terça-feira, 31 de maio de 2016

Mais de 880 imigrantes morreram no Mediterrâneo na última semana



Mais de 880 imigrantes morreram no Mediterrâneo na última semana
Dados foram divulgados pela Organização das Nações Unidas em relatório
                       Barco resgata imigrantes no Mediterrâneo no ano passado REUTERS/Italian Navy/Handout
Naufrágios nas águas do Mar Mediterrâneo podem ter causado ao menos 880 mortes de imigrantes ilegais que tentavam chegar à Itália na última semana, apontou um relatório da Acnur (Agência das Nações Unidas para os Refugiados).
Dados foram fornecidos com base em testemunhos de imigrantes sobreviventes, recolhidos na Itália. Ao menos três tragédias de grandes proporções foram registradas no Canal da Sicília, que liga o norte da África ao sul da Itália, na semana passada.
No dia25/05/2016, calcula-se que ao menos 100 pessoas tenham morrido após o naufrágio de uma embarcação superlotada que vinha da costa africana. No dia seguinte, outras cerca de 500 vítimas morreram em tragédia similar.
Outros 45 corpos foram encontrados e muitas pessoas continuam desaparecidas, após mais uma embarcação virar.
Ainda segundo a Acnur, o número de imigrantes mortos em 2016 até o momento no Mediterrâneo chegou a 2.510. No mesmo período do ano passado, a cifra era de 1.855. Em 2014, antes do início da atual crise imigratória, 57.
Só em 2015, a Itália foi porta de entrada para mais de 150 mil pessoas que fugiam das guerras, da miséria e de perseguições — especialmente de países do norte da África.
O país é a segunda "rota de imigrantes" pelo mar, ficando atrás apenas da Grécia — que recebeu mais de 840 mil imigrantes no ano passado.
Segundo cálculos das Nações Unidas, a chance de morrer durante a travessia do Mediterrâneo com os traficantes de humanos é de
1 em 81.
Fonte: Portal r7
Gaspar Moura dos Santos