Para muitas pessoas, viajar de carro é uma escolha.
A liberdade de optar pelos horários mais adequados e de definir quais serão as
paradas podem ser mais interessantes do que chegar rápido a um lugar. Pode até
demorar mais, mas a chance de curtir a paisagem compensa.
Pelo mundo, algumas têm status de celebridade.
Cheias de curvas e revelando belos ou exóticos cenários, as rodovias mais
bonitas nem sempre são fáceis. Algumas, por serem sinuosas demais, exigem
bastante experiência ao volante. Selecionamos as estradas mais badaladas do
mundo, com suas localizações e principais características. Elas provam que o
melhor da viagem pode começar antes mesmo da chegada ao destino final. Escolha
a sua e pise no acelerador.
Rota 66
Thinkstock/Getty
Images Rota 66: a mais famosa do mundo
Onde: Estados
Unidos.
Como chegar: para percorrer a estrada inteira, a viagem começa em Chicago ou em Los Angeles.
Como chegar: para percorrer a estrada inteira, a viagem começa em Chicago ou em Los Angeles.
Certamente a estrada mais famosa do mundo, a Rota
66 existe desde 1926. Ela começava em Chicago e passava por vários estados
americanos, como Kansas, Texas, Novo México e Arizona, terminando em Santa
Mônica, na Califórnia, exatamente 3.755 quilômetros depois. Desde 1985, ela
existe apenas como rota histórica, reconhecida pelo governo dos Estados Unidos
por sua relevância turística e cultural. Importância histórica a Rota 66 tem de
sobra: nos seus acostamentos foram abertos os primeiros motel e McDonald´s do
país.
Entre os pontos turísticos da estrada está o
Cadillac Ranch, ponto em Amarillo, Texas, onde fica uma escultura feita em 1974
por integrantes do grupo de arte Ant Farm, usando dez modelos de automóveis da marca
Cadillac.
Estrada
Stelvio
Getty Images Ciclistas desfrutam a paisagem
enquanto percorrem as curvas da estrada
Onde: Itália.
Como chegar: a viagem pode começar em Bolzano, perto da fronteira suíça.
Localizada nos Alpes italianos, a Stelvio liga a estrada Valtellina Merano com o Vale do Ádige. É uma das mais altas da região, ficando a cerca de 2.757 metros acima do nível do mar. Exige atenção do motorista: tem 48 curvas entre as montanhas e é muito estreita em determinados pontos do percurso. Em compensação, oferece uma paisagem deslumbrante.
Como chegar: a viagem pode começar em Bolzano, perto da fronteira suíça.
Localizada nos Alpes italianos, a Stelvio liga a estrada Valtellina Merano com o Vale do Ádige. É uma das mais altas da região, ficando a cerca de 2.757 metros acima do nível do mar. Exige atenção do motorista: tem 48 curvas entre as montanhas e é muito estreita em determinados pontos do percurso. Em compensação, oferece uma paisagem deslumbrante.
Trollstigen
Trollstigen: mirantes, cachoeiras e paredões
rochosos podem ser vistos ao longo da sequência de onze curvas
Onde: Noruega.
Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Molde. De carro, a viagem dura seis horas saindo de Oslo ou quatro horas saindo de Trondheim.
Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Molde. De carro, a viagem dura seis horas saindo de Oslo ou quatro horas saindo de Trondheim.
Localizada na Noruega, a Trollstigen é famosa pelas
paisagens que oferece aos viajantes. Mirantes, cachoeiras e paredões rochosos
podem ser vistos por aqueles que encaram a sequência de onze curvas. Na encosta
mais íngreme, é preciso ter coragem. Além da viagem em si, a estrada oferece
inúmeras possibilidades de experiências e atividades ao redor. Caminhadas,
passeios de bicicletas e esqui são algumas opções.
Transfagarasan
Getty Images Estrada romena tem curvas acentuadas
Onde: Romênia.
Como chegar: para os que querem percorrer a estrada inteira, a viagem pode começar em Sibiu ou em Pitesti.
Como chegar: para os que querem percorrer a estrada inteira, a viagem pode começar em Sibiu ou em Pitesti.
Estrada mais alta pavimentada da Romênia, a
Transfagarasan (grafia exata, em romeno) foi construída entre 1970 e 1974 para
ser rota estratégica do ex-didator Nicolae Ceausescu. A estrada liga regiões da
Transilvânia à Walachia, e as cidades de Sibiu e Pitesti. As paisagens mais
bonitas ficam na extremidade norte, onde as curvas também são mais acentuadas.
Mas é na parte sul, perto da aldeia de Arefu, que fica um castelo que serviu de
morada a Vlad III, o mesmo que inspirou o personagem Drácula.
Lá há estacionamento e um caminho para que os
viajantes possam visitar as ruínas. No topo da montanha, a estrada dá acesso ao
Balea Lake, um lago glacial com milhares de anos. Em 2006, o primeiro hotel de
gelo na Europa Oriental foi construído nas proximidades do lago. Entre outubro
e junho, a Transfagarasan fica coberta por neve e, por esse motivo, é fechada.
Pacific
Coast Highway
Thinkstock/Getty
Images Pacific
Coast Highway: vista para o litoral da Califórnia, em mais de mil quilômetros e
33 pontes
Onde:
Califórnia, Estados Unidos.
Como chegar: para aqueles que quiserem percorrer toda a estrada, a viagem pode começar em Dana Point ou em Oxnard.
Como chegar: para aqueles que quiserem percorrer toda a estrada, a viagem pode começar em Dana Point ou em Oxnard.
Recebe o nome de Pacific Coast Highway o trecho da
State Route 1 ou Highway 1, a maior estrada costeira da Califórnia, Estados
Unidos. A fama desta estrada vem das belíssimas paisagens praianas ao longo de
toda a sua extensão. Quem encarar a viagem pela Pacific Coast Highway
percorrerá boa parte do litoral da Califórnia, espalhados por mais de mil
quilômetros, e cruzará 33 pontes. Entre as cidades atravessadas durante a
viagem estão Los Angeles, Long Beach, além dos balneários de Santa Monica e
Malibu.
Rodovia
Lysebotn
Flickr/Leo-setä A estrada Lysebotn não é para
viajantes de estômago sensível
Onde: Noruega.
Como chegar: a viagem pode começar em Stavanger.
Como chegar: a viagem pode começar em Stavanger.
Uma das mais desafiadoras da Europa, a Rodovia
Lysebotn requer atenção do motorista, mas rende uma viagem repleta de emoção.
Ela tem mais de um quilômetro de túnel, 27 curvas bem fechadas e sai da cidade
de Lysefjord. Dizem que a emoção é tanta que os últimos 30 quilômetros da
Lysebotn parecem uma montanha-russa.
Icefields
Parkway
Divulgação Icefields Parkway: a estrada liga dois parques nacionais do Canadá, o
Banff e o Jasper
Onde: Canadá.
Como chegar: sua viagem pode começar em Banff.
Como chegar: sua viagem pode começar em Banff.
Considerada uma das estradas mais bonitas do mundo,
a Icefields Parkway liga dois parques nacionais do Canadá, o Banff e o Jasper.
Também conhecida como Highway 93 Alberta do Norte, a estrada atravessa a
paisagem acidentada das Montanhas Rochosas canadenses. Com 230 quilômetros de
extensão, esta estrada foi concluída em 1940 e nos meses de julho e agosto
recebe até 100 mil veículos por mês.
Por ter duas pistas e alguns corredores de
passagem, os riscos decorrentes das curvas acentuadas são menores. Mas os
motoristas devem ficar atentos a animais e veículos parados no acostamento.
Pode nevar em qualquer época do ano, provocando, algumas vezes, o fechamento da
estrada.
Estrada da
Montanha Jebel Hafeet
IrenicRhonda
/ Flickr Jebel Hafeet: em pleno deserto
Onde: Emirados
Árabes Unidos.
Como chegar: a viagem pode começar por Oman, a cerca de uma hora e meia de Dubai (de carro).
Como chegar: a viagem pode começar por Oman, a cerca de uma hora e meia de Dubai (de carro).
Enquanto atravessa quilômetros, o motorista e seus
passageiros podem apreciar a beleza do deserto. Com 60 voltas, a Estrada da
Montanha Jebel Hafeet tem como cenário uma montanha de 1.219 metros de altura,
circundada por um deserto. O caminho de 12 quilômetros pela montanha alterna
retas e curvas, fazendo da viagem uma boa pedida para quem gosta de dirigir. A
estrada termina em um local que conta com estacionamento, hotel e um palácio de
propriedade de governantes do país.
Estrada Los
Caracoles
Thelma
Marrot / Flickr Estrada Los Caracoles: sem grades de proteção pela
Cordilheira dos Andes
Onde: Chile e
Argentina.
Como chegar: a viagem pode começar em Santiago, capital do Chile, e terminar em Mendonza, Argentina.
Como chegar: a viagem pode começar em Santiago, capital do Chile, e terminar em Mendonza, Argentina.
Uma estrada que se transforma em um verdadeiro desafio
para os motoristas. Assim é a Estrada Los Caracoles, que passa pela Cordilheira
dos Andes sem grades de proteção. Quando está coberta por neve -o que acorre
durante boa parte do ano -, torna-se ainda mais perigosa. Mas a vista faz
muitos motoristas se arriscarem.
Túnel
Guoliang
Flickr/Fang
Chen
Estrada
pavimentada foi construída por 13 moradores locais
Onde: China.
Como chegar: a viagem começa na província chinesa de Hunan, cuja capital é a cidade de Changsha.
Como chegar: a viagem começa na província chinesa de Hunan, cuja capital é a cidade de Changsha.
Construída por 13 moradores do vilarejo local, esta
estrada – que, na verdade, é um túnel rodoviário com 1.200 metros de
comprimento, cinco metros de altura e quatro de largura -, foi aberta entre as
rochas das montanhas Taihang, na província chinesa de Hunan. Sua inauguração
aconteceu em 1977 e toda a construção levou apenas cinco anos. Muitos moradores
da província morreram durante a construção do túnel, o que aumenta o número de
histórias a seu respeito e lhe rendeu o apelido de “a estrada que não suporta
erros”.
Camino a Los
Yungas (ou “Estrada da Morte”)
Flickr /
SURF&ROCK (Miguel Navaza) Camino a Los
Yungas: não a toa é chamada de estrada da morte
Onde: Bolívia.
Como chegar: a viagem começa em La Paz e termina em Corioco, se o plano for percorrer a lendária e perigosa estrada em toda sua extensão.
Como chegar: a viagem começa em La Paz e termina em Corioco, se o plano for percorrer a lendária e perigosa estrada em toda sua extensão.
A fama da Estrada da Morte percorre o mundo desde
1995, quando ganhou esse apelido. Ela tem 70 quilômetros de extensão, liga as
cidades de La Paz e Corioco e é pouco usada pelos locais. Também é muito
perigosa: sem grade de proteção e com chuvas e muita neblina bastante comuns na
região. O apelido mórbido pode ser justificado não apenas pela fama de
perigosa. São registrados cerca de 300 mortes por ano, causadas por acidentes
que acontecem, em média, a cada duas semanas. Apesar do perigo, quem viaja à
Bolívia em busca de aventura costuma incluir a travessia da Estrada da Morte
entre os passeios imperdíveis.
Rodovia
Atlântica
Flickr/supervillain A bela ponte da Rodovia Atlântica vale a viagem
Onde: Noruega.
Como chegar: a viagem deve começar em Molde ou em Kristiansund, pois os oito quilômetros da estrada ligam as duas cidades.
Como chegar: a viagem deve começar em Molde ou em Kristiansund, pois os oito quilômetros da estrada ligam as duas cidades.
Vale a viagem até mesmo pelo título recebido pela
Atlântica, considerada a mais bonita construção norueguesa do século 20.
Ligando as cidades de Molde e Kristiansund, ela tem apenas oito quilômetros de
extensão e conta com várias elevações. O cenário ao redor é lindíssimo,
especialmente nos pontos em que a elevação é bastante acentuada. A impressão é
a de que o carro está suspenso no ar.
Iroha-Zaka
Getty Images Cachoeiras e muito verde na estrada Iroha-Zaka
Onde: Japão.
Como chegar: a viagem pode começar no centro de Nikko, cidade conhecida por ficar na entrada do Nikko National Park.
Como chegar: a viagem pode começar no centro de Nikko, cidade conhecida por ficar na entrada do Nikko National Park.
Muitas curvas sinuosas. Para ser mais exato, 48
curvas fechadas, de cada lado. A rodovia tem uma pista para subida e uma para
descida. Cada curva ganhou o nome de uma letra de um alfabeto japonês antigo. A
viagem fica ainda mais interessante se o viajante souber que a Iroha-Zaka é um
ponto importante da história do Japão: os monges budistas atravessavam esse
caminho a pé, em peregrinação, até o lago Chuzenji.