domingo, 13 de novembro de 2016

O ESPÍRITO SANTO

A PROMESSA DO ESPÍRITO
Jo 16.7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.
A vida cristã é viva no Espírito. Todos os cristãos concordam nisso com alegria. Sena impossível ser cristão, sem falar em viver e crescer como cristão, sem o ministério do gracioso Espírito de Deus. Tudo o que temos e somos como cristãos devemos a ele.
Assim, cada cristão tem uma experiência do Espírito Santo desde os primeiros momentos da sua vida cristã. Para o cristão, a vida começa com um novo nascimento, e o novo nascimento é um nascimento "no Espírito" (João 3:3-8). Ele é o "Espírito da vida", e é ele quem dá vida às nossas almas mortas. 
Ele Cuida de Você
Esta terceira Pessoa da Trindade está face a face e absolutamente na mesma estatura espiritual que os outros dois membros da Trindade: O grande Jeová e O Poderoso Logos (Jesus). Mas além da sua regeneração como um filho de Deus, o Espírito Santo verdadeiramente consentiu fazer morada dentro do seu espírito e oferecer Seus serviços a você! E uma das principais razões pelas quais Ele veio foi para orar por você. Por que Deus enviou o Espírito Santo para morar dentro de você? Para que Ele pudesse transformar você de acordo com a imagem de Seu Filho.
Filho do Espírito
Maria era uma virgem de Nazaré que estava prometida em casamento a um homem chamado Jose. Ela ficou surpresa quando o anjo Gabriel apareceu-lhe e disse: "Eis que conceberás e darás a luz um filho a quem chamaras pelo nome de Jesus" (Lc. 1.31).
As palavras de Gabriel perturbaram-na muito e ela perguntou: "Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?". O anjo respondeu: "Descera sobre ti o Espirito Santo e o poder do Altissimo te envolvera com a sua sombra; por isso também o ente santo que ha de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lc. 1.35).
Quando Jose ouviu a historia de que sua noiva "achava-se grávida",
determinou-se a divorciar-se dela discretamente para evitar humilhação
publica e desgraca (Mt. 1.18,19). Dai, num sonho, um anjo do Senhor lhe
disse para nao temer desposar Maria "porque o que nela foi gerado e do
Espirito Santo".
A Confirmação
Desde os primeiros dias da encarnação, Jesus Cristo experimentou a
operação e instrução do Espírito Santo, tal como Isaías havia previsto
(Is.11.2).
O Senhor não falava por Si mesmo, mas disse: "o Pai que me enviou,
esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar" (Jo. 12.49).
O Senhor Jesus estava plenamente consciente de que as palavras que
dizia não eram de Sua escolha, mas que era um mensageiro do Pai, como João Batista escreveu a Seu respeito: "Pois o enviado de Deus fala as palavras dele,porque Deus não dá o Espírito por medida" (Jo. 3.34).
O Dia Que o Espírito Veio
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Durante dez dias eles esperaram e oraram pela promessa.
Depois, enquanto estavam no mesmo lugar, em concordância, o
Espirito Santo fez Sua entrada. Foi tremendo e poderoso. Atos 2.2  "De repente veio do ceu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados".
O Dia Em Que o Espírito Partiu
Quando o Senhor Jesus chegou no Calvario, Seu proprio sangue, agora seco e duro, O cobria da cabeca aos pes, Sua lingua estava grudada no ceu da boca, estava machucado e quebrado, e totalmente sem energia. Contudo, atraves do poder de Deus, o Senhor Jesus ainda suportou a agonia da crucificacao durante seis horas, levando sobre Si os pecados do mundo. Durante este periodo de sofrimento intenso, o Senhor clamou em voz alta: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mc. 15.34).
Uma vez que Deus nao pode ver o pecado, o Pai deve ter fechado os
olhos. Neste momento de grande sofrimento, o Senhor Jesus se tornou pecado por nos. E "dando um grande brado" entregando Seu espirito"expirou" (Mc. 15.37; Lc. 23.46).
Naquela noite de tristeza, o corpo do Senhor Jesus Cristo foi tirado da cruz e colocado em um tumulo. O "Rei dos Judeus", quem as pessoas escarneciam e ridicularizavam, foi removido da face da terra. Assim pensavam eles
A Volta do Espírito.
Três dias depois, o Espirito Santo estava atuando novamente. Ele
entrou no sepulcro e comecou a fluir vida atraves do corpo do Senhor
Jesus. Ele foi milagrosamente ressuscitado dentre os mortos. Paulo diz: "Se habita em vos o Espiritodaquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificara também os vossos corpos mortais, por meio de seu Espirito que em vos habita" (Rm. 8.11).
Foi o mesmo Espirito Santo que "veio sobre" Maria na concepção do Senhor Jesus, que o ungiu, dirigiu e capacitou. Logo depois da Ressurreição, os discipulos trancaram suas casas pois temiam represalias dos lideres judeus. Para espanto deles, o Senhor Jesus estava no meio deles, o que os encheu de grande alegria.

Vento e Fogo
E imediatamente apareceram linguas de fogo que se separaram e
pousaram sobre cada um deles (Atos 2.3). E "todos ficaram cheios do
Espirito Santo, e passaram a falar em outras linguas, segundo o Espirito lhes concedia que falassem". O Espirito do Senhor foi derramado com plenitude neste dia. Elevarreu o meio daquele lugar como um tornado celestial  não para destruir, mas para construir
O Que Está Acontecendo?
Os eventos importantes geralmente atraiam mais de 150.000 pessoas de todo o mundo conhecido. Estavam la pessoas "de todas as nações debaixo do ceu," unidas pela fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó (Atos 2.5).
Acredita-se que 120.000 pessoas eram peregrinos que tinham outra
lingua nativa. "O que esta acontecendo?" as pessoas indagavam ao virem correndo em direção ao som. Ficaram perplexas ao ouvirem aqueles crentes cheios do Espirito "falar na sua propria lingua". Os de Frigia diziam: "estao falando o idioma da Frigia". Os da Panfilia diziam: "estao falando o idioma da Panfilia. E os de Roma diziam: "Estao falando latim." Pedro elevou a voz e dirigiu-se a multidão: "Estes homens nao estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre e o que foi dito por intermedio do profeta Joel" (Atos 2.15-16).
Quando o Espírito Vem
O Espirito Santo quer te ungir com Seu poder, te dar a vitoria sobre
a tentacao, te instruir na Palavra de Deus, te encher de sabedoria e
revelacao e te equipar para o ministerio. Mas, acima de tudo, Ele anseia por ter comunhão com você e te levar a presença do Deus Todo-Poderoso.
Porque quanto mais O conhecemos, mais conhecemos o Pai e o Filho. E o Espirito Santo nunca exalta a si mesmo, mas sempre glorifica e engrandece o Senhor Jesus.
Um Entendimento da Sua Pessoa
Você tem que entender que o Espírito Santo é uma pessoa. Ele não é uma força ou uma influência. Ele é uma pessoa e somente quando entendemos isto é que conseguimos nos apropriar de Sua obra. Enquanto a Bíblia nos diz claramente que o Espírito Santo é realmente uma Pessoa, com intelecto, emoções e desejos, muitos cristãos vivem suas vidas como se Ele fosse uma força ao invés de uma Pessoa.Eles nunca ultrapassarão um determinado nível em suas vidas cristãs.
Renda-se ao Bendito Espírito Santo
Nao existe forma maior de expressar nosso amor para o Senhor do
que nos rendendo ao Seu Santo Espirito todos os dias. Na verdade, isto é absolutamente essencial, se você quiser conhecer a pessoa do Espirito Santo intimamente e experimentar da Sua atuação profundamente. Mas a rendição só e possível através da oração e de um coração quebrantado diante do Senhor.
Orientação do espírito
Uma passagem da Biblia que você já leu 1.000 vezes torna-se mais poderosa do que nunca, por causa da presença do Espirito Santo. Sua comunhão com Deus fica mais rica do que nunca, tudo por causa da presenca do Espirito Santo. Virao uma paz e uma
tranquilidade em sua vida e, pela primeira vez, voce entendera o que o
Senhor Jesus quis dizer quando falou: "A minha paz vos dou." Tudo isso
se torna seu, por causa do Espirito Santo.
Um Convidado Bem-Vindo
Precisamos dar as boas-vindas ao Espirito Santo em todas as áreas
da nossa vida diaria, permitindo que Ele faca a Sua obra em nos e através de nos  em casa, no trabalho, na escola, na igreja, onde quer que você esteja. Sua presenca maravilhosa da graça as nossas orações, nossos estudos biblicos, nossa adoração e nossos relacionamentos com as outras pessoas. Seu grande desejo e tornar-se Seu mais intimo Companheiro e Auxiliador. Mas depende de voce fazer este convite. Ele esta esperando que você diga: "Bem-vindo, Espirito Santo." 
 
Venha Viajar Comigo
Quanto mais você entender quem Ele é como pessoa, mais conseguira
entender, vivenciar e se apropriar de sua obra.
Entao e assim que vamos começar. Veremos quem Ele e, o que ele
fez na historia e o que ele quer fazer hoje. 
Seu Amigo Mais Íntimo
Espirito Santo e a chave para a vitoria sobre aquele inimigo implacavel da humanidade chamado morte. Se o Espirito Santo é uma Pessoa
Divina, vamos querer nos render mais a Ele, com temor e admiração.  Se o Espirito Santo é um poder, ficaremos orgulhosos por telo e nos sentiremos superiores as pessoas que não o tem. Se o Espirito Santo e uma Pessoa Divina, seremos humildes pois, em Seu grande amor, a Terceira Pessoa da Trindade
"Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo!'"
Como Sabemos Que o Espírito é Uma Pessoa
O proprio Senhor Jesus fez uma exclamação sobre a personalidade
do Espirito Santo quando se recusou a falar do Consolador (o bendito
Espirito Santo) como uma "coisa". A palavra para "espirito" em grego
(pneuma) normalmente pediria o pronome isto, mas usou ele.
Ele tem um intelecto
Somente alguem com um intelecto tem a habilidade de explorar,
examinar e buscar. E e isto o que o Espirito do Senhor pode fazer. Por
exemplo, nao podemos saber as coisas que Deus preparou para nosso
futuro: "Mas Deus no-lo revelou pelo Espirito; porque o Espirito a todas as
coisas perscruta, ate mesmo as profundezas de Deus" (1 Co. 2.10).
O Espirito de Deus tem todo conhecimento, mas ainda assim,
perscruta as profundezas e grandiosidade dos planos do Pai. E Ele
compartilha deste conhecimento conosco.
 
Ele tem uma vontade
Quando Cristo retornou aos céus, deixou o Espirito Santo
encarregado da Igreja. Ele possui Sua propria vontade e tem a responsabilidade de tomar decisões na terra. A variedade de dons espirituais disponiveis aos crentes não é dada aleatoriamente. Paulo disse: "Mas um so e o mesmo Espirito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente" (1 Co.12.11,) .
Ate mesmo Cristo advertiu as sete igrejas no Apocalipse, quando disse: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz as igrejas..."(Ap. 2.7).
E vital que estejamos em sintonia com a direção do Espirito Santo.
Ele tem emoções
O Espirito Santo nao e uma entidade sem emoções, incapaz de ter
compaixao ou preocupação. Ele e uma pessoa com sentimentos e coracao.
Eis duas formas como suas emoções são expressas. Primeira: o Espirito Santo pode amar. Amor e mais do que uma caracteristica do Espirito Santo, e Seu carater.
O Espirito Santo pode ser entristecido
O Espirito de Deus e tão gentil e amoroso que foi comparado a uma
pomba. Ele e facilmente entristecido. Da mesma forma como o Senhor
Jesus ficou "condoido com a dureza dos coracoes"(Marcos 3.5), o Espirito Santo tambem pode ficar condoido com nossas ações ou atitudes erradas.
A palavra "entristecer" significa "atormentar, causar magoa, aborrecer, ofender, insultar ou causar dor." O Espirito Santo tem um coracao delicado que chora facilmente por voce e por mim. Fazemos com que Ele sinta dor, e ate mesmo vergonha, quando deixamos de ter a vida cristã que deveriamos.
Ele pode falar
O Espirito Santo nos enche e capacita a falar com intimidade com o Pai, clamai: "Senhor, te enche e te capacita a falar com o Pai  te capacita a orar da maneira que o agrada." E, de repente, das profundezas da nossa alma, todo o nosso ser estava
clamando: "Pai, Pai. A adoração que convida a sua presenca, e a adoração que prepara o estagio para que Ele fale conosco e atraves de nos. Paulo escreveu a Timoteo: "Ora, o Espirito afirma expressamente que, nos ultimos tempos, alguns apostatarão da fe,..."(1 Tm. 4.1). O Espirito Santo nao fala diretamente apenas, Ele tambem opta por
falar através do Seu povo. 
Ele pode ser ultrajado
Apalavra "ultraje" aqui carrega consigo a ideia de "tratamento com absoluto desprezo ou insulto arrogante." Quando deixamos de reconhecer o significado da morte de Cristo na cruz por nos, ultrajamos o Espirito Santo. Quando isto acontece, voce esta fechando a porta para o Espirito Santo e dando lugar a Satanás. Lembre-se que, o Espirito Santo nunca teria sido enviado ao mundo no dia de Pentecostes se Cristo não tivesse derramado seu sangue e voltado ao Pai. A remoção da unção do Espirito Santo e da comunhão divina seria pior do que qualquer punição que posso imaginar.
É possível mentir para Ele
Um dos Mandamentos que Deus deu a Moises, para ser transmitido
a Israel, foi "Nao mentireis" (Lv. 19.11). O decreto nao era apenas para dirigir nossos relacionamentos com o homem, mas tambem com o Espirito de Deus. Ananias e Safira  mentiu para o Espirito Santo.  O casal tinha vendido uma propriedade e fingiu dar toda a quantia ao Senhor, quando, na verdade, tinha dado apenas uma parte.Pedro disse: "Ananias, por que encheu Satanas teu coracao, para que
mentisses ao Espirito Santo, reservando parte do valor do campo?" (At. 5.3). Ele disse: "Como, pois, assentaste no coracao este designio? Nao mentiste aos homens, mas a Deus." (v.4).
Ele pode ser blasfemado
Existe muita discussão sobre o "pecado imperdoavel"  blasfemar
contra o Espirito Santo. O Senhor Jesus tratou desta questão quando disse: "Todo pecado e blasfemia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espirito nao será perdoada. nem neste mundo nem no porvir" (Mt. 12.31,32).
E muito importante entender o contexto destes versiculos. Jesus
tinha acabado de expelir demônios de um homem possuido e no processo curou-o da cegueira e da mudez que o afligiam (Mt. 12.22).
A reacão da multidão que testemunhou estes milagres foi de admiração, dizendo:
 "E este, porventura, o Filho de Davi?" (v.23).
Porem, os fariseus tiveram uma reação diferente. Vendo o que o Senhor Jesus fez, entoaram: "Este não expele os demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios" (v.24). Por favor, compreenda que atitude deliberada foi esta. Eles eram estudiosos da lei, governantes das pessoas e testemunhas oculares dos milagres do Senhor Jesus. Em sua raiva, despeito e mesquinhez, sabendo exatamente o que estavam fazendo,
atribuiram os milagres de Cristo as obras de Satanás. Atribuiram o poder do Espirito Santo, que estava atuando na vida do Senhor Jesus, a uma atuacão de um espirito maligno.
Se voce se preocupa com o fato de cometer pecado imperdoável, e
improvável que o cometa um dia. Blasfemia e uma atitude voluntária e não um engano acidental.
A rejeição de Paulo a Cristo e a perseguição da Igreja, por exemplo, foram acidentais, o oposto de voluntario. Ele disse: "a mim que noutro tempo era blasfemo e perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade" (1 Tm. 1.13). Ele experimentou o perdão total por seu pecado não intencional e tornou-se um dos maiores apóstolos na historia da igreja.
Ele pode ser resistido.
Rejeitar a Deus não era novidade para este povo exteriormente religioso. Você lembra o que os filhos de Israel estavam fazendo enquanto Moises estava no Monte Sinai recebendo os Mandamentos? Estavam fazendo um bezerro de ouro, rejeitando a Deus e ao homem que falava por Ele. Disseram a Arão: "Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nos" (Ex. 32.1). Uma resistencia continua ao Espirito Santo silenciara a voz de Deus, como Zacarias declara no capitulo 7, versiculos 11-13: "Eles, porem não quiseram atender, e rebeldes deram as costas, e ensurdeceram os seus ouvidos para que nao ouvissem. Sim, fizeram os seus corações duros como diamantes, para que nao ouvissem a lei nem as palavras que o Senhor dos Exercitos enviara pelo seu Espirito mediante os profetas que nos precederam; dai veio a grande ira do Senhor dos Exercitos.
Ele pode ser apagado
A admoestacao de Paulo: "Nao apagueis o Espirito," e uma ordem clara (1 Ts. 5.19). A ideia usada e a de se apagar um fogo. O apostolo nao estava falando aos pecadores, mas aos "irmaos".
Qual a importancia destas instrucoes?
A seguir, uma lista dos mandamentos que elas incluem:
• reconhecer as pessoas que estão no ministerio (v.12),
• viver em paz uns com os outros (v.13),
• admoestar os insubmissos,
• consolar os desanimados,
• amparar os fracos,
• ser longanimo para com todos (v.14),
• nao retribuir o mal por mal (v.15),
• seguir sempre o bem, entre si, e para com todos (v.15),
• regozijar sempre,
• orar sem cessar,
• em tudo dar gracas (vs. 16-18).
Lembre-se sempre de que quando o apagamos, estamos negando- lhe a oportunidade de abençoar e tocar nossas vidas e de tocar as vidas de outras pessoas através de nos.
O Espírito Santo é Divino
Ele é uma Pessoa, sim, mas você também precisa entender que Ele é
uma Pessoa divina. Assim como o Pai (Jo. 6.27; Ef. 4.6) e o Filho (Hb. 1.8)
são divinos, o Espirito Santo tambem e (Atos 5.3,4). O Senhor Jesus
comunicou a plenitude da divindade do Espirito quando disse: "Ide,
portanto, fazei discipulos de todas as nacões, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo" (Mt. 28.19). Se o Espirito Santo não fosse divino, não o encontrariamos ligado, em igualdade, ao Pai e ao Filho nas Escrituras.Pedro refere-se ao Espirito Santo em Atos 5.4 como "Deus".
Ele não e apenas o Espirito Santo de Deus, mas também e Senhor.
A Biblia declara: "Ora o Senhor e o Espirito; e onde esta o Espirito do Senhor ai ha liberdade" (2 Co. 3.17). E, alem disso, "Nos somos transformados de gloria em gloria, na sua propria imagem, como pelo Senhor, o Espirito" 
O Espírito Santo É Onipresente
O Espirito Santo e onipresente está presente em todos os lugares.
Por todas as ramificações teologicas da onipresença, o que tem
maior significado sobre a onipresença e que a Pessoa mais
maravilhosa e cheia de graca que existe, esta comigo onde quer que eu va.
Onde quer que eu vá, Ele esta lá. O salmista escreveu:
Para onde me ausentarei do teu Espirito ?
para onde fugirei da tua face ?
Se subo aos ceus, la estas;
se faco a minha cama no mais profundo abismo,
la estas também;
se tomo as asas da alvorada
e me detenho nos confins dos mares:
ainda la me havera de guiar a tua mão
e a tua destra me susterá. (Sl. 139.7-10)
O Espírito Santo É Onisciente
A Terceira Pessoa da Trindade tudo sabe. Um grande numero de
versiculos deixam isto claro. Por exemplo, Isaias perguntou: "Quem guiou
o Espirito do Senhor? ou, como seu conselheiro o ensinou? Com quem
tomou ele conselho para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na
vereda do juizo e lhe ensinou sabedoria e lhe mostrou o caminho de
entendimento?" (Is. 40.13-14). Paulo acrescenta: "o Espirito a todas as coisas perscruta, ate mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senao o seu próprio espirito que nele esta? assim tambem as coisas de Deus ninguem as conhece, senão o Espirito de Deus" (1 Co. 2.10,11).
"Ninguém pode negar que, se o conhecimento que o Espirito possui alcanca as profundezas de Deus, então, da mesma maneira, tudo o mais e compreendido por Ele."
O Espirito de Deus não conhece apenas as coisas de Deus, Ele
conhece tudo sobre você Ele conhece você melhor do que você mesmo. 
O Espírito Santo É Onipotente
A onipotencia do Espirito Santo e demonstrada de forma conclusiva
atraves de tres atos poderosos:
Criação, trazer o universo do nada
Animação, dar vida ao que estava sem vida
Ressurreição, trazer vida da morte
O Espirito Santo envolveu-se ativamente na criação do universo, Ele "pairava por sobre as águas" (Gn. 1.2).
"Foi atraves do Espirito que o Senhor Deus criou, soberanamente, tudo o que existe".
E hora de viver, trabalhar e ministrar aos outros, não com sua própria forca, mas no tremendo poder de ressurreição do Espirito Santo!
Toda vez que olho para uma luz elétrica, entendo que a fonte daquela luz esta escondida da nossa visao. Em algum lugar existe um gerador produzindo forca. Nem sempre consideramos ou entendemos isto, mas desfrutamos dos beneficios.
Você aprendera que ele não é apenas poderoso e forte, mas também e gentil, sensivel e meigo. 
O Espírito Santo É Eterno
O escritor de Hebreus declara: "muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espirito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificara a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!" (Hb. 9.14,).
Ele e eterno, sempre foi, e e será. Não tem principio nem fim. O Espirito Santo não apareceu repentina e abruptamente quando foi enviado a terra para dar poder aos crentes, depois da ascensão de Cristo. Fiel, constante e amoroso.  Ele é e sempre será o mesmo e, o eterno Espirito
Santo, jamais deixara você cair. Ele e o mesmo, ontem, hoje e sempre!
Ele nunca muda, nunca deixa você cair e é sempre compreensivo e muito paciente. 
O Espírito Santo
"Espirito Santo" é Terceira Pessoa da Trindade, quanto um resumo poderoso daquilo que Ele é Ele e Espirito o oposto de carne, não possui um corpo como o nosso, e é Santo  o oposto de comum ou corrompido. O Espirito Santo e denominado Santo porque Ele "e santo em si mesmo, completamente separado de toda malignidade." Ao longo das Escrituras, a Terceira Pessoa da Trindade e mencionada como o Espirito Santo:
• O salmista orou: "Nao me retires o teu Santo Espirito" (Sl. 51.11)
• Maria "achou-se gravida pelo Espirito Santo" (Mt. 1.18).
• O Senhor Jesus declarou: "Ora, se vos, que sois maus, sabeis dar boas dadivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dara o Espirito Santo aqueles que lho pedirem?" (Lucas 11.13).
• Joao disse: "Ele vos batizara com o Espirito Santo e com fogo" (Mt. 3.11).
• Os apostolos escreveram: "Pareceu bem ao Espirito Santo e a nos" (Atos 15.28). Romanos 1.4 tambem declara que Ele e "o espirito de santidade", na passagem que se refere ao papel do Espirito Santo na ressurreição do Salvador.
O Espírito de Deus
O Espirito de Deus e o nome do Espirito Santo que associa-se a poder, profecia e direção. Na criação, era "o Espirito de Deus" que "pairava por sobre as aguas" (Gn. 1.2).
Posteriormente, o mesmo "Espirito de Deus" se apossou de Saul e fez com que ele profetizasse (1 Sm.10.10). Ele se apoderou de Zacarias e capacitou-o a declarar a Palavra do Senhor (2 Cr. 24.20). E a visao de Ezequiel da restauracao de Israel foi dada "pelo Espirito de Deus"  (Ez.11.24). Mas o Espirito de Deus nao se associa apenas a profecia. Ele tambem esta associado a poder.Existe uma historia extraordinaria no Novo
Testamento sobre o que ocorreu quando o Senhor Jesus curou um homem cego e surdo que era possuido por demonios. Os fariseus acusaram-no de usar o poder de Satanás para realizar tal milagre. O Senhor Jesus, que conhecia os pensamentos deles, declarou: "eu expulso os demonios, pelo Espirito de Deus" (Mt. 12.28).
O Espírito do Senhor
Precisamos reconhecer que o Espirito Santo e mais do que um representante do Ser Supremo, Ele e o Espirito do Jeova que adoramos. O Espirito do "EU SOU." Este titulo do Espirito Santo e usado repetidamente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Amo a historia de Gideão. Depois de anos de opressão dos midianitas, Gideão respondeu ao chamado de Deus em favor dos israelitas. A Biblia nos diz que "o Espirito do Senhor revestiu a Gideao" e
ele reuniu seu exercito (Jz. 6.34). Trinta e dois mil homens estavam presentes. Deus disse-lhe que o exercito era grande demais e aquilo poderia fazer com que Israel se orgulhasse no futuro, "A minha própria mao me livrou" (Jz. 7.2). Assim, Deus fez com que ele reduzisse o exercito para 300 homens cujas unicas armas eram tochas e trombetas. 
Meu Espírito
Quando Deus se dirige ao Espirito Santo, o faz de uma forma bastante pessoal. Refere-se a Ele como "Meu Espirito", demonstrando claramente o misterio da Trindade. Eles são Um, no entanto sao Tres.
• Deus declarou atraves de Joel que nos ultimos dias, "derramarei o meu
Espirito sobre toda a carne" (Joel 2.28).
• Deus tambem alertou o homem em Genesis 6.3 para acatar o Espirito
Santo dizendo: "O meu Espirito não agirá para sempre no homem"
• Zacarias nos lembrou que não e por forca, nem por poder, mas "pelo
meu Espirito, diz o Senhor dos Exercitos" (Zc.4.6).
Espírito de Sabedoria e Entendimento
Isaias ao descrever a vinda do Messias, Ele usa uma serie de tres duplas para descrever a obra do Espirito Santo na vida e no ministerio de Jesus Cristo:
• O Espirito de sabedoria e de entendimento
• O Espirito de conselho e de fortaleza
• O Espirito de conhecimento e de temor do Senhor
Como parte da divindade, um dos atributos do Espirito Santo e que Ele e imutavel. E por isso, podemos esperar que o Espirito Santo torne estas mesmas qualidades manifestas em nos, a medida que permitimos que Ele atue.Sabedoria nao e nada mais do que viver com habilidade  e a capacidade de aplicar o conhecimento da Palavra de Deus na vida.
O Espírito Santo Convence o Mundo do Juízo
O Senhor Jesus disse que o Espirito Santo convencera "do juizo, porque o principe deste mundo ja esta julgado" (Jo. 16.11). Colossenses 2.13,14 diz: "E a vos outros, que estaveis mortos pelas vossas transgressões, e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o
escrito de divida, que era contra nos e que constava de ordenancas, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz." E por causa disso, o versiculo 15 diz: "e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expos ao desprezo, triunfando deles na cruz." O homem sozinho nunca se convencera de que merece ser julgado. Somente o Espirito Santo pode produzir tal convicção. E quando Ele faz isso, ocorre uma transformação gloriosa.
O Espírito Santo nos Regenera.
Depois de nos entregarmos a Cristo, pela fe e arrependimento dos
nossos pecados, algo maravilhoso acontece. Somos regenerados "nascidos de novo".
O Senhor Jesus disse a Nicodemos que "o que é nascido da carne, é carne; e o que e nascido do Espirito, e espirito" (Jo. 3.6). Tito 3.5 diz que "nao por obras de justica praticadas por nos, mas segundo sua misericordia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espirito Santo."
O Espírito Santo Liberta Aquele que Crê.
Devido ao pecado de Adão, todos nos nascemos com uma natureza
pecadora e debaixo de uma sentença de morte, absolutamente impotentes
em nos mesmos para fazer alguma coisa em relação a isso. Quando O aceitamos pela fé, esta sentença e retirada para sempre. Somos livres!
Paulo disse a igreja em Roma: "Agora, pois, já nenhuma condenação
há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espirito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte. 
Ele te Dará Descanso
O Espírito do Senhor não te conduz ao stress nem à confusão. Pelo
contrário, Ele te leva por um caminho onde as coisas são calmas e cheias de paz. "Na tranqüilidade e na confiança [está] a vossa força" (Is. 30.15). Eu nunca soube que o Espírito Santo tenha causado dor de cabeça ou tristeza. Ele é o Deus da beleza e do descanso. Sempre.
Poder para a batalha espiritual
A vida do crente é uma constante batalha, tal permanece dia e noite lutando contra as forças do mal (Ef 6:12). E para prevalecer na guerra, o crente não pode lutar de outra maneira do que a capacitação do Espírito Santo (II Co 10:3-5; 1Jo 4:4).
Trará Excelência à Sua Vida
A medida de comparação não foi sua habilidade em lutar, nem sua riqueza foi o "excelente espírito" de seu coração. A palavra "excelente", literalmente, significa "preeminente" ou "que excede". O rei da Babilônia viu a atitude de Daniel e quis dar-lhe uma promoção. Homens e mulheres que querem um aumento de salário ou uma
posição mais alta em uma companhia, geralmente, ficam desapontados quando são desprezados. As decisões nem sempre são resultado do histórico educacional ou do tempo que trabalharam. Todos os dias, precisamos que o Espírito do Senhor traga qualidade e superioridade à nossa caminhada cristã.
O Espírito Traz Vida
"O espírito é o que vivifica; a carne para nada se aproveita; as palavras que vos tenho
dito, são espírito e são vida" (Jo. 6.63). Sua vida quando somos tocados pelo Seu poder de ressurreição e somos vivificados. Paulo declara: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita" (Rm. 8.11). Aleluia pelo túmulo vazio!
O Espírito Santo Te Leva à Presença de Deus.
"E como se fosse o céu na terra." E assim que as pessoas descrevem seus sentimentos quando entram na atmosfera de unção. Pode acontecer numa grande cruzada, numa pequena reunião de oração ou quando você está sozinho com Deus. Quando o Espírito Santo começa a fazer Sua obra, todas as barreiras entre você e o Senhor são removidas. De repente, você está perto dele. Algumas pessoas descrevem isso como "estar sendo elevado aos céus." Outras dizem, "sinto Sua presença me envolvendo exatamente onde estou.
O Espírito Santo Nos Dá Poder
Ninguém precisará te dizer quando o Espírito Santo entrou na sua
vida. Você saberá. Perceberá e sentirá o surgimento repentino de poder, que é diferente de qualquer coisa que já conheceu. Este fenômeno não é inesperado. Lembre-se, Jesus falou para Seus discípulos permanecerem na cidade de Jerusalém "até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc. 24.49
O Espírito Santo Nos Libera Para Amar.
Um dos primeiros sinais de que o Espírito de Deus está atuando em
sua vida é o grande amor que você sentirá pelas pessoas  sejam elas
cristãs, ou não. É este amor do Espírito Santo que nos fortalece para intercedermos poderosamente pelos outros, uma das maiores expressões de amor que podemos manifestar (Rm. 15.30).
O Espírito Santo Produz Fruto Em Nós.
No Novo Testamento, Jesus usa a imagem de uma videira com
ramos para ilustrar nosso relacionamento com Ele. Ele disse: "permanecei
em mim, e eu permanecerei em vos. Como nao pode o ramo produzir
fruto de si mesmo, se nao permanecer na videira; assim nem vos o podeis dar, se nao permanecerdes em mim" (Jo. 15.4).
Dai Ele acrescentou: "Eu sou a videira, vos os ramos. Quem
permanece em mim, eu, nele, esse da muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (v.5).
O Espírito Santo Nos Dá Dons
os dons do Espírito Santo não têm sentido sem o fruto do Espírito Santo (1 Co. 13.1-3). A união vital com Cristo, que produz o fruto do Espírito Santo, é o começo, a partir disso você poderá apreciar realmente a maravilhosa variedade de dons do Espírito Santo
mencionados em 1 Coríntios 12.8-10:
• Palavra da sabedoria
• Palavra do conhecimento
• Fé
• Curas
• Operações de milagres
• Profecia
• Discernimento de espíritos
• Línguas
• Interpretação de línguas
Existem vários dons que Deus torna disponíveis para Seus filhos,
nove deles são encontrados em 1 Coríntios 12.
O Espírito Santo Dá Direção Às Nossas Vidas.
Alguma vez você teve que enfrentar um momento de grande decisão? Eu já. E é quando me volto para o Espírito Santo para que Ele seja minha bússola e meu guia. Se você tem Cristo como Seu Salvador pessoal, deve sempre esperar por Sua direção, e ser sensível a ela. Afinal de contas, "todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Rm. 8.14).
Ele transformará sua aparência
Eis o que noto em pessoas com uma poderosa unção em suas vidas.
Parecem jovens, independentemente da idade. Seus olhos brilham e
possuem vigor físico.
Ele transformará sua vida de oração.
Teria sido totalmente impossível desenvolver uma vida de oração sem primeiro estar familiarizado com o Espírito Santo. Flui tão naturalmente quando você O conhece, coisa que longe dEle seria impossível. Quando os crentes ouviram que Pedro estava preso, "havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele" (Atos 12.5).
Eles aprenderam o que significava orar sem cessar.
O Espírito Santifica
Você entende o que significa ser "separado"? Pense nisso, quando você está no supermercado e seleciona um detergente entre vários outros exatamente iguais a ele, aquele que você comprou agora está "separado",
isto é, dedicado a seu uso e somente seu. E assim é quando nos entregamos a Cristo, Deus nos seleciona, coloca-nos em Sua família, "nos separa", santificando-nos para Seu uso. E como somos "separados"? Através do Espírito Santo. A Bíblia diz: "Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade" (2Ts. 2.13)
O Espírito Te Traz Esperança
E a Bíblia continua dizendo: "Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Rm. 5.5). O amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, é a prova. Como a chuva suave que alimenta a planta, o Espírito Santo derrama em nossos corações a "chuva" que refresca e dá estímulo espiritual durante nossos tempos difíceis. Deus dá
esperança e, ao confiar nele nas horas difíceis, Ele envia uma poderosa torrente de alegria e paz ao seu coração, é tanto que você transborda de esperança. 
O Espírito Te Liberta
Quando o Espírito Santo começa a trabalhar nas profundezas da sua
alma, Ele te fortalece espiritualmente com força e maturidade espiritual, o
que te dá um nível ainda maior de fé e te capacita a confiar em Deus para
o impossível e crer nele para o invisível. Não importa o obstáculo, não
importa o desafio que você possa ter que enfrentar, você dirá com o
salmista: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei
medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Sl. 27.1).
O Espírito Nos dá Segurança
Veja, quando nos entregamos a Cristo, o Espírito Santo nos transforma de estranhos em filhos de Deus, adotando-nos na maravilhosa família de Deus. Deus adota cada um de nós em Sua família, tornando-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Seu amado Filho, Jesus, concedendo-nos os privilégios que advêm disto. Seja lá qual for seu passado, quando você se entrega a Cristo, torna-se um membro da melhor família que existe. E uma das grandes obras do Espírito é que Ele "testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm. 8.16).
Revestimento Nescessário
Voce acha que, de alguma forma, estou protegido dos ataques de satanas? Absolutamente, nao! Tenho eu poder para, através do Espirito
Santo, ser vitorioso? Absolutamente, sim! Noite após noite, enquanto o
Espirito do Senhor esta para fazer uma obra poderosa em nossas
cruzadas, satanás tenta todos os ardis imaginaveis para desviar minha
atencao.
Ele havia lutado com satanás e vencera. Lembre-se, se voce confiar no poder do Espirito Santo, como Cristo fez no meio da tentação, vencera em Seu poder, amadurecido e
preparado para a vida e para o ministerio.
Observe com atencao o que o Senhor fez depois que o Espirito Santo
veio sobre Ele:
1. Pregou o Evangelho.
2. Curou os quebrantados de coracao.
3. Pregou libertação aos cativos.
4. Trouxe luz aos que estavam nas trevas.
5. Trouxe liberdade aos machucados  necessitando de cura emocional.
Seja Dependente do Espírito
Os discipulos conheciam o Senhor, mas havia algo novo a caminho uma revelação do Espirito de Cristo. O mundo reconheceria o Consolador prometido? Não. Porque não conhecia o Senhor Jesus. Hoje, quando o Espirito Santo entra em uma vida, dirige aquele coração e vida para Jesus Cristo, porque Ele sempre aponta para Jesus.
Quando o Espirito Santo fala, o Senhor Jesus fala. Ele e o Espirito de Cristo
e, embora sejam duas pessoas diferentes na Trindade, não podem ser divididos ou separados. Hoje Cristo está assentado a direita do Pai nos céus, intercedendo
por você e por mim. Ele continua sendo o Filho de Deus e Filho do Homem.
Se o Senhor Jesus era tão dependente do Espirito Santo enquanto
estava na terra, podemos nos ser menos dependentes?
O Consolador
 Você se sente impotente, sozinho e angustiado. Se alguem pudesse ajuda-lo a
carregar o fardo. E e exatamente isso que o Espirito Santo faz. O Senhor disse: "Eu
rogarei ao Pai, e ele vos dara outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" (Jo. 14.16). A palavra "consolador" no grego e Paracleto  significando "pessoa chamada para estar ao lado e ajudar." Ele e um advogado de defesa e um auxiliador que pelejara suas batalhas, um auxiliador que e tao bom naquilo que faz que acalma seus medos e inquietações. Gloria a Deus pelo nosso Consolador.
O Dia de Pentecostes
E foi assim que aconteceu! Dos que ouviram a palavra naquele dia, três mil Se arrependeram, creram e foram batizados com água. Não é dito especificamente que eles receberam a remissão dos seus pecados e o dom do Espírito, mas temos fortes razões para crer que isto aconteceu. Não se trata de um argumento fraco baseado no silêncio. Ele está baseado na promessa inequívoca do apóstolo Pedro de que eles receberiam estes dons se se arrependessem, cressem e fossem batizados. Batismo e Plenitude do Espírito Santo  Sabemos que todos os três mil foram batizados  depois de ter "aceitado a palavra".
Seja bem Vindo
O Espírito Santo está à sua porta. Como qualquer visita, Ele não
entrará, a menos que seja convidado.
Você quer cantar junto comigo?
Espírito Santo, Tu és bem-vindo neste lugar.
Espírito Santo, Tu és bem-vindo neste lugar.
Pai Onipotente, de misericórdia e graça,
Tu és bem-vindo neste lugar.
Bem-vindo, Espírito Santo!
Fonte:Bem vindo Espírito Santo -Benny Hinn
Bom dia Espírito Santo -Benny Hinn
Blíbia Digital