quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estudo Bíblico O Batismo com o Espírito Santo

O Batismo com o Espírito Santo
INTRODUÇÃO
O batismo com o ESPÍRITO SANTO, é obtido pela fé, após o arrependimento de pecados do crente, através da graça de DEUS, da mesma maneira que se obtém a salvação pelo arrependimento de pecados e pela fé nas promessas de DEUS
Lc 1.16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao SENHOR seu Deus.
A primeira obra do Espírito Santo na vida do homem é convencê-lo do pecado mostrando-lhe a necessidade de se converter.
A conversão real se evidencia pela progressiva separação do pecado (santificação) cujo resultado é a manifestação do fruto do Espírito Santo. É também o Espírito Santo que nos faz ver a grande necessidade de evangelizar o mundo. Entretanto para executar esta nobre tarefa com eficiência precisaremos de poder, ou seja, de unção, em fim da graça de Deus. Daí a necessidade do batismo no Espírito Santo. A palavra batismo vem do grego baptismós e significa imersão de alguma coisa. Neste ato o crente é envolvido, na plenitude do Espírito Santo e assim ele é revestido com poder do alto.
At 2.38  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
A principal evidência do batismo no Espírito Santo é o ato de falar em línguas, concedidas pelo próprio Espírito Santo e não por nós mesmos. É uma promessa do Pai para qualquer crente em qualquer época em qualquer lugar. Veja as passagens bíblicas abaixo:
No cenáculo. At 2.2,3,4
 2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Na casa de Cornélio. At 10.44
44  E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Na vida de Paulo. 1 Co 14.18
18  Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
Antes do Pentecostes, o Espírito Santo havia descido na vida de várias pessoas como:
João Batista (Lc 1.47)
47  E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador


Isabel (Lc 1.41)
41  E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.

Zacarias (Lc 1.7)
7  E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
 Simeão (Lc 2.52)
52  E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Entretanto não há nenhum registro de que algum desses personagens haja falado línguas estranhas. Mas no dia de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo foi descrito assim: (Atos 2.4) “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

TEM QUE HAVER PREPARO PARA RECEBER O BATISMO DO ESPÍRITO?
Para se receber o batismo com o ESPÍRITO SANTO, apenas têm-se que crer que a promessa é para nós, para nossos filho e para todos os que aceitam a CRISTO como único e suficiente salvador, arrependendo-se de seus pecados; também o desejo de testemunhar de JESUS é um chamamento ao batismo com o ESPÍRITO SANTO, pois JESUS disse aos discípulos que eles deveriam esperar, orando, até que do alto recebessem o revestimento de poder e então seriam poderosas testemunhas por todo o mundo.

A FINALIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Realizar a obra de evangelização com ousadia, poder e autoridade celestial. (At 1.8; 4.31,33)
At 1.8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
At 4.31  E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
At 4.33  E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

Produzir mais conversões. (At 11.24)
At 11.24  Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
Dar visão dos perdidos. (At 16.9; At 18.9-11)
At 16,9  E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
At 18.9  E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
At 18.10  Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
At 18.11  E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

Proporcionar  mais intimidade com Deus e assistir em nossas fraquezas. (1 Co 14.4; Rm 8.26)
1 Co 14.4  O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
Rm 8.26  E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Preparar-nos para receber dons do Espírito Santo para edificação pessoal e crescimento da igreja. (1 Co 12-11)
1 Co 12.11  Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Capacitar-nos a lutar contra o inimigo. (2 Co 10.4,5)
2 Co 10.4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
2 Co 10.5  Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Não existem regras específicas para receber o batismo no Espírito Santo, entretanto podemos desenvolver algumas atitudes essenciais em relação a esta bênção:

Obedecer a Palavra. (At 5.32)
32  E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

Desejar. (ter sede) (Jo 7.37-39)
37  E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

Buscar com perseverança. ( Lc 11.13; At 1.4)
Lc 11.13  Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
At 1.4  E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.

Confiar que vai receber. (Mc 11.24; 1 Jo 5.14,15)
Mc 11.24  Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
1 Jo 5.14  E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1 Jo 5.15  E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

POR QUE TANTOS CRENTES NÃO SÃO BATIZADOS?
Na verdade alguns precisam de ajuda, precisam ouvir um ensino sobre o batismo com o ESPÍRITO SANTO, precisam ser levados ao arrependimento pela pregação e existem também aqueles que precisam de maior tempo para se concentrarem na busca do batismo com o ESPÍRITO SANTO.
O ensino é importantíssimo e é aí que entra a EBDVeja que Paulo ao chegar e Éfeso teve que primeiro ensinar sobre o batismo com o ESPÍRITO SANTO, para depois ministrá-lo na prática, impondo as mãos sobre aqueles doze discípulos que receberam então a gloriosa bênção.

A busca pelo batismo com o Espírito Santo:
Salmos 37.4  Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
O batismo no Espírito Santo está disponível a todos que perseverarem em buscá-lo, por isso devemos incluí-lo com prioridade em nossos seus pedidos diários e ter confiança que vamos recebê-lo. Se o inimigo sussurrar que você não vai ser batizado, não creia, continue glorificando a Deus. Satanás sempre vai se opor a este revestimento porque ele sabe que um crente revestido do poder do alto sempre atuará de forma ofensiva contra o reino das trevas. Em Cristo somos mais que vencedores.

É preciso ter um coração puro.
Santo com Santo se comunicam bem; O ESPÍRITO SANTO gosta de habitar em vasos limpos para que possa viver em comunhão com aquele em quem habita.
Sl 51. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.
2 Tm 2.22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
Puro quer dizer aquele que não maquina o mal, tudo o que pensa e faz é visando o bem estar dos outros e de si mesmo, com DEUS.
Lv 20.7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.


Devemos pedir em oração que Jesus nos batize.
Os apóstolo e os demais discípulos estavam orando quando receberam o batismo com o ESPÍRITO SANTO, vemos que JESUS havia prometido, mas mesmo que DEUS haja prometido ELE quer que oremos desejando e pedindo que esta bênção venha sobre nós.
A oração é uma comunicação multifacetada entre os crentes e o Senhor. Além de palavras como “oração” e “orar”, essa atividade é descrita como invocar a Deus
(Sl 17.6). Invocar o nome do Senhor
(Gn 4.26), clamar ao Senhor
(Sl 3.4), levantar nossa alma ao Senhor
(Sl 25.1), buscar ao Senhor
(Is 55.6), aproximar-se do trono da graça com confiança
(Hb 4.16) e chegar perto de Deus

CONCLUSÃO:
   
Na verdade não existe uma fórmula mágica que irá fazer com que o crente seja batizado, pois o batismo com o ESPÍRITO SANTO é concedido por DEUS pela sua graça (favor imerecido), sendo o resultado da total entrega do crente nas mãos do batizador que é JESUS CRISTO, crendo nas promessas de DEUS;
esta benção não só é maravilhosa, como também é necessária a todo o crente.

Fonte: EBD O Batismo do Espirito Santo