Google supera Apple e volta ao topo do ranking de marcas mais valiosas
Valor da marca cresceu 32% e
atingiu US$ 229 bilhões bem ranking BrandZ.
Coca-Cola e Marlboro saem do top 10 pela primeira vez.
Coca-Cola e Marlboro saem do top 10 pela primeira vez.
O Google ultrapassou a Apple e reassumiu em 2016 a
liderança do ranking BrandZ, desenvolvido pela consultoria de marketing e marca
da WPP, a Millward Brown, que reúne as 100 marcas globais mais valiosas.
O valor da gigante de tecnologia cresceu 32% em um
ano, atingindo US$ 229 bilhões, enquanto a Apple,
vencedora no ano passado, caiu para a 2ª posição, com uma queda de 8% e US$ 228
bilhões.
Segundo o levantamento, "inovação contínua,
aumento da receita de publicidade e o crescimento do negócios em nuvem ajudou
ao Google" recuperar a primeira posição.
Facebook (5º lugar) e Amazon (7º lugar) aparecem
pela 1ª vez no top 10 (Foto: Reprodução/WPP)
A Microsoft
permanece em 3º lugar, avaliada em US$ 122 bilhões, seguida por AT&T.
Duas marcas ícones, Marlboro e Coca Cola deixaram o
top 10 pela primeira vez desde 2006, desbancadas pelo Facebook (5º lugar) e
Amazon (7º lugar), que fizeram sua estreia no clube das "10 mais". Setor
de tecnologia domina lista
Um terço do valor das marcas dentro do Top 100 vem de marcas de tecnologia, sendo que 46 entraram no ranking após a primeira depois de 2006.
Um terço do valor das marcas dentro do Top 100 vem de marcas de tecnologia, sendo que 46 entraram no ranking após a primeira depois de 2006.
Para Eduardo Tomiya, diretor-geral da Kantar
Vermeer, "a importância de marcas de tecnologia é evidente, mas o sucesso
futuro dependerá de sua capacidade de se encaixar no cotidiano dos
consumidores. O desafio é oferecer uma experiência real para seus clientes,
seja através da construção de proximidade, onipresença e customização ou
adquirindo um papel ativo nas categorias tradicionais”.
A metodologia do ranking combina mensurações de marca baseadas em entrevistas com consumidores e empresas, e análise do desempenho financeiro.
A metodologia do ranking combina mensurações de marca baseadas em entrevistas com consumidores e empresas, e análise do desempenho financeiro.
Fonte: G1
Gaspar Moura dos Santos