sábado, 5 de novembro de 2016

Tudo para montar um PC gamer: confira tutoriais especiais



Para aproveitar os melhores e mais recentes jogos do mercado, com os gráficos configurados no máximo, é necessário ter um PC gamer bem equipado. Porém, não é exatamente fácil montar um computador que rode com facilidade os principais games. A tarefa exige pesquisa e bastante conhecimento técnico para se escolher as melhores peças e montar um computador balanceado, sem os famigerados gargalos. Para ajudar você, segue um compilado com os principais tutoriais que ensinam a escolher os melhores componentes para um PC Gamer. 

Processador
Um bom processador para jogos é ideal (Foto: Divulgação/Intel)
Muita gente se engana pensando que o processador é um dos componentes mais importantes de um computador voltado para jogos, mas não é bem assim. Porém, isso não significa que devemos negligenciá-lo. Um bom PC gamer possui um processador intermediário, que conte com um bom clock, um número de núcleos satisfatório e uma GPU integrada que dê conta do processamento secundário em jogos. Mas como escolher o modelo ideal? Saber de algumas coisas, como as diferenças entre modelos AMD e Intel e ficar atento aos aparelhos mais baratos do mercado é importante importante! As listas a seguir também podem ajudar!
Memória RAM
A Memória RAM se encaixa na mesma categoria do processador. Ela não é um dos itens mais importantes na hora do processamento dos gráficos, mas ajuda no processamento secundário, pois quanto mais memória RAM disponível, mais rápido o processador será alimentado com novos dados. Veja abaixo como escolher uma boa memória para seu PC e como saber a quantidade ideal:

Placa-mãe
Apesar de não ser a peça mais importante, é importante ter cuidado ao escolher sua placa-mãe  (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
É importante escolher uma boa placa-mãe pois ela será à base de todo o seu PC gamer. Portanto, escolha uma que ofereça os mais avançados slots PCI-Express, as que possuem bons recursos em seu chipset, barramentos SATA avançados, tais como o Sata-600 e que permitam uma boa margem de configuração do overclock. Leia mais dicas com estes artigos abaixo:

Placa de vídeo
A GTX Titan X é uma das mais poderosas placas de vídeo do mercado (Foto: Divulgação/Geforce)
Agora chegamos ao protagonista de um computador gamer: a placa de vídeo. Será ela a responsável por renderizar, processar e calcular todo o gráfico pesado do jogo. Assim, quanto mais avançada e poderosa ela for, maiores as chances de seu jogo rodar na qualidade máxima sem travar e com um bom número de FPS. Veja dicas de como escolher uma boa placa de vídeo abaixo:
Aramazenamento
Um HD, ou disco rígido, é importante para armazenar todos os seus jogos. Porém, apenas o tamanho não é importante. Você precisa ficar atento à outros dados, tais como velocidade de rotação, interface do componente e outros parâmetros. Algumas dicas simples podem ajudar nessa escolha. 

Fonte de alimentação
A fonte de alimentação é um dos itens mais importantes de um PC gamer (Foto: Divulgação/ATX)
A fonte de alimentação é, sem sombra de dúvidas, o item mais renegado na hora de montar um PC Gamer. Porém, ela rivaliza com a placa de vídeo na hora de definir qual o componente mais importante. Isso por que se você escolher uma fonte fraca, ela não conseguirá alimentar adequadamente as demais peças do computador, não terá mecanismos de proteção satisfatórios e ainda pode danificar a sua preciosa placa de vídeo e processador, fornecendo a tensão elétrica errada para eles. Confira abaixo algumas dicas de como escolher uma boa fonte de alimentação para o seu computador gamer:

Gabinete
Como escolher o gabinete certo para o seu computador?
O gabinete, embora não exerça nenhuma função de processamento em si, deve ser bem escolhido por dois motivos. Primeiro, para acomodar bem todos os componentes do PC de forma que todos eles não sofram com superaquecimento. Segundo, para dar um design fantástico ao seu computador, tornando-o também um item de decoração na sala ou no quarto.

Teclado e mouse
Um bom mouse pode fazer a diferença na hora da jogatina (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
O teclado e o mouse são as nossas armas virtuais, nossas ferramentas na hora da jogatina. Portanto, é essencial escolhermos bons modelos, como por exemplo, que possuam teclas configuráveis, ajuste de peso, retroiluminação e outros detalhes que ajudam na hora da jogatina.

Monitor
Escolha um bom monitor para visualizar seus jogos (Foto: Divulgação/Asus)
O monitor também é outra peça importante, pois será através dele que iremos visualizar todo o jogo. Assim, é importante saber escolher um modelo com o tamanho de tela ideal para o seu caso, um que consiga mostrar resoluções altas, que tenha uma boa taxa de atualização e assim por diante. Nos artigos linkados abaixo você pode aprender algumas dicas importantes para escolher bem este item.

Headset
O mercado oferece muitas opções de headsets (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)
Todo gamer que se preza tem um bom headset sempre à disposição. Isso por que eles oferecem boa qualidade de áudio, para se ouvir todos os detalhes sonoros dos principais jogos, entregam conforto e deixam o jogador ainda mais imerso no mundo dos games, aproveitando cada detalhe oferecido pelo título. Além disso, é possível manter contato por voz com a sua equipe, no caso de jogos multiplayers. Fique ligado nas dicas de como escolher um bom headset para aproveitar seus jogos e acerte na escolha!

Fonte: techtudo.com.br