Os 30 segundos que podem
mudar o rumo da sua carreira
Na área de RH, a primeira impressão é fundamental
na entrevista de emprego
O coração acelera e você se vê gaguejando, tremendo
e pensando apenas em agradar. Não, não se trata de um primeiro encontro, mas
sim de uma entrevista de trabalho.
Segundo Adam Seabrook, consultor em recursos
humanos, executivos tendem a concordar que os primeiros 30 segundos da
entrevista são os mais importantes para deixar uma boa impressão.
Pode ser tentador pensar que o charme natural é
suficiente para conquistar a simpatia do recrutador. Mas há alguns erros que
muitas pessoas cometem e que podem acabar com suas aspirações para aquele
emprego.
Em busca de dicas valiosas, recorremos ao site de
discussões Quora e recolhemos depoimentos de executivos de todo o mundo.
Direto ao ponto
Certas empresas investigam como candidatos se
comportam antes da entrevista
Deixar uma boa impressão é algo que começa antes
mesmo de entrar na sala do entrevistador. “É muito importante ser gentil com
todos na empresa”, recomenda Seabrook. “Tenho um cliente que sempre pergunta à
recepcionista sobre o comportamento dos candidatos na chegada e na sala de
espera. Dependendo da resposta dela, aquele candidato perdia vários pontos no
processo de seleção.”
Já Mira Zaslove é da opinião de que a maneira como
a pessoa se apresenta na entrevista é fundamental. “Seja positivo e vá direto
ao ponto. Não fale demais”, avisa.
Para ela, o melhor é “customizar” sua apresentação
de acordo com o perfil da empresa e dos entrevistadores: destaque momentos
importantes de sua carreira, fale sobre seus interesses, suas realizações, sua
formação e até seus hobbies.
“Concentre-se naquilo que é diretamente relevante
para a vaga à qual está se candidatando e para a pessoa que está recrutando”,
afirma Zaslove. “A entrevista não é para você mostrar o quanto é inteligente ou
incrível. É para convencer a empresa que você é perfeito para aquele emprego.”
A especialista lembra ainda que muitos recrutadores
não conseguem prestar atenção à mesma coisa por muitos minutos. Por isso, use
seu tempo da melhor maneira possível.
Mantenha o senso de humor
Chris Lynam acredita que a melhor maneira de se
apresentar é agindo “como uma pessoa normal”. “As empresas querem que seus
funcionários sejam profissionais, mas não robôs”, diz.
Lynam cita um exemplo ocorrido quando estava
recrutando para sua empresa: “Uma moça chamada Fatima se apresentou para a
entrevista. Perguntei a ela: ‘Como se pronuncia o seu nome? Fah-tima ou
Fa-tee-ma?’. E ela respondeu: ‘De qualquer jeito. Você pode até me chamar de
Fatty (que também pode significar ‘gordinha’, em inglês). Achei muito engraçado
e pensei: ‘já está contratada’”, conta. “E assim foi.”
Números à mão
Mesmo que você considere que não tem grandes
aspectos de sua carreira para destacar, é crucial demonstrar que possui os
mínimos requisitos para a vaga.
“Tenha à mão números que ajudem a mostrar as
melhorias que você ajudou a empreender em seu último emprego, como um aumento
da percentagem de vendas ou outros dados relevantes”, recomenda Valerie Cooper.
“Se você não souber essas informações, procure
pesquisar para poder apresentá-las. É algo essencial para a mobilidade de sua
carreira”, afirma a especialista.
Relaxe e seja você mesmo
É claro que muitas vezes não é fácil apresentar as
conquistas dos empregos anteriores, principalmente se você está em início de
carreira.
“Para cargos de nível júnior, a empresa quer
encontrar alguém que agregue valor”, explica Kaitlyn Hanrahan. “Concentre-se em
passar uma imagem de alguém entusiasmado, esperto e jovial.”
“Em teoria, se você conseguiu chegar até a
entrevista, tem condições de realizar o trabalho. É só uma questão de encontrar
a pessoa que mais se aproxima da cultura da empresa”, conclui.
Fonte:BBC Capital
Gaspar
Moura dos Santos
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