terça-feira, 11 de outubro de 2016

Antiga ponte ressurge na seca no Lago Serra da Mesa



Antiga ponte ressurge na seca no Lago Serra da Mesa

Estrutura que fazia parte da rodovia entre Uruaçu e Niquelândia reaparece e se torna ponto turístico. Nível da água é o menor dos últimos 15 anos


Estrutura da ponte sobre o Rio Maranhão vem à tona com a seca que assola o Lago Serra da
Há quem nem se recorde mais quando foi a última vez que viu a velha ponte descoberta sobre o Rio Maranhão, que integra o Lago Serra da Mesa. Mas o presidente da Colônia dos Pescadores de Uruaçu, Antônio Machado de Almeida, o Toninho, é taxativo. “Foi em 2001”, afirma. Ainda está fresco na memória do pescador porque foi esse um dos anos em que foi registrada a pior seca da história do lago.
Para se ter uma ideia, o volume de água chegou a 9,91%, segundo os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O pior patamar dos últimos 15 anos, ficando atrás justamente do mês de novembro de 2001, quando o nível atingiu 9,12%.
A pesca por lá, por exemplo, já é inexistente. “Não tem como trabalhar. Os pescadores estão tendo de procurar outros empregos para poder se sustentar. Além disso, a Piracema, que proíbe a pesca, foi antecipada para outubro este ano e vai até janeiro por determinação de portaria do governo federal”, relata Toninho.
Por outro lado a vista da antiga rodovia GO-237, que ligava os municípios de Uruaçu e Niquelândia, a 278 quilômetros de Goiânia, atraiu mais visitantes.
A assistente administrativa Marlene Silva foi uma das pessoas que peregrinou até o local. “Aqui antes a atração era a água. Hoje é a ponte”, diz. “Antes o turismo era mais forte”, recorda.
Ela conta que os moradores da região aproveitaram o final de semana para contemplar a vista. “Tinha muita gente. Alguns pescavam, outros tentavam atravessar a ponte. Os dois bares, que antes eram flutuantes, ficaram até tarde abertos. A maioria, como eu, ficou até umas 18 horas. Foi quando deu uma chuva muito forte e a gente saiu correndo”, detalha Marlene.
A Prefeitura de Uruaçu não soube responder se a travessia de pessoas pela ponte é segura, já que alguns relataram que há buracos nela. Quanto ao turismo, a administração informa que é algo pontual “e dos próprios moradores, longe das altas temporadas”.
O Corpo de Bombeiros também foi procurado. No entanto, reforça que o trabalho é realizado mediante o pedido de socorro e que nenhum acidente foi registrado até o momento.

Fonte:www.opopular.com.br