quinta-feira, 28 de julho de 2016

É possível que a vida tenha começado antes da Terra



É possível que a vida tenha começado antes da Terra

Cientistas recentemente usaram a biologia e computação para sugerir uma hipótese muito intrigante: teria a vida surgido primeiro que nosso planeta? Poderia ela ter se formado fora do sistema solar?
Para chegar a essa conclusão, os geneticistas Alexei Sharov e Richard Gordon usaram a chamada Lei de Moore para calcular a evolução da complexidade da vida na Terra.
Originalmente, a Lei de Moore é a teoria computacional que sugere que os computadores dobram sua capacidade de processamento a cada dois anos. Usando essa lei hoje, podemos voltar a década de 1960, quando o primeiro microship foi produzido.
No estudo, a Lei de Moore sugeriu que a vida orgânica surgiu muito antes do que o planeta Terra – muito antes até mesmo do nascimento do sistema solar, que se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos (incluindo todos os planetas). Segundo os pesquisadores, a vida teria surgido há pelo menos 10 bilhões de anos, época em que o universo ainda era muito jovem.
A lei de Moore mostra que é matematicamente possível que a vida tenha antecedido a Terra, mas fisicamente a hipótese ainda é tema de debates. Os geneticistas garantem que sim, é fisicamente plausível.
Segundo eles, quando nosso sistema solar estava se formando, formas simples de vida pode ter sido trazidas para os planetas. Essa hipótese é chamada panspermia.
Vale frisar que os cálculos feitos pelos cientistas não servem como evidência de que a vida tenha surgido há tanto tempo, até porque é impossível ter certeza de que a complexidade orgânica evoluiu de forma constante durante bilhões de anos.
Eles assumem que a ideia ainda é muito vaga, e necessita de mais evidências: “Há muitos elementos hipotéticos em nosso argumento… mas para fazer uma visão mais ampla, você precisa de alguns elementos hipotéticos”, disse Sharov.
Seja como for, a hipótese ainda levanta outras ideias interessantes. Se a complexidade da vida evoluiu de forma constante, então a evolução social e científica de qualquer forma de vida em qualquer canto do universo teoricamente deve ser igual à dos humanos. Pensando por outro lado, é plausível que existam algumas civilizações avançadas até mesmo em nossa galáxia, a Via Láctea.
Apesar de que muitos cientistas duvidem da veracidade da hipótese de Sharov e Gordon, eles admitem que há uma chance de que a vida na Terra tenha sido trazida do espaço, por meio de colisões de rochas espaciais como cometas e asteroides
Sharov disse que se ele tivesse que apostar nele, ele diria "é de 99 por cento verdade que a vida começou antes da Terra".
Fonte: www.opolemico.com.br