segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Benção e a Maldição

Dt 11.26- 28 A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; A maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. 
O Senhor Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, desde tempos longínquos, já ensinava os nossos ancestrais o que verdadeiramente nos conduz a uma vida regada de bênçãos ou de maldição, dependendo exclusivamente da nossa obediência e compromisso aos mandamentos do Senhor.
Dt 28.15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
Ø A palavra do Senhor nos revela que tanto a benção como a maldição é oferecida por Deus diante de nós, dando-nos a plena liberdade de escolha, e não há mistério nenhum nisso. Ensina-nos que para vivermos em paz, para recebermos as suas bênçãos aqui na terra e nos dias futuro a vida eterna, a única coisa que precisamos fazer é ouvir a sua voz, guardar os seus mandamentos e segui-lo.
MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
Todo modismo teológico por ser novidade, que atrai muita gente.
Segundo os que crêem na transmissão da maldição hereditária, mesmo os crentes em Jesus, nascidos de novo, estão sujeitos a sofrer as terríveis consequências dos pecados e das maldades praticadas pelos ancestrais, tais como doenças, insucessos na vida financeira, no trabalho, pecados sexuais, vícios, etc..
VENCER A MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
É necessário que o crente amarre o Satanás e o expulse da terra, da casa ou da vida de uma pessoa ou de uma família. Isso se baseia em Mt 12.29. Para os ensinadores da quebra da maldição hereditária, casa pode significar "geração". Então, é preciso amarrar o Satanás, para quebrar sua cadeia de maldição sobre a família, e seus descendentes. Acontece que todo dia "amarram" o inimigo e ele continua agindo. Na verdade, o diabo só será amarrado, mesmo, no início do Milênio (Ver Ap 20.1,2). 
 
TEXTO BÍBLICO PARA FUNDAMENTAR
Êx 20.5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Êx 20.6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Este Texto Bíblico não se refere a outros pecados – Mas, unicamente ao pecado de idolatria, pois os que creem em maldição hereditária  dizem que se o sujeito é um viciado, alcóolatra, assassino, pervertido, etc... Algum antepassado teve o mesmo problema.
Uma lista de bênçãos
Mas, é Deus quem abençoa.E, Deus quem maldiçoa
Dt 28.2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
Dt 28.3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
Dt 28.4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
Dt 28.5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
Dt 28.6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.
Dt 28.8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Dt 28.9 O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos.
Dt 28.10 Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.
Dt 28.11 E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar.
Dt 28.12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
Dt 28.13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,
Uma lista de maldições
Dt 28.15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
Dt 28.16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.
Dt 28.17 Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira.
Dt 28.18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
Dt 28.19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.
Dt 28.20 O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.
Dt 28.21 O Senhor fará pegar em ti a peste, até que te consuma da terra na qual estás entrando para a possuíres.
Dt 28.22 O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, com a inflamação, com o calor forte, com a seca, com crestamento e com ferrugem, que te perseguirão até que pereças
Dt 28.23 O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra que está debaixo de ti será de ferro.
Dt 28.24 O Senhor dará por chuva à tua terra pó; do céu descerá sobre ti a poeira, ate que sejas destruído.
Dt 28.25 O Senhor fará que sejas ferido diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás deles; e serás espetáculo horrendo a todos os reinos da terra.
Dt 28.26 Os teus cadáveres servirão de pasto a todas as aves do céu, e aos animais da terra, e não haverá quem os enxote.
Dt 28.27 O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com coceira, de que não possas curar-te;
Dt 28.28 o Senhor te ferirá com loucura, com cegueira, e com pasmo de coração.

Frutos dignos de arrependimento
Jesus Cristo já fez em sacrifício vivo pela aspersão do seu sangue inocente na cruz do Calvário. Levou sobre si as nossas dores, e pela suas feridas fomos sarados. Disse Jesus: "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vou aliviarei", "Aquele que me ama, guarda os meus mandamentos". Porem, se não produzirmos frutos dignos de arrependimento e não darmos ouvido aos seus mandamentos e passarmos a seguir outros deuses, certamente estaremos assumindo um compromisso com a maldição, porque a palavra nos dá a certeza que é impossível servir a dois senhores (Mateus 6.24).
PONTOS RELEVANTES SOBRE A MALDIÇÃO:
 Pode um nome que tem significado negativo amaldiçoar seu possuidor... Ou pode um nome que tem significado positivo, abençoar alguém...
Sabemos que o nome não tem poder de alterar a vida, o presente e o futuro de uma pessoa. O nome não faz a pessoa, mas a pessoa faz o nome...
Vejamos alguns exemplos na Bíblia
Lúcifer – portador de luz. Este lindo nome não o impediu de se tornar o principe das trevas...
Absalão – filho da paz. No entanto foi um dos mais iracundos, contenciosos e ardilosos homens
Jabez – gerado com dores. Mas, dependeu de seu nome para vencer ‘ Dependeu de Deus – 1 Cr 4.8,9
Abias – Jeová é Pai. No entanto foi um péssimo rei
Judas – Louvor. Mas, tornou-se o traidor
Apolo – destruidor. No entanto, foi um grande evangelista nas maos do Senhor. Construia, nao destruia.
Por diversas vezes Deus mudou o nome de pessoas:
Abrão (pai da altura) para Abraão (pai de multidões)
Sarai para Sara
Jacó – teve 3 nomes na sua história (Jacó – Esaú e Israel)
Saulo para Paulo
Mas, quando Deus mudou o nome foi com propósito de inaugurar –
iniciar uma nova etapa – uma nova vida para aquela pessoa
O Senhor nosso Deus e Pai, Deus de paz e misericórdia, prova o seu amor pelo homem na presença das testemunhas que Ele mesmo criou. Ele nos propõe a benção e a maldição, a vida e a morte, e na sua inexprimível amabilidade, ainda nos indica qual é a melhor das opções, nos aconselha a escolher a vida para que vivamos e a nossa descendência seja abençoada, porque assim está escrito: 
 
MALDIÇÃO E PRODUTOS COMERCIALIZADOS
Muitos crentes vivem em uma neurose constante - este produto nao compro, porque o produtor e da nova era.
Eu nao compro neste mercado porque me falaram que os donos são da maçonaria.
Esta marca eu não uso porque tem satanismo envolvido.
Esta agua mineral eu não bebo, porque a fonte foi consagrada para a nossa senhora das aguas claras.
Eu não compro carro da marca X, porque seus fabricantes sao feiticeiros... etc...  
O que diz a Biblia diz
1Co 10.25 Comei de tudo quanto se vende no mercado, nada perguntando por causa da consciência.
BENÇÃOS E OBJETOS
Moisés fez uma serpente de bronze (Nm 21.9).
Eliseu usou um prato novo com sal para miraculosamente sanar as águas de Jericó (2 Re 2.19-22),
um pouco de farinha para purificar uma comida envenenada (2 Re 4.38-41),
um pau para fazer flutuar um machado que caiu no rio (2 Re 6.1-7). Sob seu comando, as águas do Jordão serviram para curar a lepra de Naamã (2 Re 5.1-14). Seu bordão parece que era usado para realizar milagres (2 Re 4.29) e seus ossos ressuscitaram um morto (2 Re 13.20-21).
O profeta Isaías usou uma pasta de figos para curar Ezequias (2 Re 20.7).
Alguns eventos narrados no Novo Testamento são também citados como prova. As vestes de Jesus tinham poder curador. Não somente a mulher com um fluxo de sangue foi curada ao tocá-las (Lc 8.43-46), mas muitas outras pessoas doentes (Mt 14.36; Mc 6.56; cf. Lc 6.19). Em pelo menos duas ocasiões, Jesus usou saliva para curar cegos (Mc 8.22-26; Jo 9.6-7), e em outra, para curar um mudo (Mc 7.33). Aparentemente, a sombra de Pedro, após o Pentecostes em Jerusalém, acabava por curar a quem atingisse (At 5.15).
Devemos entender, entretanto, qual o objetivo dessas narrativas. Em todas elas, o conceito é sempre o mesmo. Jesus e os apóstolos eram tão cheios do poder de Deus que as coisas com as quais tinham contato íntimo se tornavam como que em extensões deles, para curar e abençoar as pessoas.
FATOS MAL INTERPRETADOS NA BÍBLIA
Tg 5:14,15 – Não é o óleo que cura – Quem cura é o Senhor
At 5:15 - Não diz que a sombra de Pedro curava – o texto diz que cobria
De igual modo concernente a maldições – Se um objeto está debaixo de maldição, isto é porque o seu possuidor está debaixo de maldição.
Não foi o objeto sagrado (A ARCA DA ALIANÇA) que abençoou a, mas, o Deus da Arca da Aliança – 1 Cr 13:14
objetos ungidos pelas igrejas
Salta aos olhos de quem conhece as práticas religiosas populares que o uso de objetos ungidos pelas igrejas de libertação é bastante semelhante ao benzimento de objetos em algumas seitas.

MALDIÇÃO E LUGARES
1ª.) A terra se tornou maldita por causa do pecado – Gn 3:17
2ª.) Sodoma e Gomorra se tornaram malditas e foram destruidas – Gn 19:24
3ª.) Jericó foi amaldiçoada e destruída – Js 6:24 1 Rs 16:34
4ª.) Babilönia foi amaldiçoada com dura maldição – Is 13:19-22
5ª.) Corazim e Cafarnaum foram amaldiçoadas por Jesus pela sua impenitëncia – Mt 11:21-24
Informação importante:
Quando Jesus proferiu esta palavra de maldição, Corazim era um grande centro de produção agrícola.
Os efeitos devastadores da maldição que o lugar recebeu. Hoje somente pedregais...o terreno não tem arvores, nem plantações...
MALDIÇÃO E BENS PATRIMONIAIS
A casa de uma familia crente estava sendo destruida por uma ação diabólica. Quando houve conserto com Deus e arrependimento, cessou toda a maldição naquela casa.
Voce perguntaria: Mas, como uma familia crente é atingida assim...
Resposta: Eles se afastaram de Deus e ficaram vulneraveis ‘a maldição...
O segredo: É nunca se afastar do Senhor. É sempre estar debaixo da Benção de Deus, e dela jamais sair
TODA A BENÇÃO VEM DE DEUS
Nosso Deus é o Deus de toda a Benção
Ele é chamado de Abençoador – Sl 119:68
Ele abençoou o homem ao ser criado – Gn 1:28
Ele abençoou a Noé e a seus filhos – Gn 9:1
Ele abençoou a Abraao quando o chamou – Gn 12:2
Ele abençoou a Jaco – Gn 32:29
Ele abençoou a Jose – Gn 39:40
Ele abençoou a Israel por causa de Abraão
Benção para a Igreja – Ceu
NÃO SE PODE AMALDIÇOAR O QUE DEUS ABENÇOOU
Balaque oferece riquezas ao profeta Balaão para este amaldiçoar a Israel, mas ele não conseguiu amaldiçoar  - Nm 23:8,23
Quantos crentes que vivem com extremo pavor ‘ Em virtude de livros,  CDs e vídeos de gente famosa, mas que não possuem nenhuma base bíblica.
Se você está salvo por Cristo, tudo o que você tem é abençoado  tudo está debaixo da Bênçao de Deus.
A Bíblia conta o milagre ligado aos ossos do profeta Eliseu...
AS BENÇÃOS DE DEUS SÃO INCONTÁVEIS
Com Deus é assim...
Quem medir o imensuravel – Paulo orou a respeito – Ef 3:14
Quem pode explicar o inexplicável –
Quem pode contar o incontável (Abraão conta as estrelas)
A BENÇÃO DE DEUS ENRIQUECE
Enriquece em dois sentidos: Espiritualmente e materialmente.
Enquanto a maldição traz grandes dores
Benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores
TRES DIMENSÕES DA BENÇÃO DE DEUS EM NOSSA VIDA
A benção de Deus no Muito!
Abraão, Isaque e Jacó
Salomão, outro exemplo
Quantos irmãos, que quanto mais tem mais recebem.
A Benção de Deus no pouco
Quanta gente que vive no aperto – reclamando da vida e até de Deus. Mas nota-se que atrai maldição para sua vida material – porque está roubando ao Senhor – Ml 3:8-10
Seja fiel no pouco....Para ouvir naquele dia: Servo bom e fiel, no pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.
Alguns exemplos de Deus abençoando o pouco:
A viúva de Sarepta – 1 Rs 19
A viúva do tempo de Eliseu – 2 Rs 4
O menino dos 5 pães e dois peixinhos
A BENÇÃO DE DEUS NO NADA
Is 40:28 Deus é o único matemático da História, que multiplica o zero  e não dá zero o resultado. Criar do nada, Deus gosta disso fez o mundo e o universo.

Escolha a vida
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa .  Atos 16.31
       Esta é a sua grande oportunidade, escolha a vida para que viva tu e a tua semente. Escolha a vida para viver dias de paz, e na eternidade a certeza de morar junto com o Senhor Jesus e os seus santos anjos. A vida é a sua benção, a vida é Jesus. “Ele” mesmo disse:
“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não por mim” .   João 14.6

Podemos concluir que
A maldição é decorrente da desobediência a Deus e a sua Palavra – sendo que a responsabilidade é individual.
Ao recebermos Jesus Cristo, como nosso Salvador e Senhor, toda maldição é quebrada.
Ao estarmos em Cristo, somos abençoados. E, tudo que temos é abençoado, decorrente da presença de Deus em nós.
Não precisamos viver com a síndrome do pavor com medo de ser atingido por uma maldição, pois somos o povo abençoado pelo Senhor!
        O que precisamos entender de vez por todas é que nós somos a igreja de Cristo, o templo do Espírito Santo de Deus, o nosso coração a sua morada quando temos comunhão com o Senhor, quando buscamos fazer a sua vontade.
Transforme Maldição em Bênção
A Bíblia promete que “a maldição sem causa não se cumpre” (Provérbios 26.2). Creia nisso!
Davi muitas vezes viu Deus agir em sua defesa transformando toda situação de maldição em bênção dobrada para ele.
Quando Samuel foi ungir Davi, Deus disse que era o escolhido (I Samuel 16.7 e 12), Golias foi vencido pelo poder do nome do Senhor com apenas uma pedrinha. Não aceite maldições em sua vida. Apresente a Deus em oração todas as suas afrontas. Prossiga seu caminho fugindo das pedradas e não se vingue. Deixe Deus agir em sua defesa.
Creia que toda maldição se transformará em bênção!
Fonte: Bíblia Digital e Revista EBD