O que
muda na sua timeline com a nova priorização anunciada pelo Facebook
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caption Analista afirma que será mais difícil para empresas e veículos de
comunicação entrar na sua timeline
O Facebook vai dar mais importância aos posts de
amigos e familiares na timeline de um usuário, além de destacar mais o número
de compartilhamentos e nos comentários do que o número de "curtidas".
Ao anunciar a mudança, a rede social afirmou que
seus usuários estavam preocupados por estarem perdendo "atualizações
importantes" das pessoas que conheciam.
A medida reverte a tendência observada no Facebook
de dar mais espaço para conteúdo postado pela imprensa ou por marcas.
Segundo o Facebook, os usuários afirmaram em várias
pesquisas que queriam ver mais "conteúdo de amigos" e, por isso, iria
alterar seu algoritmo para atender essa demanda.
"Nessa mudança, não estamos diferenciando se
meu amigo compartilhou uma foto da filha ou se compartilhou um link para um
artigo sobre os eventos atuais", o vice-presidente de
gerenciamento de produto do Facebook, Adam Mosseri.
"Acreditamos que ambos são conteúdos que
conectam as pessoas com seus amigos (...) e agora nosso sistema os valoriza
mais."
"É possível que alguns veículos de comunicação
notem uma queda pequena porém notável no alcance, mas não acho que será uma
mudança muito grande", acrescentou Mosseri.
Benefício?
A mudança no Facebook significa que as organizações
que se concentraram em acumular muitas curtidas para aumentar o tráfego em seus
posts podem não ter mais tanto sucesso na estratégia.
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caption Cerca de 1,65 bilhão de pessoas usam a rede social criada por Mark
Zuckerberg pelo menos uma vez por mês
"Por muito tempo, o conselho do Facebook para
veículos de comunicação e empresas era conseguir o máximo de seguidores que
você pudesse", disse Joshua Benton, diretor do Laboratório de Jornalismo
Nieman, da Universidade de Harvard.
"Mas, com o passar do tempo, o Facebook fez
com que esse volume de seguidores ficasse cada vez menos importante. Primeiro,
reduziu-se a fatia de seguidores que suas mensagens no Facebook podiam
alcançar. Agora eles dizem que vão dar mais peso aos compartilhamentos de seus
amigos e familiares do que aos de companhias e veículos de comunicação que você
segue."
"Vai ter um impacto real. Veículos de
comunicação pensaram que o Facebook seria uma plataforma aberta que eles
poderiam usar para chegar na audiência, mas agora eles precisam perceber que (o
Facebook) tem seus próprios incentivos e objetivos e eles nem sempre se alinham
com os deles", acrescentou.
'Amigos e família em primeiro'
O Facebook postou em seu blog que a companhia ainda
quer identificar e espalhar posts que "informam" e/ou
"divirtam", mas acrescentou que "amigos e família estão em
primeiro lugar".
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caption Compartilhamentos e comentários em um post terão mais influência do que
o número de 'curtidas' que uma organização conseguiu
Mosseri, do Facebook, disse ainda que a mudança era
necessária para contrabalançar o fato de que não apenas mais perfis
profissionais estão publicando conteúdo no Facebook, como também publicam com
frequência maior.
Uma consequência das mudanças é que os veículos de
comunicação agora vão precisar pensar mais sobre como envolver a audiência indo
além do objetivo de ter seus posts lidos ou assistidos.
"É importante publicar conteúdo que as pessoas
queiram conversar a respeito. Compartilhar é uma forma muito boa de conversar
sobre as coisas, e aquele conteúdo vai continuar tendo um bom desempenho na
timeline", disse Mosseri. "Mas nós também valorizamos muito os
comentários."
"Então, compartilhar conteúdo que leve as
pessoas a querer conversar umas com as outras também é importante",
prosseguiu o vice-presidente da rede social. "Estamos tentando garantir
que forneceremos a experiência mais valiosa para as pessoas que usam nossos
produtos todo dia. Acreditamos que, se fizermos isso, mais pessoas vão usar o
Facebook e por mais tempo - o que vai ser bom para veículos de comunicação,
será bom para nós e será bom para a experiência das pessoas"
Fonte:
BBC Brasil
Gaspar
Moura dos Santos
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