terça-feira, 15 de novembro de 2016

Porque precisamos de Avivamento?

Avivamento
O verbo (avivar) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo". Porém, "avivar" não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. Esta é uma consequência natural em toda vez que Deus aviva.
O verbo "avivar", em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento. O avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus. clássica oração do profeta Habacuque:
Hc 3.2  Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

Deus Quer Dar Avivamento
Deus espera poder finalmente nos dar um avivamento.
Ele quer expressar exatamente o que está escrito em Isaías 44.3: "Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." E é exatamente isso que Deus quer dar a uma terra que, a Seus olhos, está "gemendo e desfalecendo". Naturalmente essa promessa vale em primeiro lugar para Israel, mas fico tão feliz porque posso ter a certeza de que o Senhor dirige essas palavras também a nós atualmente.

O despertar
2 Tm 1.6  Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.
As palavras comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos ou uma planta que lança novos brotos e "floresce novamente"

Fp 4. 10  Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.

MARCAS DO VERDADEIRO AVIVAMENTO
Atos 2: 47  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo.

E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
O avivamento autêntico tem algumas peculiaridades. Sua característica não é o emocionalismo, o barulho. O livro de Atos descreve uma igreja que vive sob o mover do Espírito Santo.
Perseverança na Palavra. Todo avivamento autêntico está centrado em Cristo e em sua Palavra.
Perseverança na comunhão.  
Jo 17:21  Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Uma igreja avivada pelo Espírito do Senhor vive como um corpo bem ajustado. O Espírito gera unidade. As discórdias e facções são obra da carne, Gl 5: 19-21;

Firmeza na oração.
É bíblico orar por avivamento, pois por qual outra razão o Senhor teria exclamado em Lucas 10.2: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara"? De certa forma, essa é outra oração por despertamento.
Sem oração não há avivamento.
É a comunhão com Deus que desencadeia todo o processo de renovação espiritual.

Dedicação a missões.
At 1: 8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Não existe avivamento autêntico se a igreja não está fazendo missões. O poder do Espírito habilita o crente para pregar o evangelho, para ser testemunha.

A ação social
 At 9:36  E havia em Jope uma discípula chamada Tabita,  que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. 
É interessante observar que todos os avivamentos trouxeram consigo a ação social. Fundação de orfanatos, preocupação com idosos, com os marginalizados. Isso é bíblico.

Avivamento não é um programa agendado pela igreja
Avivamento não é ação da igreja, mas de Deus.
Avivamento é obra soberana e livre do Espírito Santo.
A igreja não promove e nem faz avivamento.
A igreja não é agente de avivamento.
A igreja não agenda e nem programa avivamento.
A igreja só pode buscar o avivamento e preparar o caminho da sua chegada.
A igreja não produz o vento do Espírito, ela só pode içar suas velas em direção a esse vento.
A soberania de Deus, no entanto, não anula a responsabilidade humana.
O avivamento jamais virá se a igreja não preparar o caminho do Senhor.
O avivamento jamais acontecerá se a igreja não se humilhar. Sem oração da igreja, as chuvas torrenciais de Deus não descerão.
Sem busca não há encontro.
Sem obediência a Deus, jamais haverá derramamento do Espírito.

       Avivamento não é mudança doutrinária
Pv 23.7 Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo.
Desprezar a doutrina é dinamitar os alicerces da vida cristã. Desprezar a doutrina é querer levantar um edifício sem lançar o fundamento.
Avivamento sem doutrina é fogo de palha, é movimento emocionalista, é experiencialismo e personalista.
Deus tem compromisso com a verdade e a sua Palavra é a verdade e todo avivamento precisa estar fundamentado na Palavra.

       Avivamento não é mudança litúrgica
Sl 40.3  E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
Muitos crentes confundem avivamento com forma de culto, com liturgia animada, com coreografia e instrumental aparatoso.
Louvor não é encenação. Não é mimetismo. Não é ritualismo. Não é emocionalismo. Não é apenas seguir formas pré-estabelecidas, como bater palmas, dizer aleluia, amém e levantar as mãos. Louvor não é pululância, gingos e dança.
O louvor precisa ser bíblico, senão é fogo estranho. Davi, no Este cântico não é para entreter ou agradar o gosto e preferência das pessoas. Este cântico vem de Deus e volta para Deus. Deus é o seu alfa e o seu ômega.

              Avivamento não é modismo.
Muitos crentes, por desconhecimento, se posicionam contra o avivamento porque acham que ele é a mais nova onda da igreja. Acham que avivamento é uma coqueluche moderna e uma inovação sem nenhum respaldo bíblico e histórico.
É só olhar para os grandes despertamentos na época de Ezequias, de Josias e de Neemias. É só ver o grande avivamento em Jerusalém, em Samaria, em Antioquia da Síria e em Éfeso. Ele possui firmes lastros históricos. Ele é nossa herança e nosso legado e deve continuar sendo nossa aspiração e nossa busca constante.

           Avivamento não é campanha de evangelização.
Não podemos confundir avivamento com campanhas evangelísticas.
Avivamento é para a igreja, pessoas que já têm vida; evangelização é para o mundo, pessoas que estão mortas em delitos e pecados.
Avivamento é para crentes nascidos de novo; evangelização é para pecadores inconversos.
Na evangelização, a igreja trabalha para Deus; no avivamento, Deus trabalha para a igreja.
Na evangelização, a igreja vai aos pecadores; no avivamento, os pecadores correm para a igreja.
Na evangelização, os pregadores apelam aos pecadores; no avivamento, os pecadores apelam aos pregadores.

           O sentido amplo de avivamento.
Atuação soberana do Espírito Santo no mundo, na igreja passa a existir uma conscientização profunda de sua missão; isto é, a missão integral de servir o mundo evangelística e socialmente. No avivamento a igreja vive a missão para a qual foi chamada.
Os efeitos do avivamento são muito mais perceptíveis nas mudanças morais que acontecem na região ou num país onde ele acontece. Ele não se limita simplesmente aos membros das igrejas atingidas pela obra de Deus. Ele causa impacto em toda a comunidade onde a igreja de Deus está inserida"
  
Promessa da efusão do Espírito
Joel 2.28  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Joel 2.29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Joel 2.30  E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

Joel 2.31  O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.

Joel 2.32  E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

No apogeu de um grande avivamento Jesus aparece e é batizado por João Batista. Escolhe e treina seus discípulos; ascende aos céus, deixando-os na expectativa de receberam a promessa do Espírito.
Lc 24.49  E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
O poderoso derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, inaugura o avivamento que Jesus havia predito (At
Atos 1.8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Precisamos de avivamento porque somos crentes mornos, cansados e precisamos despertar para uma nova vida espiritual e entrar outra vez em contato com "rios de água viva". 
Precisamos de avivamento para que Deus derrame do seu Espírito sobre nós para que possamos, como igreja e povo brasileiros, experimentar mais uma vez daquele "fogo abrasador"
Precisamos de avivamento para não perder a chama que nos purifica e nos santifica para uma vida cristã de obediência à sua Palavra.
Precisamos de avivamento porque no Céu só entra crente avivado.
Precisamos de avivamento porque nossa meta é morar no Céu.
Com certeza seremos avivados!

Fontes:www.ipcb.org.br.
www.avivamentoja.com
www.chamada.com.br