Image caption Na universidade 42,
os estudantes trabalham juntos na solução de problemas e avaliam o trabalho dos
colegas
Uma universidade revolucionária, sem professores,
onde não há livros e nada é pago, acaba de ser aberta no Vale do Silício, na
Califórnia. A ideia é receber por ano 1 mil estudantes interessados em
programação de computadores e desenvolvimento de software. Durante o curso, os
alunos trabalham sempre em grupo e avaliam os trabalhos uns dos outros.
O nome da nova universidade, 42, é uma referência à
resposta sobre qual seria o sentido da vida segundo o clássico de ficção
científica O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide
to the Galaxy, no original em inglês)de Douglas Adams - criado nos anos
1970 como série de rádio da BBC e transformado em livro, peça de teatro,
minissérie de TV, filme longa-metragem, revista em quadrinhos, livro ilustrado
e jogo de computador.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é o nome de um dicionário fictício, que tem definições e opiniões sobre
todo o universo.
O primeiro campus da 42 foi criado em Paris, em
2013, por Xavier Niel, um empresário e milionário do setor de tecnologia.
Muitos do que se formaram lá trabalham hoje em
grandes empresas como IBM, Amazon e Tesla. Alguns criaram suas próprias
companhias.
Facebook e Airbnb como modelos
Xavier Niel e seus sócios - vindos de start-ups do
setor de tecnologia - querem revolucionar a educação como o Facebook fez com a
comunicação na internet e o Airbnb com a hotelaria convencional.
Image caption Brittany Bir, chefe
de operações da 42 na Califórnia, diz que jovens acostumados a ensinar aos
colegas têm mais iniciativa no ambiente de trabalho
Para atingir essa meta, a universidade combina uma
forma radical de ensino colaborativo e aprendizagem por projetos.
Os dois métodos são bastante populares entre
educadores, mas normalmente envolvem a supervisão de professores.
Assim, os alunos da 42 podem escolher projetos -
como criar um website ou um jogo de computador - que seriam executados se eles
estivessem trabalhando em uma empresa como desenvolvedores de software.
Para colocar seu projeto de pé, eles usam as fontes
gratuitas disponíveis na internet e recebem ajuda dos colegas. Todos trabalham
lado a lado, em uma ampla sala, com várias fileiras de computadores. Depois, a
avaliação será feita por um outro colega, escolhido aleatoriamente.
Como nos jogos de computador, os estudantes vão
avançando no curso em níveis ou fases e competem com um mesmo projeto. Eles se
formam ao atingir o nível 21 e isso geralmente leva de três a cinco anos. Ao
concluir o curso, recebem um certificado, nada de diploma tradicional.
Fim do aprendizado passivo
Os criadores da 42 afirmam que esse método de
aprendizagem é melhor que o sistema tradicional que, segundo eles, incentiva os
estudantes a serem receptores passivos de conhecimento.
Image copyright AP Image caption O
empresário francês Xavier Niel (dir.) com os prefeitos de Londres e Paris. É
ele quem financia o projeto da universidade sem professores
"O retorno que temos recebido dos empregadores
é que os jovens que formamos são mais preparados para buscar informações por si
mesmos, por exemplo, sem precisar perguntar ao supervisor o que devem
fazer," diz Brittany Bir, chefe de operações da 42 na Califórnia e
ex-aluna no campus de Paris.
Aprendendo com quem aprende
"O aprendizado colaborativo faz os estudantes
desenvolverem a confiança necessária para buscar soluções de forma autônoma,
com métodos criativos e engenhosos"", explica.
Ela afirma ainda que quem passou pela 42 é mais
capaz de trabalhar em grupo, discutir e defender ideias - qualidades procuradas
no mundo real do mercado de trabalho em tecnologia.
"Isso é especialmente importante na área de
programação, onde há uma falta de determinadas habilidades humanas,"
acrescenta.
O aprendizado colaborativo não é novidade e já é
adotado em várias escolas e universidades, especialmente em áreas como
engenharia.
Aliás, historiadores concluíram que, na Grécia
antiga, o filósofo Aristóteles tinha na sua escola alunos que eram monitores e
ajudavam os colegas.
Pesquisas recentes mostram que o aprendizado
colaborativo pode fazer o aluno desenvolver um conhecimento mais profundo sobre
determinado assunto.
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caption A grande procura por programadores levou ao surgimento de cursinhos
rápidos e intensivos no Vale do Silício, nos EUA
Especialista em educação, o professor Phil Race
explica que assuntos difíceis são mais fáceis de entender quando explicados por
alguém que os aprendeu sozinho, sem nenhuma ajuda.
Dan Butin, reitor da escola de educação e política
social do Merrimack College de Massachusetts, nos EUA, defende que o
aprendizado colaborativo e por projetos seja popularizado em colégios e
universidades.
O professor Butin diz que esses métodos são
"ferramentas de ensino" muito melhores do que palestras, por exemplo,
que normalmente não propõem desafios ao raciocínio dos ouvintes.
'O momento do arrá!'
No entanto, Butin considera que a universidade 42
foi longe demais ao abolir os professores. Pesquisas feitas por ele indicam que
a maneira mais eficaz de ensino colaborativo inclui a supervisão de um
professor especializado.
"A razão decisiva para a existência de um
professor é orientar os estudantes no enfrentamento de assuntos complexos,
ambíguos e que geralmente escapam à sua capacidade de entendimento",
acredita.
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caption O pesquisador americano Dan Butin diz que os alunos precisam de
professores que os desafiem
"Bons professores são capazes de levar os
estudantes ao que chamo de 'momento do arrá!'"
O pesquisador diz que "a função da
universidade" é desafiar conhecimentos e opiniões preconcebidas. Uma
universidade sem professores, continua Butin, pode permitir que os estudantes
simplesmente "reforcem e regurgitem" ideias que já têm sobre o mundo.
O modelo da 42 poderia ser uma alternativa aos
Massive Open Online Courses, os Moocs (cursos online abertos e massivos, em
tradução livre), que permitem que um grande número de pessoas estude online
gratuitamente ou pagando pouco.
Como os Moocs, a 42 oferece uma educação mais
acessível que a universidade tradicional. Mas também oferece os chamados
benefícios sociais como acesso a um prédio e interação diária com outras
pessoas.
A abertura da 42 coincide com a popularização nos
EUA de cursinhos rápidos e intensivos que atraem milhares por causa da grande
procura por programadores e desenvolvedores de software.
Método exige aluno disciplinado
Mas será que o modelo sem professores da 42 daria
certo em grandes universidades?
Britanny Bir admite que os novos métodos não servem
para todos os alunos. Durante o mês de seleção, por exemplo, alguns candidatos
ficam irritados pelo estresse de trabalhar tão próximos. E não é difícil
imaginar uma reação assim se você recebeu nota baixa de alguém que está no
computador ao seu lado.
"O método é indicado para pessoas muito
disciplinadas e confiantes, que não se intimidam com a liberdade de trabalhar
no seu próprio ritmo", diz Britanny.
Nicolas Sadirac, diretor da 42 de Paris, destaca
que esse modelo funciona particularmente bem para estudantes que sofreram
fracassos ou foram deixados de lado pelo sistema tradicional de educação.
"Na França, o sistema de educação decepciona
muitos jovens apaixonados, que se sentem frustrados com o que são obrigados a
fazer e com a maneira como isso é exigido", acrescenta.
O processo de seleção da universidade 42 ignora
qualificações acadêmicas anteriores. No campus de Paris, 40% dos estudantes não
completaram o equivalente ao segundo grau.
"A 42 lembrou a eles que aprender pode ser
divertido se você seguir o seu interesse, em vez de ser ensinado por
professores a focar em uma coisa só," conclui Sadirac.
Fonte: BBC Brasil