domingo, 13 de novembro de 2016

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jo 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL é o método de ensino da Bíblia, semanalmente, visando levar ao aluno:
1)      aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador:
2)      crescer na fé e no conhecimento bíblico;
3)      por  em prática os ensinos bíblicos.
A Escola Dominical é a principal agência onde se cumpre a grande comissão de Jesus, pois é um lugar onde se faz discípulos, há preparação para o batismo e principalmente, o lugar onde há o ensino da palavra de Deus.
Uma Igreja que não investe em Escola Dominical é fadada a desaparecer, pois onde não há ensino, não há continuidade (Pv 29:18).

COMO COMEÇOU A EBD
Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento.
Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções.
Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo. (até hoje)
Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo.
Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por si mesmo.
Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia.
Em 1780 na Cidade de Gloucester, Sul da Inglaterra, o jornalista Evangélico Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. Em Janeiro de 1782 funcionou a primeira escola Dominical em caráter permanente.
Nascia assim a EBD (Sigla de Escola Bíblica Dominical).
O dia Mundial da EBD é 03 de Novembro.

                 Escola Dominical no Brasil
Seu início foi em 19 de Agosto de 1855 na Cidade de Petrópolis – RJ. Seu fundador foi o Missionário Robert Kalley e sua esposa Sarah Poulton Kalley com frequência de cinco crianças.

O lema da Escola Dominical
Cada aluno um crente salvo, cada salvo um crente treinado, cada crente treinado um Obreiro ativo.
O alvo da Escola Bíblica Dominical
O alvo da escola dominical é nobre e elevado em todos os sentidos, ela cuida das vidas em formação, seja no sentido social ou espiritual.
Ganhar Almas, crescimento dos alunos e Treinamento para o serviço do Mestre.

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA IGREJA LOCAL
Is 55.11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
A educação cristã na igreja não é só responsabilidade do pastor.
Outros oficiais locais têm esta responsabilidade, como o Dirigente de congregação, Coordenador Educacional, etc..
Em quase todas as igrejas, há várias agências de ensino:
Liga de Jovens, Liga das senhoras, Escola Bíblica Dominical, Classe de Novos Convertidos, Liga de Crianças, Classe de Casais, etc. O propósito de todos eles é prover a comunhão, ser agente de evangelização e proporcionar o ensino.

PORQUE ESTUDO BÍBLICO?
Ef 6.17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Os ensinos bíblicos são imprescindíveis para o homem.
Na Bíblia existem doutrinas (ensinos), poemas, provérbios, cânticos, histórias, revelações, profecias, comentários, narrativas e outras formas literárias, sob inspiração do Espírito Santo de Deus.
O propósito de estudar a Bíblia, de forma ordenada e contínua, nos leva aos seguintes benefícios:
1) Levar-nos á fé salvadora em Cristo Jesus
2) Orientar-nos sobre decisões do dia-a-dia
3) Guardar-nos contra superstições, mentiras e enganos.
4) Livrar-nos de cairmos em pecados, desordem emocional e cegueira espiritual .
5) Dar-nos sabedoria e compreensão sobre fatos do passado, do presente e do futuro.

Espaço Físico adequado
Quem não gosta de uma sala bonita? Todos temos mais prazer em assistir a Escola Bíblica Dominical se o lugar onde nos reunimos é atraente e limpo.
Características do bom professor
Chamada de Deus - Toda pessoa salva tem o dever de servir a Deus!
Personalidade atraente – O verdadeiro professor tem um bom coração e uma personalidade influencia os outros para a prática do bem.
Vida Exemplar: O Caráter e o proceder do professor,  tem mais influencia sobre o aluno, do que o ensino.
Alvo digno: Deve levar os incrédulos a aceitarem Jesus como Salvador e os crentes a conhecer lós de perto e a pregar o Evangelho aos perdidos.

BASES BÍBLICAS DO ENSINO
2Tm 3.16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
EDUCAÇÃO CRISTÃ ORDENADA: a palavra ensinar é repetida mais de 200 vezes na Bíblia.
 Especificamente, o ensino foi ordenado por Cristo em Mt 28.19-20.  Os ensinos (doutrinas) precisam ser apresentados ao povo, para edificação e afastamento das heresias (erros):
O próprio ministério de Jesus foi, em grande parte, voltado ao ensino: Os primeiros cristãos foram zelosos no ensino: Atos 5.42.
ENSINO BÍBLICO ÀS CRIANÇAS
2Tm 3.14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
2Tm 3.15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
O ensino bíblico não deve ser ministrado somente a jovens e adultos.
A base da personalidade é formada logo nos primeiros anos de vida.
Assim como a criança está aberta para conhecer a Jesus, ela também está para o mal. As crianças sempre foram alvos do diabo, pois ele sabe a importância de investir nesta fase da vida do ser humano.
Conclui-se que o evangelismo e o ensino bíblico deveriam ser prioridade nas igrejas.
“Vão e façam discípulos de todas as nações... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mt 28.19-20).
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual.
Não é necessário nenhum dom especial basta amá-las, orar, ser exemplo.
Ensine as crianças ao seu redor a amar a Palavra de Deus e contemple o belo crescimento de um servo de Deus.

COMO ESTUDAR A BÍBLIA?
Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mt 28.20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Muitas pessoas que acreditam que o estudo da Bíblia é importante, mas nunca aprenderam como estudar efetivamente e entender a mensagem da revelação de Deus. (Ela não pode ser lida como um Jornal)

Atitudes e Preparações Necessárias:
Antes estudar a Bíblia, precisamos considerar sua fonte de estudo e tratar com profundo respeito pela palavra de Deus.
O estudante humilde tem que ter também um coração aberto.
Pedro nos diz que precisamos esvaziar mos do mal para que possamos aceitar o puro evangelho com o ardente desejo dos recém-nascidos querendo leite (1 Pedro 2:1-3).
Uma prática importante, quando entramos no estudo das escrituras, é a oração.

Ferramentas Para o Estudo da Bíblia
O mais importante é a própria Bíblia. Somos abençoados em nosso tempo por termos Bíblias em quase todas as línguas faladas. Há um bom número de traduções portuguesas.
Muitos outros livros têm sido escritos para auxiliar no estudo da Bíblia. Uma Chave Bíblica, por exemplo, é muito útil para localizar várias passagens que usam a mesma palavra. Serve como um tipo de índice listando as palavras da Bíblia e onde são encontradas. Vários tipos de dicionários são também bem úteis no estudo da Bíblia.

Sugestões Sobre Como Estudar a Bíblia
Há algumas sugestões práticas que podem ajudar a desenvolver bons hábitos no estudo da Bíblia por toda a vida:
Leia, leia, leia!
O passo mais importante no estudo efetivo é a leitura do texto. Isto deverá envolver pelo menos dois tipos de leitura: (a) Leitura geral do texto da Bíblia para tornar-se cada vez mais familiar com a mensagem da Bíblia como um todo (um plano bom e prático é ler a Bíblia inteira pelo menos uma vez por ano)

Procure entender o contexto.
Se você estiver estudando um capítulo, olhe primeiro o livro onde foi encontrado.
Se estiver estudando um versículo, leia pelo menos o capítulo que o envolve. Muitos erros serão evitados pela cuidadosa consideração do contexto em cada estudo.
Procure saber: Quem está falando a quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu?

Observe que tipo de texto você está estudando.
É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia?
Está o autor desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina?
É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos?
É uma parábola?
É parte do Novo Testamento (que se aplica nos dias de hoje) ou da velha lei (que governava os judeus do Velho Testamento)?
Entenda as palavras que você está estudando.
Neste ponto, aquele dicionário da Bíblia ou outra tradução pode ser muito útil.
Procure auxílio em outras passagens.
Muitos dos mais difíceis textos da Bíblia são esclarecidos por mais simples afirmações em relatos paralelos ou similares. A Bíblia é o seu próprio e melhor comentário! Desde que verdade nunca contradiz verdade, é nossa responsabilidade estudar diligentemente para reconciliar as discrepâncias aparentes.

Estude para conhecer a verdade
Não para defender crenças pessoais ou tradições humanas.
Cada versículo da Bíblia deve ser entendido à luz de tudo que as Escrituras dizem. Tal compreensão exige a dedicação e disciplina para estudar profundamente.
  
Faça anotações.
É muito útil o uso de um caderno para anotar as observações sobre o texto, perguntas que elas querem saber, etc. Mais leituras e estudo muitas vezes responderão a dúvidas ou questões, por isso é bom ter anotações que você possa usar para aumentar o seu conhecimento.
A Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer.
Dt 29.29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.
 A infinita sabedoria de Deus está além da nossa compreensão, e há muitas coisas que poderemos querer saber que não estão reveladas na Bíblia.
Deus disse e não devemos presumir para falar onde ele não falou.
O Valor do Estudo Bíblico
Sl 119.16 Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
Somos grandemente abençoados pelo privilégio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras.

A AULA BÍBLICA
1Co 14.40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
A execução do ensino é uma tarefa de responsabilidade do professor, a ser feita com dedicação e amor. Afinal, você está lidando com pessoas a quem Deus muito ama!

DEZ RAZÕES PARA FREQUENTAR A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 

1 - Do ponto de vista da santidade:
Ela ensina a Bíblia, que é a base de nossa fé em Deus e conduz a Cristo como salvador e Senhor de cada individuo (Salmos 119:105)
2 - Do ponto de vista da educação:
Treina a mente e o coração em direção a eternidade (Salmos: 90:02)
3 - Do ponto de vista da sociedade:
Habilita você a gozar da amizade e companheirismo de cristãos sinceros (Provérbios 17:17)
4 - Do ponto de vista da personalidade:
Ajuda a desenvolver a personalidade cristã necessária para enfrentar vitoriosamente os problemas da vida (João 16:33)
5 - Do ponto de vista do caráter:
O principal obejetivo da Escola Dominical é ensinar-nos a ser cristãos exemplares em palavras e atos (1 João 3:18)
6 - Do ponto de vista do interesse:
Apresentar programas interessantes para seu prazer e cultura (Provérbios 29:26)
7 - Do ponto de vista da Família:
Existe uma classe para cada idade, e a família toda pode ir e tirar proveito dos ensinos recebidos (Salmos 122:1)
8 - Do ponto de vista do serviço:
Dá ampla oportunidade para servir a Deus e á igreja, em atividades que não serão possíveis em qualquer outro lugar (Colossenses 04:05)
9 - Do ponto de vista da eternidade:
Dirige nossos olhos para o céu e nos faz compreender que devemos preparar-nos para uma outra vida além da sepultura (Mateus 10:39)
10 - Do ponto de vista prático:
O intervalo de uma hora ou mais que passamos na Escola Dominical, cada domingo, não poderia ser empregado com maior proveito em qualquer outro lugar (Mateus 06:33)

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL
A Escola Dominical é a principal agência onde se cumpre a grande comissão de Jesus, pois é um lugar onde se faz discípulos, há preparação para o batismo e principalmente, o lugar onde há o ensino da palavra de Deus. Uma Igreja que não investe em Escola Dominical é fadada a desaparecer, pois onde não há ensino, não há continuidade (Pv 29:18).

Quatro Objetivos:
1. A Escola Dominical tem o objetivo de apresentar as verdades bíblicas de modo que cada aluno, conforme a sua faixa etária, possa assimilar e aplicar em seu viver diário os valores e princípios cristãos.
2. A Escola Dominical possibilita aos alunos conversar e trocar ideias sobre os mais variados assuntos com base nas Escrituras.
3. A Escola Dominical fortalece o companheirismo e amizade entre os membros da igreja. Os membros da igreja são pessoas que precisam viver e cultivar a amizade entre si. Somos uma comunidade de amigos que caminham lado a lado, com os mesmos objetivos.
4. A Escola Dominical oferece uma plataforma para que os alunos possam servir ao Senhor em várias frentes na igreja e na sociedade.
Aqueles que mais trabalham na igreja e servem ao próximo são aqueles que pertencem à EBD.

Crentes sem Bíblia
O analfabetismo crônico que assola os crentes é coisa de impressionar, a modernidade chegando, os crentes enricando, ficando sócios de clubes, ou curtindo o sábado até de madrugada e por ai afora. Com isso, acordar cedo e ir à EBD  é um sufoco. As classes estão diminuindo, definhando, até chegar em torno de 25% de presença.
A culpa é total e absoluta dos pregadores, com seus sermões rasos, paliativos, em cima do muro, panos quentes e água com açúcar.

Conclusão
Sl 119:105 “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”
A Bíblia deve ser então o referencial de vida e de fé de um verdadeiro discípulo de Jesus; e toda a sua vida deve estar pautada pelo esclarecimento da Palavra de Deus. A Escola Bíblica Dominical deve ser um espaço que promove esse este crescimento através do ensino e estudo da Bíblia.
Venha para Escola Bíblica Dominical e traga a sua família.
Pense bem: Ausentando-se da EBD, quem perde as bênçãos de Deus é você!
Fontes: www.ebdweb.com.br, www.apazdosenhor.org.br, www.portalebd.org.br, www.cpad.com.br