sexta-feira, 29 de julho de 2016

Situações em que as próprias mulheres reforçam o machismo



Situações em que as próprias mulheres reforçam o machismo

Em entrevista ao Portal IG, a socióloga Tica Moreno e a psicóloga e sexóloga Ana Canosa mostraram algumas situações em que, mesmo que incoscientemente, algumas mulheres reforçam o machismo e assim acabando prejudicando a luta pela igualdade de gênero.

- Criticar as mulheres com vida sexual ativa
O “Big Brother Brasil 2015” nos trouxe um dos casos mais comuns de machismo. No programa, dois casais acabaram transando frequentemente sem falsos pudores. Entretanto, o público de maioria feminino eliminou as mulheres que faziam parte dos casais e manteve os homens no programa. O BBB reproduziu então um julgamento de senso comum que a sociedade faz das mulheres que têm uma vida sexual ativa e com vários parceiros, sendo chamadas por isso como safadas, promíscuas. Por outro lado, os homens que também fizeram o mesmo são celebrados com pegadores. “Devemos parar de criticar as mulheres que assumem seus desejos e conquistas”, propõe Ana.

- Criticar o corpo de outras mulheres
A socióloga Tica critica boa parte das revistas femininas que utilizam análises de moda para criar preconceitos. De acordo Tica, essas análises embutem julgamentos estéticos. “Ela é muito gorda pra usar essa saia curta e deixar as pernas de fora”, explica a socióloga. 
Não apenas a gordofobia, mas qualquer outra crítica por conta da estética é bem presente na vida das mulheres. Por isso, falar com uma amiga que ela tem muito peito, pouco bumbum, ou que então que ela está magra demais, só vai deixá-la mais triste e colaborar com a falta de união. “A mulher tem que valorizar outras questões, sair do papel de deusa sedutora”, defende Ana.

- Invejar a conquista de outras mulheres
Freud já dizia, no começo do século 20 sobre “a inveja do pênis”. Não do pênis em si, mas como o o poder que ele representava em uma sociedade machista e moralista. Se nascia com pênis, o mundo se abria pra você. Se nascia com vagina, vinha todas as proibições. “Então, quando uma mulher tem poder legitimado culturalmente, no trabalho, na beleza, entre outros, os olhos invejosos se voltam para ela”, assinala Ana. 

- Criar filhos de forma machista
Não apenas nas escolas e na rua, mas também dentro de casa a educação muitas vezes ainda é muito sexista. Muitas mães dividem as tarefas de casa de forma desigual entre seus filhos. Por exemplo: as meninas lavam a louça, enquanto os meninos assistem TV com os pais. A igualdade deve ser ensinada desde cedo.
E você, conhece outras situações em que as próprias mulheres reforçam o machismo na sociedade? Deixe seu comentário.
Fonte: www.opolemico.com.br