segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A mentira


1Tm 4.1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
1Tm 4.2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,
O QUE É MENTIRA?
Mentira è toda atitude, palavra, ou ação que visa faltar com verdade, visa o engano. Satanás é o pai da MENTIRA, portanto é ele quem o GERA.
É só uma mentirinha, não tem problema!
Quem já não pensou assim?
Quem já não contou histórias falsas para se sentir na vantagem em relação ao outro?

Atenção, a mentira tem “pernas curtas”.
Zc 8.16 Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas;
Quando a mentira começa a influenciar na vida de outras pessoas, é fundamental o apoio de quem faz parte do ciclo social do mentiroso para que ele consiga sair dessa situação. Porém, antes é necessário que ele reconheça as mentiras que criou e entenda os danos que por ventura tenha causado. O suporte psicológico também é fundamental para que as questões que o levaram a mentir sejam trabalhadas. É quase como o fumante que deseja largar o cigarro. As pessoas ao seu redor se incomodam e pedem para que não fume mais, mas ele precisa assumir a responsabilidade por essa mudança, senão, não haverá êxito.
COMO AGE O DEMÔNIO DA MENTIRA ?
Ao invés de trazer libertação, trazem um julgo ainda maior, trazem peso para o povo humilde e santo. Exemplos: idolatria - usos e costumes - falsos profetas.
ao invés de trazerem a verdade ainda que seja dura, ficam bajulando e se alimentando dos que são enganados por ele.
Exemplos: profetadas falsas promessas somente para aparecer ou para se gabar daquilo que está falando, só para ser percebido em meio à multidão, deixando as pessoas confusas e doentes na alma. Muitas pessoas andam atrás de profetisas, para saber o que Deus tem para ele, porém a verdade é uma só, quando Deus quer falar com alguém, Ele mesmo o procura e fala usando quem Ele quer.
O profeta é um vaso, a pessoas que sai atrás de profecias, está indo atrás de "ADIVINHAÇÕES" E encontrará na verdade prisões espirituais, verdadeiros "INVÓLUCROS FEITICEIROS", que enredam suas vidas. Cria uma dependência na alma dessas pessoas, que se tornam inseguras e não dão um passo se quer sem orientação. Demônios do medo, da, depressão então entram, e essa vida torna se fantoche do DEMÔNIOS DA MENTIRA. 
 
A mentira se torna um vício
Zc 8.17 e nenhum de vós intente no seu coração o mal contra o seu próximo; nem ame o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu aborreço, diz o senhor.
O mentiroso precisa reconhecer que seu comportamento está gerando problemas para si e para os outros. Para isso, ele terá que encontrar as vantagens em viver uma vida sem mentiras.
Uma pessoa pode mentir dizendo que mora num bairro de classe A porque não aceita sua realidade de classe média baixa. Com isso, ela cria uma história detalhada, com informações aparentemente confiáveis de um mundo de luxo e glamour, a fim de suprir esse desejo de ascensão social. Esse seria um exemplo de mentira patológica. 
Um futuro mentiroso
Ef 4.15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Para que as crianças não se tornem mentirosos compulsivos, é preciso que os adultos tenham cuidado ao lidar com elas, reforçando os benefícios de ser verdadeiro. Nossos filhos copiam de nós não apenas características nobres, como sinceridade e honestidade, mas também as menos nobres, como a mentira. Evitar contar mentiras na frente das crianças menores também ajuda.
As mentiras de pernas curtas
Ef 4.25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
Candidato que mente em currículo: mesmo que você se saia bem durante a entrevista de emprego, a rotina diária do cargo dirá ao seu chefe e aos seus colegas de trabalho se você é ou não a pessoa que descreveu no currículo. As dinâmicas de grupo empregadas nos processos seletivos são uma ferramenta muito utilizada para avaliar como o candidato se comportaria em situações do dia a dia na empresa. Se ele diz no papel e na entrevista que sabe ser líder e delegar obrigações, isso certamente será avaliado na dinâmica.
CONSEQUÊNCIAS DA MENTIRA
Atos 5:3-6: “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.”
Gera desconfiança; Trás conseqüências de frustração; Cria um mundo que não existe; Faz com que a realidade depois, seja muito aquém, do esperado por causa da ilusão causada; Não trazem proteção no dia mau - Isaías 28:15: “Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido” ; Podem levar até a morte.
Algumas mentiras clássicas
1Tm 2.4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
A centopeia têm cem patas?
Ao que parece nunca encontraram um exemplar que tenha esse número exato, ainda que possa existir. De fato, a quantidade de patas varia entre 15 e 191 pares.
As avestruzes não enterram sua cabeça ante o perigo.
Foi o historiador romano Plinio, o primeiro viajante que viu estes animais, que criou este mito. Mas em realidade, o que fazem não é se ocultar dos intrusos, senão cavar com seus bicos os buracos que servirão de ninhos para seus ovos.
Graham Bell não inventou o telefone.
Foi o italiano Antonio Meucci , em 1870, instalou um dispositivo de telecomunicações entre o sótão e o dormitório de sua casa em Nova Iorque. Ele apresentou uma solicitação de patente, mas perdeu-a ao não poder pagá-la. Finalmente, Bell se apossou do projeto e o patenteou. O Congresso Americano aprovou em 2002 uma resolução que reconhecia Meucci como "pai" do telefone.
O Everest não é a montanha mais alta do mundo.
O mítico cume tibetano mede "só" 8.848 m. Pouco, se comparamo-lo com o Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge no meio do Pacífico. Sobre o nível do mar sobressaem 4.205 m, mas a maior parte de sua estrutura (6.000 m) oculta-se sob a água. Por isso, sua altura total medida desde sua base submarina é de 10.205 m. Quase 2.000 mais que o Everest.
Os touros não se excitam ao ver a cor vermelha.
De fato, nem sequer podem distingui-la, já que estes animais são daltônicos e só são capazes de diferenciar o branco, o preto e alguns tons de cinzas. Por isso, pouco importa se a cor é amarela ou verde, porque o que realmente enfurece o animal são os movimentos que o toureiro realiza com dita capa.
O animal mais longo do mundo não é a baleia azul.
Ainda que já tenham encontrado exemplares destes cetáceos que atingem os 33 m de comprimento, é superada pelo Lineus longissimus, uma espécie de verme que chega a atingir até 40 metros de comprimento.
O cérebro não é cinza.
Ao menos enquanto estamos vivos. Dito órgão é formado por matéria branca (uma proteína chamada mielina) e tecido cinza (que contém os neurônios); mas esses nomes são metáforas que não descrevem a autêntica cor do cérebro, que é rosáceo pela profusão de vasos sanguíneos. A falta de irrigação sanguínea faz com que se torne cinza escuro ao morrer.
O primeiro animal no espaço não foi a cadelinha Laika,
Foi uma mosca da fruta que os americanos enviaram fora de nossa órbita em um foguete V-2 capturado pelos alemães.
Diga a verdade ou sofra as Consequências !
Jo 17.17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
O número de pessoas que ignoram completamente estas terríveis advertências da Bíblia, ou ignoram o fato de que elas estão lá. algumas denominações repetem mentiras cabais sobre as Igrejas que não pertencem as mesmas denominações e pregam o que ouviram ou aprenderam como verdade, sem se incomodar em verificar se aquelas coisas são verdade ou não. Quando fazem isso, não apenas caluniam as Igrejas, mas estão caluniando também seu fundador, o Próprio Jesus Cristo. Depois, nenhuma pessoa poderá novamente alegar inocência quanto ao que a Escritura tem a dizer sobre espalhar a mentira e sobre não espalhar mentiras maliciosas.
Qualquer um que professa seguir a Sagrada Escritura ao pé da letra, tem que seguir TUDO o que ela diz. Não se pode guardar as partes que se gosta e rejeitar as que não agradam.

Não tenha medo de buscar a verdade
Jo 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Certifique-se de que tudo que você fala é somente a verdade, e não uma doutrina que recebeu de fonte secundária.
Se quer encontrar a verdade sobre algo, você tem que ir à fonte e não a alguém de fora da fonte que talvez não tenha uma atitude neutra. Se quer aprender a verdade a respeito do que a Igrejas de outras denominações ensinam, então vá à fonte. Compre um livro ou vá no templo ou busque na internet em sites confiáveis com varias fontes pra ser comparadas.(Leia a Bíblia)
Algumas razões pelas quais certas pessoas preferem não buscar a verdade...
Têm a mente fechada.
Têm medo do que podem encontrar.
Têm medo do desconhecido.
Estão acomodados com suas rotinas e têm medo de mudanças.
Seu desejo é maior do que a ânsia pela verdade. É da natureza humana não querer admitir um erro.
Eles têm o hábito de condenar automaticamente algo do qual não sabem nada.
Pressão dos outros impedem-nos de buscar a verdade.
Jo 3.21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.
A pessoa que espalha mentiras arrisca perder sua alma.
Se tivesse duas almas, poderia arriscar uma delas, mas como só tenho uma, preciso salvá-la.
A verdade sempre incomodou as pessoas e nunca foi confortável para aqueles que vivem ofuscados pela mentira.
Aquele que se recusou a reconhecer a verdade na vida será forçado a confrontá-la na morte.
Raciocínios nulos, corações insensatos.
Rm 1.25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Ao rejeitar a fonte da sabedoria verdadeira, os homens aceitaram as suas próprias versões inventadas da verdade como substituto.
A teoria da evolução, por exemplo, tenta remover Deus completamente da criação por alegar que a criação, em essência, se criou! Os homens se dizem sábios, mas as suas decisões e as suas ações declaram expressamente que há apenas futilidade e tolice em seus corações.

Mentira social
Ap 22.15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.
Em geral são meias verdades ou mentiras convenientes que visam lançar proveito de algum aspecto da mentira, como por exemplo eufemizar a situação para evitar a menção de algo desagradável, desculpas falsas para encerrar um encontro indesejado.
A nossa necessidade de mentir é reconhecida pelo termo "mentira social" que denota a mentira como inofensiva nas circunstâncias onde existe uma expectativa de não ser totalmente honesto devido a necessidade. É assim que no nosso dia a dia nos flagramos pregando peças com estas mentirinhas convenientes ou sociais.
Mas é certo de que Ficarão de fora os mentirosos.
Mentiras universais
Jo 3.21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.
Segue algumas mentiras
Ainda que você engorde 50 kg vou continuar te amando.
Ainda sou virgem.
Alô mamãe, vou dormir na casa de uma amiga.
Amanhã começo a dieta.
Amanhã começo na academia.
Amanhã te pago!
Da próxima vez eu vou.
Depois arrumamos.
Depois eu faço.
Depois eu trago o seu presente.
Ele era uma boa pessoa.
Esqueci a carteira em casa.
Estava pensando em você neste momento!
Este corte de cabelo ficou 10!
Estou ansioso para conhecer seus pais.
Estou com uma dor de cabeça absurda.
Estou sem dormir direito há uma semana.
Estou sozinho em casa, vem aqui para vermos um filme, não vai acontecer nada.
Eu ia te ligar agorinha.
Eu também te amo…
Ficou lindo em você!
Fiquei sem créditos no celular.
Fui buscar sim, mas não estava lá.
Gostei desde do primeiro momento que te vi.
Há 3 anos que estou procurando emprego e não encontro.
Juro que conto a ninguém…
Juro que pensei que seu aniversário era amanhã.
Ligue em cinco minutos que estou em uma reunião.
Me empresta? Amanhã eu devolvo.
Na próxima eu pago.
Nunca mais quero saber de homens na minha vida.
Nãaao, claro que não incomoda...
Não a deixo por causa dos meus filhos
Não consigo cagar em outro banheiro que não seja o de minha casa.
Não escutei o celular tocando..
Não está acontecendo nada amor!
Não fiz nada, caiu sozinho e se quebrou..
Não posso, tenho que estudar.
Não posso, tenho que fazer um trabalho de escola.
Não sei por que engordo, se não como nada.
Não sou ciumenta.
Não vai doer nadinha.
O que importa é a beleza interior.
Perdemos o jogo por causa do juiz.
Perdi o número do seu telefone.
Pode deixar mãe, volto cedo.
Poxa, se me avisasse antes eu também ia.
Quando cheguei já estava assim.
Quem me disse foi um amigo, você não conhece.
Se eu fosse milionário repartiria dinheiro entre todos meus amigos.
Sei perfeitamente o que estou dizendo.
Somos apenas amigos.
Você não morre tão cedo
COMO ESSE PROCESSO ENTRA EM NOSSAS VIDAS ?
Ap 21.8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Quando pressionados pela nossa insegurança e medo, procuramos alternativas em pessoas que não são de Deus.
Depois que ele se instala em nossa vida, começa a envolver outros ao nosso redor, envolvemos pessoas que amamos em nossas mentiras, e problemas - Uma mentira trás outra mentira, até ficar de tamanho insuportável e aí temos que fugir.
Estes demônios se escondem com aparência de BEM E ENTÃO NÓS O OUVIMOS. - É mais fácil acreditar em uma mentira do que na verdade.
Após nos envolver em suas mentiras, somos roubados por nossos maiores valores : Caráter, Idoneidade, Coragem ( espírito de covardia, fuga ), Lealdade e Submissão.
O diabo nos coloca expostos à vergonha por causa do nosso erro.
COMO VENCER O DEMÔNIO DA MENTIRA?
Jo 8.44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira

Enfrentar a verdade por mais difícil que possa ser.
Saber que todas as vezes que você andar na verdade Deus vai te " Honrar " e te "Proteger" das consequências.
Saber que embaixo da verdade sua palavra terá PODER e se CUMPRIRÁ.

TENHA JESUS NO SEU CAMINHO, FALE A VERDADE E VOCÊ TERÁ UMA VIDA EM ABUNDÂNCIA
Fonte: Bíblia Digital, Portal Adorando e Revista EBD Betel