domingo, 19 de junho de 2016

Brasil está se tornando o país dos inadimplentes



Como o Brasil está se tornando o país dos inadimplentes
Reportagem mapeia o efeito cascata dos não pagamentos em um momento em que, de cada 10 brasileiros, quatro estão com dívidas atrasadas.

Diante da inadimplência dos clientes de sua ferragem, Tiago Langer Jacobus, 39 anos, restringiu as vendas a crédito Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Em uma reportagem especial, Zero Hora faz uma radiografia da inadimplência no Brasil, que atingiu este ano número recorde: 60 milhões de pessoas não conseguem pagar suas contas. De cada 10 brasileiros, quatro estão com dívidas atrasadas – em serviços básicos, como água, luz e telefone, e também no banco e no cartão de crédito. 
Zero Hora conversou com pessoas que se viram, por circunstâncias da crise, por fatalidades pessoais e mesmo por descontrole financeiro, enredadas em juros e prestações não pagas. O desemprego, especialmente entre jovens de 18 a 25 anos, é o principal fator da alta no índice, que provoca um ciclo vicioso no andar de cima da economia: aumenta a desconfiança de empresários, inibe investimentos e pressiona a taxa de juros.
Fonte: clikrbs
Gaspar Moura dos Santos