domingo, 13 de novembro de 2016

DÍZIMOS E OFERTAS

Ml 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

Devemos “abrir o coração” para entendermos sobre este assunto à luz da Palavra de Deus, e não segundo o que achamos (Pv 3.5,6).
Que o Espírito Santo nos esclareça mais a Palavra de Deus, a Palavra que Cura!
Dinheiro tem poder para abençoar ou amaldiçoar.
A INSTITUIÇÃO DO DÍZIMO E OFERTAS
Gn 4.3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Gn 4.4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
Gn 4.5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante
O dízimo e as ofertas foram instituídos por Deus desde o princípio e para todos os tempos. Deus inseriu no coração humano o dízimo e as ofertas. Abel e Caim desejaram ofertar a Deus e o fizeram.
Assim, o dízimo e as ofertas são desde o princípio e irão até à consumação dos séculos: antes da lei, período de Adão a Moisés.
Durante a lei por determinação de Deus,
Gn 14.20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Gn 28.22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Dt 12.11 Então haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar trareis tudo o que eu vos ordeno: os vossos holocaustos e sacrifícios, os vossos dízimos, a oferta alçada da vossa mão, e tudo o que de melhor oferecerdes ao Senhor em cumprimento dos votos que fizerdes.
Período de Moisés até Cristo, e no tempo da graça, período desde Cristo e até ao fim do Mundo (Mat. 23:23; Luc. 18:12).
OFERTA DE SACRIFÍCIOS
Dt 12.6 A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifícios, e os vossos dízimos e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas;
Deus determinou na seguinte ordem: oferta de sacrifícios, dízimo, oferta alçada e oferta voluntária. A oferta de sacrifícios é mais importante para Deus do que as outras três. As outras dependem desta.
Sl 50.14 Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos;
A oferta de sacrifícios é o render-se inteiramente a Cristo para o culto, louvor e adoração a Deus, e serviço da Sua obra. Quem deseja edificar-se e alimentar--se de Deus, louvar e adorar em primeiro lugar, quando vai à Igreja, será mais abençoado, (as bênçãos o alcançarão) e terá prazer em dizimar e ofertar.
1Pe 2.5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
Deus quer que a nossa vida seja uma oferta constante de sacrifício em louvor e adoração
Rm 12.1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Rm 12.2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
 Hb 13.15 Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

DÍZIMO
Significa 10% (dez por cento). Quem ganha cem, entrega de dízimo dez e fica com noventa, etc... Devemos dizimar como recebemos; seja por semana, por quinzena ou por mês. Quem trabalha por conta própria, deve anotar tudo que gasta para o seu labor, tudo que recebe e dizimar do lucro que teve. Marido e mulher devem somar a renda dos dois, dividir, e dizimar a metade cada um. Devemos dar às crianças e aos jovens (enquanto não têm salário), ofertas para entregarem ao Senhor, para que aprendam e se forme neles o caráter bíblico.
Tirar, e não Pagar o Dízimo
O dízimo pertence a Deus. Não devemos usar em relação ao dízimo as expressão pagar o dízimo mas sim entregar o dízimo, pois estamos entregando a parte que é de Deus, daquilo que Ele já nos tem dado.
OFERTA ALÇADA E OFERTA VOLUNTÁRIA
2Co 9.6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará,
2Co 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Oferta alçada é aquela oferta ou esforço extra, para uma necessidade de momento, além do dízimo e da oferta voluntária. Exemplo:
compra de terreno para a Igreja, construção de templo novo ou reforma do existente, etc... Voluntária ou de gratidão é aquela oferta que devemos dar com o propósito de agradar a Deus. Tanto a oferta alçada como a voluntária não têm valores estipulados. Devemos dar conforme sentirmos em nosso coração. 
              A construção do Tabernáculo no deserto foi assim
Êx 35.24 Todo aquele que tinha prata ou metal para oferecer, o trazia por oferta alçada ao Senhor; e todo aquele que possuía madeira de acácia, a trazia para qualquer obra do serviço.
Êx 35.29 Trouxe uma oferta todo homem e mulher cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o senhor ordenara se fizesse por intermédio de Moisés; assim trouxeram os filhos de Israel uma oferta voluntária ao Senhor.
Êx 36.6 Pelo que Moisés deu ordem, a qual fizeram proclamar por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais.
Êx 36.7 Porque o material que tinham era bastante para toda a obra, e ainda sobejava.
Deus mandou trazer ofertas alçadas. O povo trouxe tanto que Moisés mandou parar de trazer porque já havia de sobra.
Primeiro: oferta de sacrifícios, render-se inteiramente a Cristo para o culto, louvor e adoração a Deus, e serviço da Sua obra.
Segundo: dízimo.
Terceiro: oferta alçada.
Quarto: oferta voluntária ou de gratidão, etc...
FAÇA UMA PROVA COM DEUS:
Ml 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
Dízimo e ofertas são o único assunto na Bíblia, em que Deus desafia o Homem a prová-Lo. Deus quer que cada um de nós faça de Cristo o Senhor de sua vida. Para que Deus aceite o que lhe oferecemos, primeiro devemos nos dar a Ele por inteiro e depois à Igreja para servi-lo.
Ml 3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
Ml 3.9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
Para quem não entrega o dízimo e as ofertas, são amaldiçoados.
Esta maldição é fruto do pecado de ser infiel. Deus retira a sua graça, a sua proteção e não repreende o devorador. Então o maligno atua contra essas pessoas. Gastam demais com coisas desnecessárias, imprevistos, médicos, farmácia, o ladrão, etc...
Parece que recebem o salário num saco furado (Ageu 1:5-6).
O dinheiro não dá para nada. Conhecemos pessoas que viviam assim, mas quando passaram a entregar a Deus fielmente o dízimo e as ofertas, Deus mudou tudo em suas vidas, prosperaram e tiveram fartura de tudo.


O DÍZIMO É UMA QUESTÃO ESPIRITUAL:
Sl 24.1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.
Deus é o dono do Mundo e dos que nele habitam. Quando alguém crê em Jesus e não sente o desejo de ser fiel a Deus nos dízimos e ofertas, precisa de libertação.
Jo 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Nós não somos donos de nós mesmos, mas somos propriedade exclusiva de Deus.
1Tm 6.6 e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento.
1Tm 6.7 Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;
1Tm 6.8 tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes.
1Tm 6.9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
1Tm 6.10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Nada trouxemos para este Mundo e nada podemos levar dele.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
AS BÊNÇÃOS DA FIDELIDADE
1Co 9.13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?
1Co 9.14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
Os dízimos e as ofertas são utilizados na manutenção da obra de Deus, para pagar a preparação e o salário dos pastores e missionários, construir ou reformar os templos, adquirir móveis e utensílios para a Igreja, despesas gerais de seu funcionamento,
ajuda a irmãos muito pobres, etc... Obs. Os pastores também entregam a Deus o dízimo do que recebem.
A fidelidade é como um atestado de que a vida espiritual está bem.
Obs. Há servos de Deus fiéis que gastam no supérfluo, esbanjam e desperdiçam sem medida e vivem em dificuldade. A Bíblia é contra este tipo de conduta. Peçamos a Deus sabedoria para administrar bem o que ganhamos e então teremos fartura de tudo.
ONDE ENTREGAR O DÍZIMO E OFERTAS
At 20.35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
O membro da Igreja não deve dividir seu dízimo ou reduzir suas ofertas para ajudar em outra Igreja. Se fizer isto, estará administrando os recursos de Deus por conta própria, contrariando a Bíblia. A administração é feita por pessoas eleitas e aprovadas pela assembléia da Igreja, investidas dessa autoridade, que recebem orientação de Deus para esse ministério. Todo crente, seja batizado ou não, membro da Igreja ou não, deve ser fiel a Deus no dízimo e ofertas.
Entregue o seu dízimo e ofertas na Igreja de onde você é membro, pretende ser ou está freqüentando. Porém se sentir desejo de ajudar alguma outra Igreja ou alguma pessoa em particular, deve fazê-lo, mas com recursos extras, sem diminuir o que costuma entregar a Deus em sua Igreja.
A QUEM E COMO ENTREGAR O DÍZIMO E OFERTAS:
Esteja consciente de que quando você coloca seus dízimos e ofertas
no gazofilácio, ou arca da Igreja, está entregando nas mãos de Deus. Os recursos passam a ser de Deus que os entrega à Igreja
para administrá-los na Sua obra.
Devemos entregar com alegria, amor, prazer e ações de graças,
como parte do culto a Deus. Estudando a Bíblia e orando, seremos quebrantados e libertados para sermos fiéis a Deus em dízimos e ofertas.
POR QUE DEUS QUER QUE OFERTEMOS A ELE?
Pelos mesmos motivos que devolvemos os dízimos por crermos em Deus e amarmos a Ele, para nos desprendermos das coisas materiais, trazermos mantimento às igrejas locais e aos ministros nos cinco dons ministeriais, para que o pastor possa investir nos órfãos, viúvas e todos aqueles da congregação que verdadeiramente não têm condições financeira, e para que bênçãos materiais sejam manifestas em nossas vidas.
Eu posso administrar o dízimo em vez de levá-lo para igreja?
Não. Sua igreja necessita do dízimo. A regra é esta: “Ninguém se sinta na liberdade de reter o dízimo, para empregá-lo seguindo seu próprio juízo. Não devem servir-se dele numa emergência, nem usá-lo segundo lhes pareça justo, mesmo no que possam considerar como obra do Senhor”
Sustento do Ministério Evangélico
Ministério evangélico é um cargo ou ocupação de tempo integral, daqueles que se dedicam a uma função evangelizadora. O dízimo dedica-se ao sustento e a uma função evangelizadora. Isto compreende os pastores, professores que dão ensinamento bíblico, e também inclui todos os gastos da denominação, derivados da atenção às igrejas, tanto pelas Associações/ Missões, como pelas Uniões, Divisões e a Associação Geral.
Posso reter os dízimos se não concordo com a maneira como ele é usado?
“Alguns se tem sentido mal satisfeitos, e dito: “Não pagarei mais o dízimo, pois não confio na maneira porque as coisas são dirigidas na sede da obra”. Roubareis, porém, a Deus, por pensardes que a direção da obra não está direita? Apresentai vossa queixa franca e aberta, no devido espírito, e as pessoas competentes. Solicitai em vossas petições que se ajustem as coisas e ponham em ordem, mas não vos retireis da obra de Deus, nem vos demonstreis infiéis porque outros não estejam fazendo o que é direito.”
Os dez motivos para ser um dizimista e ofertante na casa do Senhor !
01º Porque o dízimo é Santo. (Levítico 27:30-32)

02º Porque quero ser participante das Bênçãos. (Malaquias 3:11,12)

03º Porque amo a obra de Deus na face da terra. (Malaquias 3:10)

04º Porque quero ser abençoado. (Malaquias 3:9)

05º Porque não ficarei devendo a Deus. (Levítico 27:13-31)

06º Porque Deus é dono de tudo. (Salmos 24 e Ageu 2:8)

07º Porque também é da minha responsabilidade  o sustento da Igreja. (Malaquias 3:10)

08º Porque quero ter minha consciência tranquila. (1° Tm 1:19)

09º Porque Deus suprirá toda as minhas necessidades . (Fl 4:19)

10º Porque a minha descendência não mendigará o pão. (Sl 37:25)
Aqueles que amam ao Senhor
1Co 9.14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
Ainda que o dízimo tenha deixado de ser uma lei para os cristãos, seu princípio, no entanto permanece, especialmente no que tange à proporcionalidade. A diferença é que, nessa perspectiva, ninguém deva mais ser coagido a fazê-lo. O dízimo, para aqueles que amam ao Senhor, deva ser entregue em graça, com liberalidade e alegria.
O SENHOR JESUS CRISTO DIZIMOU E OFERTOU ?.
Mt 22.17 Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar tributo a César, ou não?
Mt 22.18 Jesus, porém, percebendo a sua malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas?
Mt 22.19 Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um denário.
Mt 22.20 Perguntou-lhes ele: De quem é esta imagem e inscrição?
Mt 22.21 Responderam: De César. Então lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Mt 23.23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
Sim, pois Ele ensinou que devemos dar a Deus o que é de Deus os dízimos e as ofertas e disse que os fariseus estavam certos na área de devolver os dízimos.
Com certeza Ele praticava o que aprovava e ensinava, sendo por isso que podemos afirmar que o Senhor Jesus Cristo dizimou e ofertou.
OS MEUS DÍZIMOS DEMONSTRAM
1° A minha gratidão, porque eu jamais poderia comprar a minha salvação (Efésios 2:8-9);

2° Que o Reino de Deus e a Sua justiça estão em primeiro lugar na minha vida (Mateus 6:33);

3° Que, para mim, semear valores espirituais é mais importantes que os valores materiais (Gálatas 6:8);

4° Que eu confio em Deus para suprir todas as minhas necessidades e não nas minhas próprias forças (Filipenses 4:19);

5° Que, para mim, os tesouros no Céu valem mais que os tesouros da Terra (Mateus 6:19-21).

Quantas vezes aparece a palavra dízimo na Bíblia?
No Antigo Testamento aparece 35 vezes.
No Novo Testamento aparece 10 vezes
O velho e o novo testamento, explicam sua profunda importância espiritual.
Os gafanhotos  Migrador, cortador, devorador e destruidor
Joel 1.4 O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu.
Na tradução original da Bíblia, o Profeta Joel fala da Locusta do gafanhoto, do Pulgão, da Lagarta que são fases da vida do gafanhoto.
Quem são estes gafanhotos?
O CORTADOR vem assolando a videira, ou seja, cortando-lhe as folhas.
O MIGRADOR vem destroçando a videira quebrando-lhe os galhos.
O DEVORADOR age com poder e a força de produção, ela se torna estéril.
O DESTRUIDOR, lança a videira por terra, matando-a.
Cada tipo de gafanhoto representa uma legião de demônios que age na vida do homem. Estes demônios agem no patrimônio do homem, destruindo casas, carros, roupas, mantimentos e salários, provocam desastres de carros, aviões, afundam navios, derrubam prédios, matam pessoas, destroem nações, famílias, Igrejas e casamentos e lares.
O GAFANHOTO CORTADOR (lagarta)
Is 55.2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura.
O CORTADOR trabalha 24 horas por dia na vida do homem que não obedece a Deus. Esta legião tem o poder de comer, cortar, "bichar" parte das riquezas, bens e salários, ou seja, de tudo que a pessoa infiel ganha, uma parte pertence a ele.
O CORTADOR come através do cigarro, da bebida, dos jogos de azar, de remédios fazendo de sua casa uma farmácia. O infiel sempre gastando parte do seu dinheiro com prejuízos, com coisas que não edificam.
O GAFANHOTO MIGRADOR (locusta)
O MIGRADOR chega ao Patrimônio, faz o que tem que fazer e vai embora. Esta legião de demônios trabalha voando por aí, promovendo prejuízo, acidentes de carros, estragando bens e riquezas, forçando o homem a gastar parte do seu salário com despesas inesperadas, mais uma parte do dinheiro que vai embora.
O GAFANHOTO DEVORADOR (gafanhoto)
O DEVORADOR é tão terrível que em pouco tempo leva a pessoa a uma vida de miséria e dor; eles agem com uma estratégia de encurralar a pessoa numa situação de dívidas, prejuízos, que humanamente falando jamais conseguirá pagar seus compromissos. Quando a pessoa menos percebe o DEVORADOR roubou sua riqueza, anos de trabalho, estes demônios agem com astúcia, envolvendo a pessoa em negócios sombrios, perigosos, e desonestos. Estes demônios fecham todas as portas não deixando a pessoa ganhar dinheiro, e nem arrumar emprego. Estes demônios levam o homem alcoolismo, à insônia e ao lamento constante.
O GAFANHOTO DESTRUIDOR (pulgão)
Jo 10.10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
A legião do DESTRUIDOR é assassina. Estes demônios arrebentam freios de carros levando famílias inteiras à morte, jogando-os em abismos. Os espíritos destruidores tem o poder para provocar desastres de aviões, de afundar navios, de arrebentar com prédios e casas. Onde eles passam semeiam morte, pânico, medo e pavor.
As legiões do DESTRUIDOR usam muitas as intempéries da natureza como: "fogo, tromba d'água, ventania, para exterminar as riquezas do homem". Estes demônios têm o poder de se misturarem na água, no fogo, e no vento. Provocando as mais terríveis destruições e morte que chocam o mundo.
Depois que eles agem não se pode fazer mais nada, pois, só sobram cinzas, lama e destroços.
COMO VENCER ESTES DEMÔNIOS?
Jl 2.25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós.
Jl 2.26 Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado.
Como proteger nossos bens, riquezas e salários das quatro legiões?
“DIZIMO” e “OFERTA” são o remédio de DEUS!
O único poder capaz de repreender estas quatro legiões, chama-se Dízimo e oferta. Deus ensina em sua palavra que todo homem que se torna dizimista fiel, estes demônios ficam impedidos de agir em seu patrimônio, bens, riquezas e salários.
Os dízimos são as "Correntes de Deus" capazes de amarrar estas quatro legiões.
CONCLUSÃO:
O dízimo e as ofertas foram instituídos por Deus desde o princípio e para todos os tempos. Dízimo é 10% do que se ganha.
Quem tem o direito de provar a Deus, de cobrar DELE aquilo que prometeu? O dizimista! Uma das grandes razões por que devemos dar o dízimo é esta: Podemos e estamos no direito de provar a Deus, pois Ele mesmo nos convida a isto na sua palavra, conforme está escrito em (Malaquias 3:10) AQUELE que  entrega o dízimo está  demostrando com este ato o quanto tem coração agradecido a Deus por tantas bênçãos recebidas do seu Senhor.
Porque aquele que entrega o dízimo prova que ama a Deus.
Fonte:

Auto ajuda através da Bíblia

estudobiblico.org

estudogospel.com.br

esbocosermao.com

40 Respostas a Perguntas sobre o Dízimo

Sem o Dízimo não existe bênção

Os dez motivos por que devo ser um dizimista e ofertante.

Os gafanhotos Migrador, cortador, devorador e destruidor.