tudo que precisamos saber para crescer espiritualmente e nos tornarmos fortes, encontra-se na Palavra de Deus. 
Ler 1 João sete vezes
A primeira necessidade de cada crente é a certeza da salvação.
Ela somente é assimilada pela operação da Palavra de Deus. Se esperássemos até sermos suficientemente bons para nos "tornarmos dignos" dela, para depois termos certeza da salvação, ninguém a teria.
A única maneira de se obter esta certeza é pela leitura da Palavra de Deus; e de todos os sessenta e seis livros da Bíblia, somente a pequena epistola de 1 João foi escrita com este propósito. 
Ler o Evangelho de João duas vezes
Para  o crescimento da fé em geral. E o melhor livro da Bíblia para isto é o Evangelho de João
Sabendo que era a única testemunha ocular da vida sobrenatural do Senhor Jesus, o apóstolo João se propôs a narrar, no Evangelho que traz seu nome, os eventos e ensinos que não deixam dúvida quanto à verdadeira identidade de Jesus Cristo. Depois que alguém lê este livro duas vezes, poderá dizer com razão se ele conseguiu alcançar seus objetivos.
Ler o Evangelho de Marcos duas vezes
O Evangelho de Marcos apresenta a vida de Cristo de forma compacta, em dezesseis capítulos pequenos. É um livro ideal para pessoas ocupadas, pois não dá muitos detalhes, mas cobre um bom número de eventos na vida do Salvador, em pouco tempo.
O único modo de conhecer essa vida é ler e reler os Evangelhos. Se o leitor for capaz de manter o índice de quatro capítulos por dia, como sugerimos, poderá completar a leitura deste livro cheio de ação, duas vezes, em apenas oito dias.
Ler as menores epístolas de Paulo
Agora já podemos passar às nove cartas de Paulo, de tamanho menor: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Veremos que estas cartas de Paulo às igrejas ou a seus amigos (Timóteo, Tito e Filemom) constituem uma leitura muito agradável. Se for possível, devemos ler a carta toda de uma vez: entretanto, Gálatas, Efésios e Timóteo, tomarão mais tempo.
Ler o Evangelho de Lucas
Neste ponto, voltamos a outro dos Evangelhos de Cristo, o livro de Lucas. Este relato da vida de Cristo é o mais longo e detalhado. Nele encontramos fatos que não constam dos outros Evangelhos.
Ler o livro de Atos
Depois de terminar a leitura do Evangelho de Lucas, será interessante passarmos à continuação da história, que ele narra no livro de Atos dos Apóstolos. Veremos como é emocionante a maneira como o Espírito Santo usou os primeiros cristãos no testemunho fiel de Cristo por todo o mundo conhecido da época.
Ler o livro de Romanos
O melhor livro doutrinário do Novo Testamento é o de Romanos. Uma das razões por que esta carta é interessante é que talvez seja a única que Paulo escreveu a uma igreja que nunca visitou pessoalmente. É provavelmente por isto que ele apresenta nela tantos dos ensinamentos básicos que dava is outras igrejas, logo que as fundava. Não se surpreenda o leitor se encontrar-se relendo algumas de suas passagens, várias vezes. 
Ler o Novo Testamento todo, duas vezes
Lendo três capítulos por dia do Novo Testamento, levaremos oitenta e sete dias para completar a leitura. Isto significa que gastaremos 174 dias (quase seis meses) para lê-lo duas vezes. As leituras anteriores também tomarão quase seis meses. Portanto, no final de um ano, o estudante terá lido o Novo Testamento todo duas vezes, e várias vezes as partes mais importantes para o crente novo. Se o leitor ainda não fez uma leitura constante da Bíblia, verá que isto é o melhor beneficio que poderá fazer para sua vida e maturidade espiritual.
Ler os livros de sabedoria do Velho Testamento
O autor foi dotado com duas grandes bênçãos –um pai devotado e temente a Deus, que lhe ensinou os mandamentos e estatutos divinos, e os provérbios de homens tementes a Deus; e, Salomão recebeu um dom todo especial de sabedoria.
O livro de Provérbios contém os princípios básicos que Deus quer que os homens observem para serem felizes e prósperos. Ele chega a prometer que a obediência deles prolongará nossa vida. (Pv. 9:10, 11.)
O livro de Provérbios é muito propício à leitura diária, pois contém exatamente trinta e um capítulos. Muitos homens de negócio consideram esta leitura uma das mais proveitosas no sentido de prepará-los para enfrentar as dificuldades com que se defrontam diariamente no mundo dos negócios.
Ler os livros mais importantes várias vezes
Uma vez terminados os livros de sabedoria, está na hora de voltarmos ao Novo Testamento, e relermos os livros-chave que foram indicados anteriormente. Todos os dias, durante trinta dias.
1 João, Efésios,  Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses e Tiago.   
Quem seguir fielmente o esquema que apresentamos, terá tido a Bíblia diariamente durante dais anos, tirando grande proveito para sua vida espiritual. Agora estamos prontos para:
Ler a Bíblia toda em um ano. As Escrituras contêm 1190 capítulos – 929 no Velho Testamento e 261 no Novo. Se lermos três capítulos diários durante a semana, e cinco aos domingos, poderemos completar a leitura bíblica em 362 dias. Muitos crentes fazem a leitura deste modo todos os anos. Qualquer que seja o grau de maturidade do leitor, se ele observar o diário espiritual do modo como sugerimos, no fim desse tempo não será mais um bebê em Cristo.
O  ESTUDO  DA  BÍBLIA  LIVRO  POR  LIVRO
Quem deseja ser um "obreiro aprovado" para Deus, terá que estudar a Palavra de Deus. Isto não deve surpreender a ninguém, pois essa condição se aplica a todos os aspectos da vida atual. Para ser carpinteiro, bombeiro, pedreiro, eletricista, um homem precisa estudar e trabalhar como aprendiz durante algum tempo, antes de tornar-se um operário oficial na sua função, ou "obreiro aprovado". Seja na profissão de construtor, ou em qualquer outra, o exercício competente de qualquer função requer estudo.
Três elementos são necessários para um bom e proveitoso estudo da Bíblia: esforço mental, disciplina e tempo. Quem reunir estes três pode se tornar um "obreiro aprovado".
1. Esforço mental
Este livro auxiliará o leitor na parte do esforço mental, apresentando-lhe sugestões valiosas sobre o que deve fazer, e vários gráficos para ativar seu processo mental. Isto evitará que fique se debatendo em confusões, e fará com que tire o máximo proveito do tempo que têm disponível para o estudo bíblico.
2. Disciplina
Somente nós próprios podemos aplicar a autodisciplina em nossa vida. Por experiência própria, já descobri que a disciplina é o fator essencial do sucesso em qualquer campo de atividade.
Estabeleça um volume de estudo mínimo, como fez para a leitura, de outro modo tudo não passar de boa intenção.
3. Tempo
O período mínimo de tempo para estudo deve ser de quinze minutos diários, além dos quinze minutos de leitura! Se for mais conveniente, pode-se observar três períodos de trinta minutos por semana, ou então, simplesmente, prolongar por mais quinze minutos os quinze de leitura.
O segredo é o esforço mental, mais autodisciplina, mais tempo empregado em estudo da Palavra de Deus. Isto significou um rápido crescimento espiritual, e a capacidade de ser usado como "obreiro aprovado" por Deus.

PARA DECORAR A BÍBLIA DE MANEIRA PROVEITOSA
Sl 119.9, 11Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti
O melhor método que conheço para decorarmos versos bíblicos é utilizar cartõezinhos de memorização.
Damos abaixo algumas sugestões que poderão auxiliar nesta memorização.
1. Escrever os versos em cartões
Devemos copiar o verso diretamente da Bíblia, escrevendo-o à mão, pois este é um modo valioso de iniciar o processo de memorização. Copiá-lo à máquina pode ficar mais elegante, mas não ajudará tanto na memorização quanto copiando à mão.
2. Memorizar temas para cada verso
O simples ato de memorizar os versos e as referências pode tornar-se um pouco confuso, a não ser que procuremos associar, a cada versículo, um tema. Em vez de decorarmos cinqüenta versículos esparsos, será melhor decorarmos cinqüenta versos a respeito de cinqüenta temas. A razão disso é que nossa mente apreende melhor os temas. Quando quisermos recordar um texto a respeito da oração ou de qualquer outro assunto, será mais fácil lembrá-lo se o tivermos associado ao assunto no momento em que o memorizamos. Vejamos dois exemplos que ilustram este ponto.
3. Decorar as referências
 Alguém comparou à associação de pessoas e nomes. É possível alguém sair bem se não se lembrar do nome de uma certa pessoa, mas, se quiser mencionar o nome, será bom que se dirija à pessoa pelo nome certo. Aliás, dizem que o tempo que empregamos a mais para decorar as referências, serve para aguçar nossa memória com relação a nomes de pessoas e de lugares.
4. Decorar três versos por semana
Já ficou provado que a média de três versos por semana é a ideal para a memorização das Escrituras. Estudar mais que isso pode acabar resultando em confusão, quando tentarmos recordá-los depois de algum tempo. Estudar menos pode provocar desinteresse na memorização.
A memorização de três versos por semana permite-nos mais tempo para aprendê-los bem, com mais facilidade para evocá-los, mais tarde.
5. Datar e anotar cada verso
Será bom marcar nas costas de cada cartão a data em que começamos a memorizar o versículo. Será bom, também, anotar no caderno de estudos bíblicos, para termos o fato registrado, caso perdamos o cartão.
6. Revisão diária
Os psicólogos afirmam que a revisão auxilia grandemente o aprendizado. é muito importante que revisemos os versos da semana várias vezes por dia, principalmente no início da semana. Depois que conseguirmos repetir um desses versos três vezes, perfeitamente, podemos colocá-lo no grupo de versos já decorados nas semanas anteriores, e que recordamos uma vez por dia.
7. Revisão diária durante sete semanas
O segredo da memorização permanente é recordar cada verso diariamente, durante sete semanas. Alguém já resumiu o processo da seguinte maneira: "Recordando um verso diariamente durante sete semanas, e depois uma vez por semana durante sete meses, e depois uma vez por mês, durante sete meses também, nós o lembraremos para o resto da vida.
Agora você já sabe que pode estudar a Bíblia sozinho, e que, se o fizer, poderá tornar-se um crente melhor e dar mais frutos para Deus.

Fontes:

COMO  ESTUDAR  A  BÍBLIA  SOZINHO - Tim LaHaye – Editora-Betânia

Teolgia Bíblica Novo Testamento (livro)