terça-feira, 15 de novembro de 2016

Apascentar ou Ganhar almas?

CONSTRUINDO O TEMPLO
Mt 7.26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
Mt 7.27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
Construir um templo parece é o que menos têm preocupado os crentes, e também parece que nem os líderes e nem dos que foram chamados para pregar a Palavra de Deus. Mas este assunto nós vamos ver segundo a Palavra de Deus como é necessário construir o Templo. Podemos ver que Deus é o Engenheiro ou o Arquiteto que projetou o templo, mas passou a planta para o Construtor. Mas o que deve fazer o construtor. Ap. 3: 18.
Podemos ver que os alimentos que têm saído dos púlpitos as o de terceira, portanto estão construindo templos com material de terceira. O que acontece quando o templo é construído com material de terceira,  será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia..
Quando o templo está sendo construído com material de primeira, isto é, com a genuína Palavra de Deus, o que acontece com este templo, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.

Deus como Arquiteto e Engenheiro
1Co 3.10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
1Co 3.11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
1Co 3.12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
1Co 9.7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?
Podemos ver que Deus como Arquiteto, Engenheiro passou a planta pra as lideranças e pregadores os construtores. Eles são os responsáveis pela construção do templo
O dever destes líderes e pregadores é edificar este templo sobre o fundamento, e este fundamento é Cristo.
Se o pregador ou líder está trazendo a Palavra genuína, ele está edificando o templo em ouro, prata ou pedras preciosas. Mas se a palavra do pregador está misturada com a sabedoria humana, doutrinas humanas e entendimentos humanos, ele está edificando templo de madeira, feno e palha.
A Palavra de Deus nos mostra que todo templo construído passará por grandes provas, por isto a responsabilidade dos líderes e pregadores é muito grande. 


Edificador de templo, e perdedor de almas
Lc 12.45 Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se,
Lc 12.46 virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
Lc 12.47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
Lc 12.48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.
Muitos pregadores pregam sem a total direção do Senhor, em vez de pregar a Palavra que edifica o templo, prega rebeldia. O pregador deve procurar a direção de Deus para pregar. Jr. 28: 15e 16.
Quando os líderes e pregadores não conseguem passar uma Palavra genuína, a consequência é não conseguirem construir o templo. Certamente este construtor está fazendo com que o reino de Deus seja escandalizado. A Palavra de Deus mostra que no final dos tempos, se levantariam verdadeiros construtores de templos. Homens que estariam mais preocupados com pregar a verdade a Palavra genuína do que agradar os homens.
Porquê devemos ser refinado, purificado e bem preparados?
Firmar o templo na rocha é firmar o templo em Jesus Cristo, estar firme em Jesus Cristo é estar em Santidade.

O Crescimento Mínimo da Igreja
At 20.20 como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa,
O número mínimo de convertidos na sua igreja deveria ser várias vezes maior que o quadro atual. Como a Igreja Primitiva conseguiu isso? A resposta é:
Publicamente, e de casa em casa, ainda dará resultados hoje.
Muitos pastores e cristãos estão preocupados com a sua igreja.
Ficam admirados porque os pecadores não assistem aos cultos.
Eles oram para que os pecadores venham. Porém, é possível que eles nunca tenham ido onde eles estão. Enquanto eles oram pelos pecadores, estes estarão perdidos porque Cristo só pode atingi-los ATRAVÉS da vida e do testemunho cristão. Será que estamos pedindo demais quando esperamos que os pecadores venham à Igreja para encontrarem Cristo quando nós não estamos dispostos a deixar Cristo ir lá fora onde eles estão, por nosso intermédio? Estaríamos exigindo demais dos cristãos pedindo que eles fossem às casas dos homens perdidos? VOCÊ é o Corpo de CRISTO!
Calcula que menos de 10 % dos cristãos levaram uma alma a Cristo. Entretanto, mais ou menos 40% do público frequenta alguma igreja durante algum período de suas vidas.
Isto quer dizer que Deus recebe mais cooperação dos pecadores do que dos cristãos. Algumas pessoas perdidas virão à Casa de Deus, mas uma porcentagem muito menor de cristãos irá à casa do pecador. Os perdidos provaram ser mais cooperadores do que os salvos. Todavia, de quem Jesus espera mais? Ele nunca disse:
"Ide, vós pecadores, à Minha Casa e sede salvos, para que não morrais", mas disse: "Ide vós à toda criatura". Esse mandamento é a vocação suficiente.
SEJA UM CRISTÃO
Pv 11.30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.
Um pastor disse: "Eu não sou um conquistador de almas; eu
nunca pude lidar com pecadores. A minha vocação é de pastor
para pastorear o rebanho".
Quem foi o maior Pastor? Jesus! E Ele também foi o maior
Conquistador de Almas. um pastor, eu deveria querer
seguir o Seu exemplo. Alguém mais disse: "Eu nunca faço uma chamada ao Altar; eu não tenho jeito para isso. Você sabe, essa não é a minha vocação. Eu sou um instrutor, esse é o meu dom".
Bem, quem foi o maior Instrutor? Jesus Cristo! E Ele foi o
maior Conquistador de Almas do mundo. Um instrutor, deveria  querer seguir o exemplo de Cristo de tal forma que pudesse conquistar almas. Independente da sua função na Igreja, seja um Conquistador de Almas, porque Jesus foi o maior conquistador de almas. Outro diz: "Essa não é a minha vocação de modo algum; o meu dom é de  profecia".
Quem foi profeta maior do que Jesus? Entretanto Ele era um
Conquistador de Almas. Antes que você fosse um pastor, você era um cristão semelhante a Cristo. Você tem uma vocação, a de Cristão, para conquistar almas.
Primeiro um cristão, um conquistador de almas; em segundo lugar um pastor ou qualquer outro cargo na igreja.
PRIMEIRO, UM CRISTÃO, UM CONQUISTADOR DE ALMAS.

FORA ONDE OS PECADORES ESTÃO
Mt 4.19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Testemunhas de Jeová estão ganhando enquanto as igrejas evangélicas estão perdendo. Por que? Há uma só razão simples: Enquanto os cristãos evangélicos usam os seus púlpitos nas igrejas, as Testemunhas de Jeová usam as solas dos seus sapatos. Enquanto
os cristão abrem caminho para o santuários de suas igrejas, as
Testemunhas de Jeová abrem caminho para as casas dos
Pecadores, e lá eles conseguem convertidos à sua doutrina.
A menos que a Igreja recapture este segredo básico de
conquistar almas, nós iremos perder este mundo.
Um conquistador de almas não ganha almas somente dentro
da igreja. Se ele espera colher os perdidos, ele precisa levar o seu
testemunho LÁ FORA ONDE OS PECADORES ESTÃO, fora do
santuário, nas feiras, nas ruas, nas cadeias, nos hospitais, nas
casas dos pecadores, lá fora no meio do povo, onde as almas
perdidas estão. Isto é evangelismo!

LÁ ONDE ELES MORAM
Mt 28.18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra..
É por isso que construímos as nossas plataformas rústicas nos parques, nos grandes gramados, nos estádios ou nos campos.
Os Hindus não irão à uma igreja. Os Mussulmanos não entrarão
num templo Cristão. Os Shintoistas ou Budistas não irão à uma
casa de culto cristã. Leprosos, endemoniados, feiticeiros e os
miseráveis não irão às assembléias onde o povo de Deus se congrega. Mas vá lá fora, com o Evangelho, nas vias públicas, à
beira-mar, aos parques, aos estádios, e aos campos abertos e eles virão por dezenas de milhares. Você estará LA ONDE ELES MORAM. E depois que você os tiver conquistado LÁ FORA ONDE ELES ESTÃO, eles virão e entrarão na Casa de Deus, Porque eles foram convertidos. O método da Igreja Primitiva era de
IR LÁ FORA ONDE OS PECADORES ESTÃO.

A GRANDE COMISSÃO
Mc 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Essa é a Sua ordem a cada um dos Seus seguidores. Essa é a única coisa que Ele nos deixou para fazer. Esse é o trabalho vitalício de cada cristão
Ele não nos deu nenhum outro trabalho a fazer a não ser o de "pregar o Evangelho a toda criatura". Essa é a missão do crente para toda a sua vida. Foi isso que os crentes primitivos fizeram dia e noite; eles testemunharam de casa em casa, nos mercados, nos poços das vilas, nas estradas movimentadas, nas ruas, nos lugares de reuniões, nas prisões e nos calabouços em toda a parte. Eles compreendiam a sua vocação. Eles fizeram o que Cristo fez. Hoje a igreja quase que perdeu esse conceito. Os cristãos são membros de igreja, mas não testemunhas. Eles vão ao seu santuário confortável, mas não aos caminhos e vaiados para falar aos pecadores a respeito de Cristo.
Os pecadores não vão à igreja. Esse é o lugar onde eles não irão. (Sim, alguns irão, mas não a maior parte das massas que está perdida). Portanto, nós jamais os ganharemos dentro da igreja, devemos ir atrás deles. assim como Jesus ordenou que fizéssemos. Ele está DENTRO de nós. Nós somos o Seu Corpo.
Ele pode alcançar os pecadores somente ATRAVÉS DE NÓS.
Talvez ninguém nesta geração tem seguido um padrão tão
básico de evangelismo.
Eu sou o Seu Corpo. Eu preciso deixá-lo ganhar almas ATRAVÉS DE MIM.
 
IGREJA PRECISA CRESCER
Mt 9.37 Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Mt 9.38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
A teologia comprometida com a prosperidade a qualquer custo, para estes, a Igreja precisa crescer, crescer e crescer, pois o sucesso no ministério depende dos números apresentados. Uma Igreja abençoada, segundo tal visão, é uma mega igreja.
A Igreja abençoada é aquela que é grande em todos os sentidos: no número de membros, na arrecadação financeira, no sucesso que ela faz na mídia, nos seus programas e investimentos. A conclusão é lógica: se a Igreja não cresce é porque alguma coisa está errada.
Na outra ponta estão aqueles que despretensiosamente afirmam que o que importa é a qualidade e não a quantidade. Para estes os números não significam nada. Como todo extremo é perigoso, temos de chegar a um lugar de moderação, a um ponto de equilíbrio. Este é o lugar da saúde, da vida, e, porque não dizer, da benção verdadeira. Este é o lugar onde quantidade e qualidade tem o seu valor, a sua importância, onde um não exclui o outro. Nesse lugar cabe a pergunta: Igreja precisa crescer?
Igreja é corpo, e corpo saudável cresce
Mt 24.14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Um corpo somente não cresce quando padece de grave enfermidade. Existem doenças próprias que impedem o avanço e o crescimento de um corpo. São anomalias, patologias, e nunca modelos ideais e sãos. Se uma Igreja não cresce, de um modo semelhante, ela também padece de enfermidade. Uma Igreja que não cresce é uma anomalia. Algo que foge ao padrão natural, pois é natural que uma Igreja cresça. Não queremos de modo algum atrelar o crescimento da Igreja apenas à questão dos números, da quantidade, Queremos entender e adotar o crescimento como uma necessidade qualitativa do corpo de Cristo. Precisamos crescer em tudo, em todas as direções, em todas as dimensões, em todos os propósitos. Isso é expressão de um crescimento saudável.
Enfim, a Igreja precisa crescer porque o seu crescimento, se saudável, insisto, há de glorificar a Deus e alcançar muitas vidas, e foi exatamente para isso que Deus nos “chamou para fora”.
Que Deus nos dê o desejo ardente de ver a Sua obra avançar. 
 
O Crescimento Honestamente da Igreja
Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mt 28.20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Então você é um pastor e quer que sua igreja cresça. Esse é um desejo muito comum entre os  pastores. Mas porque quer que sua igreja cresça? Honestamente, qual é o motivo do seu coração?
Você quer que sua igreja cresça para que se sinta bem sucedido? Quer se sentir respeitado e influente? Quer ter poder sobre as pessoas? Espera ficar rico? Todos esses são motivos errados para querer que sua igreja cresça.
Agora, se quiser que sua igreja cresça para que Deus seja glorificado enquanto mais e mais vidas são transformadas pelo Espírito Santo, então esse é o motivo certo para desejar o crescimento da igreja.
É possível que estejamos enganando a nós mesmos, pensando que nossos motivos são puros quando de fato são na verdade egoístas.
Como podemos conhecer nossos motivos verdadeiros? Como podemos saber se queremos construir o reino de Deus o simplesmente o nosso reino?
O pastor de uma igreja grande também poderia plantar igrejas para sua própria glória, só para poder se gabar de quantas igrejas nasceram de sua igreja. Outra pergunta que poderíamos fazer é: “Eu me associo com pastores de igrejas menores ou tenho me distanciado deles, sentindo-me melhor que eles?” Ou:  
“Eu estaria disposto a pastorear apenas de doze a vinte pessoas em uma igreja no lar, ou isso seria duro de mais para o meu ego?”
O Movimento de Crescimento da Igreja
Mt 24.14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Vários pastores proclamam um evangelho de prosperidade, alimentando o orgulho de pessoas das quais a religião é um meio de acumular ainda mais.  Esta é outra vantagem do modelo de igreja no lar, os pastores não se esforçam para ter grandes congregações pelos motivos errados, pois o tamanho da congregação é limitado ao tamanho da casa. tesouros na terra. Esses são pastores dos quais as técnicas de crescimento de igrejas não devem ser imitadas.
Algumas estratégias modernas de crescimento de igrejas parecem sugerir que, pelo bem de ganhar membros, os cultos sejam mais atraentes às pessoas que não querem seguir a Jesus. Eles aconselham sermões curtos e sempre positivos, louvor sem expressão, muitas atividades sociais, que o dinheiro nunca seja mencionado, e assim por diante. Isso não resulta na formação de discípulos que se neguem e obedeçam a todos os mandamentos de Cristo. Resulta em crentes que estão no caminho largo para o inferno. Essa não é a estratégia de Deus para ganhar o mundo, mas a de Satanás para ganhar a Igreja. Não é “crescimento da Igreja” e sim “crescimento do mundo.” 

As Consequências do crescimento
Lc 14.26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.
Lc 14.27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.
Lc 14.28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?
Lc 14.29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,
Lc 14.30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.
Lc 14.31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
Lc 14.32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
Lc 14.33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.
A grande maioria de pastores pastoreia rebanhos que consistem em menos de cem pessoas. Muitos desses pastores ficam desanimados depois de tentar técnicas de crescimento que não funcionam ou cujo tiro sai pela culatra, não por culpa deles. Primeiramente, o crescimento da igreja é limitado ao tamanho da população local.
É óbvio que a maioria das grandes igrejas institucionais são encontradas em grandes áreas metropolitanas. Muitas vezes elas têm milhões de pessoas para se tornarem membros. Contudo, se números são uma determinação verdadeira de sucesso, então a igreja deveria ser julgada, não por tamanho, mas por sua porcentagem da população local. Com essa base, algumas igrejas com dez pessoas têm mais sucesso que outras com dez mil. Uma igreja de dez membros em uma comunidade de cinquenta pessoas tem mais sucesso que uma de dez mil em uma comunidade de 5 milhões.
Mesmo assim, os pastores de dez pessoas nunca serão convidados para falar em convenções de crescimento de igrejas.
Limite para o Crescimento de Igrejas
Lc 9.5 Mas, onde quer que não vos receberem, saindo daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.
O crescimento das igrejas é limitado ao nível de saturação entre as pessoas receptivas por todas as igrejas de uma dada região. Em um certo tempo, existe somente um número de pessoas em uma área que têm os corações abertos ao evangelho. Uma vez que os receptivos são alcançados, nenhuma igreja crescerá, amenos que algumas pessoas que já vão à igreja se transfiram a outra (que é como muitas igrejas grandes têm crescido, do custo de outras igrejas dentro de suas regiões. Portanto, é muito possível que pessoas que agora não estão abertas ao evangelho se tornem receptivas. Quando isso ocorre, as igrejas podem crescer. Jesus enviou Seus discípulos para pregar o evangelho em cidades que sabia que não seriam receptivas, onde nenhuma pessoa se arrependeria. Mesmo assim Ele mandou que pregassem o evangelho lá. Esses discípulos voltaram sem sucesso? Não, mesmo não tendo convertidos e nenhum crescimento de igreja eles obtiveram sucesso, porque obedeceram a Jesus. Do mesmo modo, Jesus ainda manda pastores a vilas, cidades e subúrbios onde sabe que somente uma pequena porcentagem das pessoas será receptiva ao evangelho. Esses pastores, que com fé servem a suas pequenas congregações, têm sucesso aos olhos de Deus, mesmo sendo fracassos aos olhos de alguns experts em crescimento de igrejas. Pastores, tenham esperança, continuem obedecendo, orando e pregando. Antes de cada reavivamento em grande escala existe a necessidade de um reavivamento de um membro. E sempre existe alguém que está sonhando com um reavivamento em grande escala. Continue sonhando!
Habilidade necessária para administrar
Cl 1.25 da qual eu fui constituído ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, a fim de cumprir a palavra de Deus,
Cl 1.26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos,
Cl 1.27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
A maioria dos pastores não tem a habilidade necessária para administrar uma grande congregação, e não é culpa deles. Eles simplesmente não possuem o dom de organização, administração ou a habilidade de pregar/ensinar, que são necessárias para uma grande congregação. Claramente, tais pastores não foram chamados por Deus para pastorear grandes congregações, e estariam errados em tentar pastorear outra coisa além de igrejas institucionais médias ou igrejas nos lares. E não há outra escolha para o pastor titular de uma mega igreja institucional. Ele precisa de uma equipe de ajudantes, e dirigir esta equipe é um trabalho integral.
Muitos pastores que pensam que suas congregações são muito pequenas devem reconsiderar seu ministério à luz das Escrituras.
Se eles têm cinquenta pessoas, suas igrejas podem ser, na verdade, grandes de mais. Se existe liderança capaz dentro da igreja, com muita oração podem considerar se dividir em três igrejas nos lares e fechar o templo, com o objetivo de fazer discípulos e construir o Reino de Deus à maneira de Deus.
Técnicas Modernas para o Crescimento de Igrejas
1Co 3.12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
1Co 3.13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
1Co 3.14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
1Co 3.15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.
Existem outras técnicas sendo promovidas hoje como essenciais para o crescimento de igrejas, muitas dessas outras técnicas não são bíblicas e entram na categoria de “campanha espiritual.”
Elas são anunciadas com nomes do tipo “destruindo fortalezas”, “campanha de oração” e “mapeamento espiritual” Muitos dos novos meios de crescimento de igrejas são resultados de experiências de alguns pastores que dizem: “Eu fiz isso e aquilo e minha igreja cresceu. Então, se você fizer as mesmas coisas sua igreja também vai crescer.” Contudo, a verdade é que não havia conexão real entre o crescimento da igreja deles e as coisas peculiares que fizeram, mesmo que pensem o contrário. Isso é provado repetidamente quando outros pastores seguem esses ensinamentos peculiares, fazem coisas idênticas, e suas igrejas não crescem.
É possível ouvir um pastor de crescimento de igrejas dizer: “Aconteceu um reavivamento em nossa igreja quando começamos a gritar com os demônios de nossa cidade. Então, se você quiser um reavivamento na sua igreja vocês precisam gritar com os demônios.” É mais provável que as pessoas daquela cidade se tornaram receptivas ao evangelho, talvez como resultado das orações da igreja e aconteceu que aquele pastor estava pregando quando eles se tornaram receptivos. A maioria das vezes, o crescimento da igreja é resultado de estar no lugar certo na hora certa. E o Espírito Santo nos ajuda a estar no lugar certo na hora certa.
Nós só precisamos praticar meios bíblicos para construir a Igreja.
Todo o resto é perca de tempo. São trabalhos que consistem de madeira, palha e feno que um dia serão queimados e não serão recompensados.
Finalmente, o objetivo não deve ser só o crescimento em número, mas na formação de discípulos. Se a igreja crescer enquanto fazemos discípulos, este é o caminho!
Glória a Deus!
Fontes: Autoajuda através da Bíblia, www.rudecruz.com, www.midiagospel.com.br e www.estudobiblico.org